O ano dos vilões foi um evento que percorreu o Universo DC e agora está chegando finalmente ao Brasil.

Mas o que é o ano dos vilões?

A edição o especial da DC para o Free Comic Book Day de 2019 trouxe o primeiro olhar sobre o “Ano dos Vilões” da DC Comics. Começando em Liga da Justiça, mas se apoiando nos eventos começados em Metal, Lex Luthor continua sua jornada pra levar o mundo a “desgraça” (Doom no original), tudo como parte de seu plano para levantar Perpetua, o ser primordial que criou o Universo anterior ao universo DC que conhecemos, e a mãe do Monitor, Anti-Monitor e o recém introduzido Criador de Mundos.

A história tem como pilar principal a vindoura Guerra da Justiça/Mal (Justice/Doom War no original) mas teve ramificações por outros titulos da editora. Entretanto, não é preciso ler todas as HQs para entender o contexto. Aqui no Brasil, as histórias da edição foram separadas em dois titulos: a I e a III, relacionadas respectivamente a Legião do Mal e a Liga da Justiça sairam junto ao titulo da Liga, enquanto a II que mostra um pouco mais do Leviathan saiu na edição de Superman que inicia a saga dessa megacorporação.

O Ano dos Vilões vai começar! 1

O “Ano dos Vilões” começa com os pequenos crossovers chamados de “a oferta”, em que Lex Luthor passará por cada um dos títulos individuais, oferecendo a cada um dos vilões uma forma de vencer seu respectivo heroi. Ainda que seja um evento geral, a DC garante que ler os títulos individualmente não afetará a experiencia.

Cada mes seguinte mostrou um pouco mais do levante dos vilões, sendo estes:

Presentes sombrios que mostrará os vilões com novos poderes, recursos e aliados iniciando seus ataques.

Mal libertado que mostrará os heróis distraídos e sem confiança, incapazes de prever os ataques.

Ascensão da desgraça mostrará o início do evento cósmico, quando os céus do Universo DC começam a queimar.

Por fim Aquisição Hostil mostrará o impensável, quando os vilões finalmente conseguem sua vitória. Aqui os titulos receberam o nome do vilão em questão, de maneira similar aos especiais de Vilania Eterna.

Para resumir: não é preciso ficar desesperado correndo atrás de todas as revistas marcadas com “Ano dos Vilões” e os subtitulos correspondentes a cada etapa. O grande foco do evento é o inicio da guerra entre a Liga da Justiça e a Legião do Mal, que trarão o encerramento da fase de Scott Snyder a frente do titulo, assim como a revista especial “Hell Arisen”. Tudo isso eventualmente culminará em Death Metal, que atualmente está adiado por conta do coronavirus.

Ficou curioso? Confira nossas outras matérias e aproveite para descobrir quem é o Starman que tem grande destaque na história de Snyder.


Créditos:

Texto e Edição: João Maia
Imagens: Reprodução

Texto publicado originalmente em 03 de maio de 2019. Atualizado em 07 de maio de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: