Ultimato do Bacon

O Mundo de Edena de Moebius – O Ultimato

Em 4 de Jul de 2023 5 minutos de leitura
O Mundo de Edena de Moebius (1)

Stel e Atlan trabalham juntos e lidam com consertos mecânicos espaciais. Nesse futuro repleto de tecnologia, descobrimos que Stel é um hábil mecânico que consegue se conectar e consertar basicamente qualquer maquinário (sejam eles conscientes ou não).

A vida dos dois muda completamente quando um acidente faz com que eles caiam em um planeta liso e estéril como uma bola de bilhar. Uma estranha pirâmide presente neste planeta reúne espécies de toda galáxia ao seu redor e a interação com ela é o grande motor de O Mundo de Edena de Moebius. Prepare-se para uma viagem surreal que nos leva para lugares inimagináveis!

O Mundo de Edena de Moebius começou a ser produzido nos anos 80 mas só chegou ao Brasil em 2013 pelas mãos da editora Nemo. A editora trouxe a história na íntegra em 06 belas edições de luxo e capa dura. 

Curiosidade para o leitor: O Mundo de Edena começou a ser produzido como uma HQ promocional para a montadora Citroen (um modelo antigo da empresa aparece e é destacado na primeira história!). Moebius se empolgou com a história que começou a contar e passou quase 20 anos trazendo novas sequências para a jornada de Atlan e Stel.

A arte de Moebius impressiona na HQ O Mundo de Edena lançada no Brasil pela Nemo

Índice

A trama das HQs de O Mundo de Edena de Moebius

A jornada de Stel e Atlan proposta por Moebius é uma das mais surpreendentes que já tive o prazer de ler. A trama começa mostrando que os dois companheiros trabalham juntos consertando máquinas e equipamentos de todo tipo e logo fica estabelecido que Stel é um mecânico impressionante.

O visual dos dois personagens chama a atenção por serem muito similares e não destacarem nenhuma característica sexual (vale ressaltar esse fato pois ele terá importância conforme a história avança) – é como se houvesse uma grande padronização visual.

No meio dessa rotina de consertos, os personagens acabam sofrendo um acidente espacial e vão parar em um planeta “liso e estéril como uma bola de bilhar” (palavras do Moebius, não minhas!).

Esse planeta vazio começa a ser explorado pelos dois e depois de um tempo sem muitas novidades, eles acabam chegando a uma estranha pirâmide que parece reunir ao seu redor habitantes de diversas espécies diferentes. Os habitantes relatam que ninguém consegue se aproximar da pirâmide e eles simplesmente ficam ali esperando algo acontecer.

O Mundo de Edena de Moebius (4)

Naves “diferentes” e paisagens naturais incríveis esperam o leitor em O Mundo de Edena de Moebius

Essa trama da pirâmide é basicamente o enredo do primeiro encadernado chamado “Na Estrela” Me arrisco a dizer que esse é o capítulo mais “comum” e imaginei que os próximos teriam uma linha de raciocínio similar – me enganei redondamente! A segunda parte da história, “Os Jardins de Edena”, mostram Stel e Atlan se redescobrindo e se reconectando com a natureza.

Nessa segunda parte vemos Moebius falar bastante sobre o funcionamento desse mundo futurista.

As pessoas vivem conectadas com máquinas e é tudo muito industrializado. O fato dos dois protagonistas estarem perdidos em uma grande floresta (que lembra os jardins do Éden) acaba fazendo com que eles sejam obrigados a repensar toda a sua relação com o mundo. O que comer, como se vestir, o que pensar.

Aos poucos vemos os personagens mudando e ganhando características que não tinham antes. Atlan se descobre mulher e passa a ser Atlana e Stel descobre-se como homem e passa a ter impulsos e desejos sexuais latentes. Esse cenário de descoberta e reconexão povoa toda essa segunda etapa da jornada.

O Mundo de Edena de Moebius (5)

Stel é aprisionado por uma sociedade diferente na HQ O Mundo de Edena de Moebius

O terceiro episódio, “A Deusa”, é o melhor da HQ O Mundo de Edena de Moebius. Atlana está sozinha após os eventos de “Os Jardins de Edena” e é encontrada por uma sociedade estranha que renega a natureza. Os cidadãos estão sempre cobertos e usam uma máscara muito esquisita que eles entendem como sendo seu “rosto”.

Atlana causa rebuliço ao chegar pois ela se parece com uma deusa de uma antiga lenda dessa sociedade. Aqui é onde a crítica social de Moebius a forma como o homem se conecta com a natureza ganha seu ápice e a história da tal sociedade é extremamente magnética e interessante – são os detalhes que tornam tudo mais identificável e especial.

“Stel” é o nome do capítulo 4 e nele acompanhamos o exímio mecânico buscando sua amiga e companheira. Em dado ponto da jornada ele acaba conhecendo a mesma sociedade que cruzou o caminho de Atlana mas os perigos que ele enfrenta acabam sendo diferentes. Os contornos místicos e psicodélicos da viagem proposta por Moebius começam a ganhar mais nitidez aqui e o divino ou sagrado também aparece na história. Fica nítido que Atlana e Stel enfrentam um inimigo que por algum motivo é contra seu estilo de vida.

O quinto capítulo, “Sra”, fecha a jornada de Atlana e Stel (o 6º capítulo lançado no Brasil com o nome de “Os Consertadores” é um apanhado de narrativas curtas que trazem os protagonistas de O Mundo de Edena). Infelizmente ele é o mais frustrante de todos.

Fica nítido que Moebius não tinha um final pronto para os protagonistas e por mais que o episódio apresente questionamentos e passagens interessantes, é inegável que o estilo mais abstrato que o autor traz faz com que esse fechamento não seja digno da série. Tudo parece apressado, pouco desenvolvido e pouco explicado. Uma pena.

O Mundo de Edena de Moebius (3)

Sociedades diferentes e exóticas aparecem na HQ O Mundo de Edena de Moebius

Vale a pena ler O Mundo de Edena de Moebius?

Faz algum tempo que fizemos uma matéria chamada Afinal, vale a pena ler O Incal (1980-1988)? Vale relembrar esse texto opinativo porque O Mundo de Edena e Incal têm similaridades no quesito ficção científica. Os dois trabalhos, que possuem arte de Moebius, são complexos, filosóficos e passam muito longe de serem leituras simples. São viagens que convidam o leitor a refletir e entrar um pouco na psique do autor.

Se esse tipo de premissa te agrada,  O Mundo de Edena de Moebius pode sim ser uma ótima leitura. Por mais que o amargo final nos decepcione, é inegável que ele não é capaz de arranhar significativamente a jornada. Stel e Atlan são personagens carismáticos que se transformam de forma incrível no decorrer das cinco edições.

Os dois se redescobrem e suas novas convicções são capazes de afetar todos que estão ao redor. O visual exótico, estranho e (em alguns momentos) enigmático dá um sabor todo especial à leitura. Me peguei admirando páginas e tentando entender a função de equipamentos e maquinários em diversas oportunidades – é uma viagem “das grandes”!

Stel dialoga com um ser estranho na HQ O Mundo de Edena de Moebius

Considerações finais sobre a HQ

Se você é fã do gênero ficção científica e gosta de obras que desafiam a lógica e te colocam para pensar, O Mundo de Edena de Moebius tem tudo para te agradar. O ritmo da história é ágil e Atlan e Stel estão sempre em movimento. Conceitos novos se apresentam a todo momento e muita ação e perseguição povoam as mais de 300 páginas dessa jornada. 

Todos os personagens que cruzam o caminho dos protagonistas são muito bem desenvolvidos e tem algo a dizer e adicionar à história. Seja por conta de suas convicções, seja por conta de suas ações é inegável que todas as interações são marcantes!

Uma viagem incrível que merece muitas releituras e que impacta o leitor de forma contundente através de roteiro e arte marcantes!

Quer conhecer outras grandes obras do gênero? Confira nossa lista de Melhores HQs de ficção científica Publicadas no Brasil

Avaliação: Excelente!

Compre O Mundo de Edena de Moebius Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade