por Lucas Souza

 

Uma das armas mais poderosas do Universo Marvel, o Mjölnir é o martelo do Deus do Trovão Thor.  A história conta que a arma só pode ser erguida pelos que são dignos – para todos os outros ela é simplesmente inamovível.  O Capitão América, um dos grandes líderes dos Vingadores e da Marvel, já foi considerado digno e levantou o poderoso Martelo em algumas oportunidades cruciais para que o Universo Marvel pudesse continuar existindo!

Você conhece todas elas?

 

1 –  A Primeira Vez

 

O Capitão América é digno do Mjölnir? 1

Tom DeFalco é o primeiro a entregar o Martelo de Thor ao Capitão América!

 

Em Thor #390, publicada no Brasil pela editora Abril em “Capitão América” #156 (1992), o Capitão América consegue utilizar-se do poder do Martelo de Thor pela primeira vez em uma luta contra o Deus da Morte Set. A HQ, de Tom DeFalco, Ron Frenz e Brett Breeding, traz um Capitão América diferente que chamava-se apenas de “O Capitão” e utilizava-se de um escudo feito pelo Pantera Negra que era quase tão bom quanto o original (seu antigo uniforme e escudo foram tomados de volta pelo governo americano). No final da HQ, Thor felicita seu amigo e diz que seus laços de amizade são eternos.

 

2 – Era do Apocalypse

 

O Capitão América é digno do Mjölnir? 2
Rick Remender and Dave Wilkins trazem uma linha alternativa da Era do Apocalipse

 

Em 2006 Rick Remender and Dave Wilkins fizeram um especial da famosa série “O Que Aconteceria Se….?” (What if…?) onde a “Era do Apocalipse" ocorre de forma muito diferente. No Brasil a HQ foi lançada em 2007 pela Panini Comics em “Marvel Especial” #4 (What If? X-Men: Age of Apocalypse #1) e trazia uma realidade onde o Apocalipse não consegue atacar quando o Legião mata o Professor Xavier, desta vez ele ataca muitos anos depois (nessa realidade o Legião mata tantas pessoas em seu ataque que o mundo reage cedo a uma possível ameaça mutante). No especial, o vilão ataca em uma época onde já tínhamos heróis o suficiente para defender a Terra e ele é derrotado por Nathan Summers.

 

3 – A Essência do Medo

 

O Capitão América é digno do Mjölnir? 3

Capitão América utiliza o Mjölnir na saga “A Essência do Medo”

 

A saga “A Essência do Medo” (Fear Itself) de Matt Fraction envolve o Capitão América e o Thor de forma muito próxima, uma vez que o vilão da saga (que possui ligação direta com Odin) é despertado pela filha indesejada do Caveira Vermelha. Na batalha final da saga temos o momento em que o Capitão América comanda os Vingadores e usa o martelo do Thor – de arrepiar! originalmente publicada em “Fear Itself: Book of the Skull” #1, “Fear Itself” #1 – #7, #7.1, #7.2 e #7.3 a saga chegou ao Brasil em três formatos diferentes: completa no encadernado “Marvel Deluxe: A Essência do Medo” (2018), em duas partes nos encadernados “Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel n° 70: A Essência do Medo Parte 1” e “Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel n° 71: A Essência do Medo Parte 2” (2016/2017) e em 12 partes em formato minissérie nas edições “A Essência do Medo” #1 – #8, “A Essência do Medo Prólogo” e “A Essência do Medo Especial” #1 – #3 (2012).

Confira nosso review sobre a saga clicando aqui.

 

4 – Império Secreto

 

O Capitão América é digno do Mjölnir? 4

Capitão América usa o Martelo de Thor para encerrar o Império Secreto

 

Os eventos que ocorrem em “Império Secreto” trazem o Cubo Cósmico alterando o passado do Capitão América e o transformando em um agente da Hydra. O Capitão Maligno que ajuda a Hydra a dominar o mundo consegue erguer o Mjölnir na história de Nick Spencer and Andrea Sorrentino – depois ficamos sabendo que o Cubo estava sendo usado para alterar a escrita do Martelo (o que tornava o Capitão da Hydra digno). Quando o verdadeiro Capitão América retornou, as escritas do Mjölnir… Pela imagem dá para adivinhar quem foi considerado digno certo? “Império Secreto” foi publicado no Brasil pela Panini em 2018 nos títulos “Império Secreto” #1 – #5, “Doutor Estranho: Império Secreto” e “Império Secreto Especial” e compila as edições da saga americana de 2017.

Até agora o Capitão ergueu o Martelo do Thor nas HQ´s e se provou digno da honraria de portar uma das mais fascinantes armas do Universo Marvel! Vamos ficar atentos pois em tempos de necessidade sabemos que o Mjölnir pode ir parar nas mãos de Steve Rogers… o Universo Marvel (e os fãs) agradecem!

 

Fique Ligado no Ultimato do Bacon para mais matérias e reviews sobre HQ´s!

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon