Ultimato do Bacon

Creepy Apresenta Bernie Wrightson – O Ultimato

Em 25 de Mai de 2023 3 minutos de leitura

As boas e velhas histórias curtas e clássicas de terror estão de volta na excelente edição Creepy Apresenta Bernie Wrightson. Publicada no Brasil em 2022 pela Devir, a obra conta com mais de 140 páginas e traz todas as 12 narrativas que o autor produziu para a Creepy e a Errie (as revistas de terror clássicas da Warren Publishing). Além dos contos, a edição traz ainda capas e outras artes produzidas pelo autor para as publicações.

Creepy Apresenta Bernie Wrightson é uma forma bem interessante que a Devir encontrou de continuar a coleção “Creepy – Contos Clássicos de Terror” que já contava com 4 volumes publicados. Se as primeiras 4 edições seguiam a ordem cronológica, esse novo formato foca em reunir a produção de algum autor icônico do título.

Para os que não conhecem Bernie Wrightson, vale dizer que o autor nascido em 1948 nos EUA é um dos co-criadores do Monstro do Pântano da DC Comics. Dono de um traço inconfundível, o autor, falecido em 2017, entrou para o Will Eisner Hall of Fame (2014).

A adaptação do conto “O Gato Preto” de Edgar Allan Poe está na HQ Creepy Apresenta Bernie Wrightson

As Tramas da HQ Creepy Apresenta Bernie Wrightson

Essa é uma daquelas coletâneas que traz um nível de qualidade altíssimo. O autor trabalha em adaptações de contos clássicos de grandes nomes, como Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft, e também desenha e cria roteiros originais ao lado de grandes quadrinistas como Bruce Jones, Carmine Infantino, Budd Lewis e outros. A primeira colaboração do autor para a revista Creepy se deu no número 62 e na Errie ela ocorreu no número 58. Foram 12 histórias no total.

Por mais que os roteiros sejam bons e tenham aquele ar clássico com bons finais, é inegável que o grande atrativo da publicação é a arte estupenda de Wrightson.

Repleta de nuances, detalhes e sombreamentos, ela nos ajuda a entrar no clima das histórias de maneira instantânea e é simplesmente impossível não parar para admirar lindas cenas – como essa acima que foi retirada da adaptação de “O Gato Preto” de Edgar Allan Poe.

Creepy Apresenta Bernie Wrightson 3

Um das cenas finais da excelente “O Gato Preto” que está na HQ Creepy Apresenta Bernie Wrightson

Apesar de todas as histórias serem bem interessantes, existem 3 que me chamaram muita atenção pela arte e pela ótima narrativa entregue. A primeira é “O Gato Preto”, que inclusive abre a edição. Na trama vemos um homem ficar louco  e cometer atos impensados por conta de sua repulsa por um gato. Esse sentimento, que chega de supetão, transforma o homem em um ser sem escrúpulos. Narrativa linda, fluída e impressionante do começo ao fim.

Já em “Presa Fácil” vemos Wrightson se unir a Carmine Infantino e Bruce Jones para criar uma história que retrata o modus operandi de um serial killer.

É aquele tipo de narrativa que nos engana e que nos mostra, no seu final, que não sabíamos exatamente o que estava acontecendo. Boa leitura e cheia de surpresas!

A última história que eu destaco é “Monstro de Lodo”. Escrita e desenhada por Wrightson, a história é a única em cores da publicação. Ela mostra um Doutor frustrado tentando criar vida no melhor estilo Frankenstein. O interessante é que a narrativa se desenvolve toda com o olhar da criatura  – o que dá um ar ainda mais macabro para a história e seu surpreendente final.

Creepy Apresenta Bernie Wrightson 4

Monstros horrendos e situações inusitadas esperam o leitor na HQ Creepy Apresenta Bernie Wrightson

Creepy Apresenta Bernie Wrightson é uma leitura nostálgica e interessante que resgata o prazer de ler os antigos contos de terror das revistas Creepy e Errie. As histórias propostas na edição envelheceram bem e são capazes de surpreender e entreter sem dificuldade. A arte de Wrightson segue extremamente impressionante e metade do seu tempo com essa edição será gasto admirando as lindas cenas e painéis criados pelo autor.

A devir acertou – e muito! – ao seguir esse novo formato que nos permite mergulhar mais na arte e estilo de um consagrado quadrinista. Que venham mais edições da Creepy Apresenta!

Fã de histórias horripilantes? Confira nossa lista de Melhores HQs, Mangás, Filmes e Séries de Terror

Avaliação: Excelente!

Compre Creepy Apresenta Bernie Wrightson clicando na capa abaixo! .

Creepy Apresenta Bernie Wrightson Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Monstros Noturnos de Bernie Wrightson e Steve Niles – O Ultimato

21 de Set de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade