Ultimato do Bacon

Morgan de Hugo Pratt – O Ultimato

Em 12 de Mai de 2021 2 minutos de leitura
Morgan de Hugo Pratt

Morgan é o último trabalho do lendário autor italiano Hugo Pratt. Conhecido principalmente por seu trabalho em Corto Maltese, Pratt criou sua derradeira obra em 1995 e acredito que essa é uma excelente opção para os leitores que nunca tiveram contato com os trabalhos do artista. 

Morgan de Hugo Pratt é uma HQ de pouco mais de 80 páginas com uma história que mostra toda a sensibilidade e talento do autor. A obra foi lançada no Brasil em 2021 pela editora Trem Fantasma, que já acertou ao trazer Mugiko (confira aqui nossa entrevista com Gianfranco Manfredi) e Sangue e Gelo!

Morgan de Hugo PrattMorgan, um oficial da Marinha Real Britânica, é o protagonista da última HQ de Hugo Pratt

A trama da HQ Morgan de Hugo Pratt

Morgan de Hugo Pratt é uma HQ que acompanha um oficial da Marinha Real Britânica durante a 2ª Guerra. Mas não pense que essa é uma trama convencional de guerra onde a ação é o que importa. Na trama de Pratt, importam muito mais as relações e anseios humanos do que as missões em si. A construção das interações e laços entre os personagens é bem pensada e sutil e nos pegamos, rapidamente, torcendo para que nada aconteça com eles.

Nosso protagonista é um oficial bastante singular: corajoso, honrado e implacável na guerra. Apesar de vermos esse lado “soldado” de Morgan, fica claro que ele também tem um lado questionador e sensível. As missões que Pratt cria para seu protagonista fazem questão de ressaltar essas qualidades. A proatividade do personagem, aliada a sua visão, também é bem destacada na trama.

Observem bem a missão (que o próprio protagonista “cria”) na qual ele usa um balão para tomar a posição inimiga! Uma outra característica do personagem é que ele nunca pede de seus subordinados algo que ele mesmo não esteja disposto a fazer – em muitos momentos ele sai de sua posição de oficial para ir para a linha de frente.

Morgan de Hugo PrattMorgan desrespeita ordens de seus superiores em prol do que acredita ser o certo na HQ de Hugo Pratt

A HQ é uma espécie de apanhado de missões do oficial Morgan durante a guerra – existe uma lógica e uma evolução do protagonista, mas ela está muito mais ligada ao desenvolvimento dos anseios de Morgan (e de sua relação com a guerra) do que com qualquer evolução perceptível em termos de missão e guerra (temos alguns fatos relevantes como o posicionamento da Itália mas isso não influi diretamente na jornada do personagem).

As decisões que ele toma, muitas vezes desafiando as ordens recebidas, nos fazem admirar ainda mais o personagem que parece querer estar sempre no centro da ação.

Morgan de Hugo Pratt é uma excelente HQ que trabalha a guerra através dos olhos de um oficial que – como todo ser humano – possui diversos lados. Sua forma de interagir com as situações é única e sua relação com a guerra evolui à medida que o tempo e as missões passam. Uma excelente porta de entrada para o trabalho de Hugo Pratt!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Morgan de Hugo Pratt clicando na capa abaixo! 

Morgan de Hugo Pratt

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade