Ultimato do Bacon

Monstros Noturnos de Bernie Wrightson e Steve Niles – O Ultimato

Em 21 de Set de 2023 4 minutos de leitura

Dois contos de terror magistrais, tanto na arte quanto no roteiro, esperam o leitor na edição Monstros Noturnos de Bernie Wrightson e Steve Niles. O primeiro conto é um terror que se mescla com um humor ácido e nos prende justamente pela descrença de um dos personagens envolvidos nos eventos. O segundo é um clássico que é a continuação da obra Frankenstein e acabou sendo o último trabalho de Wrightson antes de falecer de câncer em 2017.

A HQ Monstros Noturnos de Bernie Wrightson e Steve Niles foi originalmente lançada pela Mythos em 2017. A obra conta com 156 páginas e dois contos: “O Carniçal” e “Frankeinstein Vivo, vivo!” – essa segunda é uma trama inacabada devido ao falecimento do lendário desenhista.

Dica para o leitor: Bernie Wrightson é um dos grandes mestres do terror clássico e uma de suas obras mais aclamadas é justamente a adaptação de Frankenstein (que já foi lançada no Brasil pelas editoras Mythos e pela Darkside) de 1983. Conheça mais sobre os contos de terror do autor na nossa matéria Creepy Apresenta Bernie Wrightson – O Ultimato.

O atormentado Frankenstein volta ao protagonismo na HQ Monstros Noturnos de Bernie Wrightson e Steve Niles

As tramas de Monstros Noturnos de Bernie Wrightson e Steve Niles

As duas tramas presentes nesta edição são magistralmente ilustradas por Wrightson e trazem o protagonismo para o monstro que ficou conhecido como Frankenstein. Apesar de terem o “mesmo protagonista”, as obras são completamente diferentes entre si.

Em uma vemos o personagem atormentado e perdido que foi imortalizado na obra original. Na outra vemos um protagonista seguro que usa seus “dons” para manter a ordem no mundo como uma espécie de “detetive do oculto”. As duas tramas funcionam muito bem e trazem propostas de terror diferentes.

“O Carniçal” é uma daquelas obras que mistura terror e suspense de forma divertida e criativa. A obra começa mostrando o detetive Klimpt vendo seu mundo ser chacoalhado. O detetive é uma pessoa racional que despreza qualquer tipo de teoria sobrenatural ou fantasmagórica.

As coisas começam a mudar quando uma de suas investigações aponta para uma solução que só pode ser de outro mundo! Sem alternativas, ele levou o caso para um colega de alta patente que disse que o Carniçal, algo que até então era uma lenda para ele, podia ajudá-lo.

A grande diversão dessa obra está nas interações entre Klimpt e Carniçal – um Frankenstein “brucutu” que lembra muito Hellboy nos seus dias mais inspirados. A naturalidade com que Carniçal lida com as ameaças sobrenaturais contrasta com o choque de Klimpt e o humor acaba aparecendo mesmo em meio às situações mais macabras. A trama é ágil e divertida e funciona em todos os níveis. Roteiro afiado e seguro de Niles!

Obs. A edição ainda traz um ótimo conto de Steve Niles com o Carniçal! Ótima leitura!

Monstros Noturnos de Bernie Wrightson e Steve Nile (4)

Klimpt descobre o sobrenatural em “O Carniçal”, trama da HQ Monstros Noturnos de Bernie Wrightson e Steve Niles

A “leveza” e humor de “O Carniçal” dão lugar a um terror mais intimista e existencialista no segundo conto dessa edição. “Frankenstein Vivo, vivo!” é a continuação direta do clássico de Mary Shelley – isso quase 30 anos depois de Bernie Wrightson ter feito a versão ilustrada da obra (trabalho que foi um marco em sua carreira). A HQ começa mostrando que Frankenstein vive em um circo de aberrações e ganha dinheiro se apresentando para o público. O protagonista está feliz e parece bem resolvido com sua existência.

A proposta da narrativa é mostrar como ele saiu do monstro atormentado do conto original para chegar nesse personagem circense que leva a vida de forma mais leve. Após esse vislumbre do futuro, começamos a descobrir o que aconteceu com ele após o fim dos eventos do livro. Atormentado pelas memórias de seu criador, ele só queria morrer em paz – tarefa que ele logo descobre não ser simples.

Monstros Noturnos de Bernie Wrightson e Steve Nile (2)

A arte de Bernie Wrightson está simplesmente impressionante no conto “Frankenstein Vivo, vivo!”

Os cruzamentos do destino (ou dos roteiristas) acabam colocando nosso protagonista novamente em contato com um cientista. Diferente do seu criador, O Dr. Simon parece gentil e bondoso. A relação entre os dois evolui para uma amizade e logo Frankenstein está aprendendo mais sobre a vida e se aprofundando em leituras complexas. É no meio do desenvolvimento dessa relação, logo após um bom plot twist, que a história acaba.

Infelizmente Bernie Wrightson faleceu antes de concluir essa obra prima. O cuidado na arte parece ser maior do que o habitual e os detalhes de cada cena são capazes de impressionar qualquer leitor.

O ritmo da trama tem um ar clássico e épico que nos prende em cada uma das páginas – é espetacular a sinergia entre Niles e Wrightson e basicamente tudo funciona nessa continuação da obra de Mary Shelley. Não sabemos como termina a história do Dr. Simon com nosso protagonista mas sabemos que o circo e a felicidade são o desfecho dessa trama – a paz que Frankenstein buscava é alcançada no fim das contas.

Mesmo não sendo uma história completa, considero a leitura de “Frankenstein Vivo, vivo!” incrível. Sabemos o fim e isso nos conforta quando a história simplesmente para. Uma obra final digna de um dos maiores quadrinistas de todos os tempos.

Monstros Noturnos de Bernie Wrightson e Steve Nile (3)

Frankenstein busca paz na HQ Monstros Noturnos de Bernie Wrightson e Steve Niles

Monstros Noturnos de Bernie Wrightson e Steve Niles é uma edição incrível que mostra a versatilidade de dois grandes nomes das HQs. As obras possuem um ritmo cirúrgico naquilo que se propõem e vemos um ritmo mais alucinante e ágil em “O Carniçal” enquanto “Frankenstein Vivo, vivo!” nos entrega mais cadência e reflexão.

Se você é fã de terror ou apreciador da obra de Bernie Wrightson, essa edição vai te agradar em cheio! Uma leitura memorável que nos faz lembrar de um dos maiores talentos das HQs!

Quer conhecer outra versão do clássico conto de Mary Shelley? Confira nossa matéria Frankenstein de Junji Ito – O Ultimato

Avaliação: Excelente!

Compre Monstros Noturnos de Bernie Wrightson e Steve Niles Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

5 maiores vilões dos X-Men

Os 10 maiores vilões dos X-Men

15 de Dez de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade