Ultimato do Bacon

O Despertar de Scott Snyder – O Ultimato

Em 7 de Jun de 2019 3 minutos de leitura
Sereio destrói barco em HQ de O Despertar da Vertigo

O Despertar de Scott Snyder é uma obra da Vertigo pouco conhecida. O escritor, conhecido por grande parte dos fãs pelo seu trabalho feito no Homem Morcego na época dos Novos 52 ( “Noite de Trevas : Metal” e “Liga da Justiça : Sem Limites” também costumam ser citados), acaba tendo seus excelentes trabalhos na Vertigo pouco lembrados. Muita gente não sabe é que o autor é um dos responsáveis pela famosa “Vampiro Americano” e pela minissérie “O Despertar” – ambos trabalhos mais autorais desenvolvidos no selo Vertigo (saiba mais sobre “Vampiro Americano” clicando aqui).

O Despertar de Scott Snyder foi lançado pela Vertigo originalmente em formato minissérie em “The Wake” #1 – #10 em 2013. A saga de Scott Snyder desenhada por Sean Murphy chegou ao Brasil em 2015 pela Panini Comics em “O Despertar : Parte Um” e “O Despertar : Parte Dois”.

Os Sereios são os grandes antagonistas em “O Despertar” de Scott Snyder pela Vertigo

A trama de O Despertar de Scott Snyder

Scott Snyder traz uma trama de terror e suspense em “O Despertar”. A primeira parte da história é extremamente focada na Dra. Archer  – uma bióloga marinha que se divide entre sua paixão pelos animais marinhos e suas obrigações com o filho Parker (que mora com o pai). A trama, que começa nos dando um vislumbre de um futuro pós apocalíptico, se passa nos dias atuais e mostra a Dra. sendo recrutada pelo Departamento de Segurança Interna para investigar sons “diferentes” que foram encontrados em uma estação no Alasca.

Após ser convencida a acompanhar a missão por Astor Cruz, a personagem logo descobre que o Departamento de Segurança Interna sabe mais do que aparenta e se depara com uma criatura assustadora e ancestral apelidada de “sereios”. Acompanhada de outros especialistas, como o caçador Meeks e o especialista em mitologia Dr. Marin, ela vive um verdadeiro terror aquático quando o “sereio” em cativeiro consegue se libertar e começa a usar seus dons (muito bem explicados por Snyder) para causar pânico na estação subaquática. O terror embaixo da água é extremamente bem explorado e nos pegamos virando as páginas de forma apressada para saber como cada um dos personagens vai encarar a ameaça.

Dra. Archer é a personagem principal na 1ª Parte de “O Despertar” da Vertigo

A ameaça marinha é extremamente bem desenvolvida e Snyder faz questão de detalhar os possíveis planos da raça para  nos mostrar que ninguém estaria a salvo. A primeira parte se encerra com a trama da Dra. Archer ficando em aberto e somos jogados 200 anos no futuro para acompanhar um novo mundo no melhor estilo “Waterworld – O Segredo das Águas” (1995).

O novo mundo apocalíptico convive com a ameaça dos “sereios” e se adaptou completamente para manter essa ameaça controlada. Nessa nova etapa, somos apresentados a Leeward e seu inteligente golfinho de estimação Dash. Os dois mostram que sabem contornar a ameaça marinha e são mostrados caçando as perigosas criaturas já nas páginas de abertura de “The Wake” #6 (“O Despertar : Parte Dois” no Brasil). Rapidamente Snyder nos mostra que os invasores mudaram tudo e que a forma desse novo mundo funcionar não tem nada a ver com o nosso.

Scott Snyder nos apresenta um novo mundo na 2ª Parte de “O Despertar” da Vertigo

A jovem Leeward se mostra obcecada em descobrir uma forma de reverter o estado atual do mundo e sua vontade de descobrir uma forma de derrotar “os sereios” é o grande fio condutor dessa segunda etapa de “O Despertar”. Vamos, pouco a pouco, descobrindo as motivações da personagem enquanto somos surpreendidos por novas tecnologias e formas diferentes de viver do mundo apocalíptico de Snyder. Nessa segunda etapa ainda temos um vilão adicional: o ganancioso ser humano que sempre consegue deixar tudo ainda pior. O final da HQ é COMPLETAMENTE inesperado e o que já seria uma boa história de terror e aventura se transforma em um excelente exercício de reflexão. Não me recordo de ter visto o mito das sereias ser usado dessa forma antes.

Os Sereios aterrorizam os humanos em O Despertar de Scott Snyder da Vertigo

Scott Snyder e Sean Murphy entregam uma história sobre apocalipse impecável e a ousadia e criatividade de Snyder está presente no desenvolvimento da trama que consegue criar duas personagens extremamente fortes e dispostas a encarar um horror completamente novo. Os desenhos de Murphy casam perfeitamente com o texto e suas exuberantes páginas tornam a experiência bem mais interessante. O final surpreendente de “O Despertar” coroa uma história que soube criar todo um clima para explorar um inovador apocalipse – já vimos Vampiros, Zumbis e Guerra Nuclear mas apocalipse por “sereios” é a primeira vez. “O Despertar” merece ser lido por entregar um belo desenvolvimento história, personagens e coadjuvantes memoráveis e um final de arrepiar!

Conheça outras HQ´s memoráveis no nosso Baú de HQs!

 

Avaliação: Ótimo!

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade