Ultimato do Bacon

Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni – O Ultimato

Em 31 de Dez de 2021 3 minutos de leitura
Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni - O Ultimato (1)

A HQ Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni (com cores de Gaspard Ivan) é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores espetáculos gráficos que já vi em quadrinhos. A arte da HQ é o seu grande ponto forte e por mais que o roteiro steampunk de Denis-Pierre Filippi seja interessante, sem o trabalho feito pela equipe responsável pela arte e pelas cores podemos dizer que essa seria só mais uma boa HQ da Disney.

Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni foi lançado no Brasil em 2021 e marca a estreia do selo “BD Disney” da Panini Comics. Teremos nele os álbuns produzidos pela Glénat para o mercado francês. As histórias do selo trazem representações dos tradicionais personagens da Disney com abordagens novas e alternativas! 

Quer ler um clássico com “cara” de Disney? Confira nosso review sobre Drácula de Bram Ratoker!

Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni - O Ultimato (2)

A arte é o grande ponto forte da HQ Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni

A trama da HQ Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni

Imagine um futuro distópico e bem steampunk onde combustível é um problema e a ciência avançou de forma bem diferente do nosso mundo. É nesse cenário que encontramos a equipe composta por Mickey, Minnie e Pateta. Os três são exploradores que estão sempre atrás de naufrágios antigos que possuem “coralite” (uma espécie de combustível que ficou raro e difícil de ser encontrado).

O problema que o time enfrenta é a concorrência de João Bafo de Onça, um trambiqueiro que sempre aparece na hora certa para roubar os espólios de Mickey e Cia.

A história se desenvolve mostrando o time Mickey desenvolvendo uma unidade de mergulho que funciona por controle cerebral – a ideia do time é ganhar o concurso que busca um artefato que consiga ficar submerso na famosa “fossa das Nemedas”.

Após participar e ganhar o concurso, o time descobre que as intenções do professor Tiraprosa não eram tão puras  e científicas assim e o inventor acaba deixando o oceano flutuante após usar seu sistema de “inversão de polaridade” na água do mar – tudo isso para tentar recuperar a tal “coralite”.

Com isso passamos a ter, por exemplo, tempestades de água com tubarões dentro! Uma verdadeira catástrofe planetária – e é nesse ponto que a HQ fica realmente interessante, tanto pelo roteiro que consegue surpreender como pela arte que entrega cenários completamente insanos.

Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni - O Ultimato (3)

Mickey descobre o que Tiraprosa causou na HQ Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni

O roteiro criado por Denis-Pierre Filippi é interessante e brinca com muitos conceitos “científicos” para criar ameaças e situações inusitadas. Em pouco mais de 60 páginas ele consegue criar um mundo novo que é bem crível e fascinante – além de manter a leveza e o tom aventuresco que são tão característicos das obras Disney.

Mas o que faz essa HQ realmente sair do lugar comum é a arte. Cada painel é uma verdadeira obra prima. As cores vibram e Silvio Camboni projeta os quadros de forma que os cenários sempre sejam muito valorizados. Consegue imaginar as belas pinturas que temos com um oceano flutuante?

Algumas vezes me pego pensando: Que HQ seria boa para iniciar um jovem leitor nos quadrinhos? É difícil trabalhar com Marvel e DC por conta das cronologias pouco convidativas e por conta da necessidade de acompanhamento constante. Quando terminei a leitura de Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni fiquei com a sensação de que essa é uma HQ perfeita para presentear um não leitor de HQ´s.

Apesar do preço não convidativo (em torno de R$60,00), a obra vale a pena e entrega um roteiro fechado, simples, divertido e com artes que deixam qualquer leitor impressionado! Uma ótima pedida (principalmente em uma eventual promoção).

Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni - O Ultimato (4)

um oceano flutuante é o problema do mundo na HQ Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni

Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni é uma HQ que vai agradar os fãs de histórias leves com clima de aventura por conta de seu roteiro simples e direto (e bem criativo!).

A arte, o ponto alto do espetáculo, impressiona com painéis grandes que mostram muito bem os cenários desse mundo steampunk – o formato gigante (20.5X31.5 cm) mantido pela panini é um grande acerto e deixa a experiência de leitura ainda mais interessante . Uma HQ sem contra indicação que merece ser lida e admirada muitas e muitas vezes!

Avaliação: Excelente!

Compre Mickey e o Oceano Perdido clicando na capa abaixo! .

Mickey e o Oceano Perdido de Filippi e Camboni Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Conheça o Mangá Jovens Sagrados de Hikaru Nakamura (2)

Conheça o Mangá Jovens Sagrados de Hikaru Nakamura

18 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade