A máscara da morte branca é uma fantasmagórica história em quadrinhos que invoca o espírito de Branca Dias pelo roteiro de Alexey Dodsworth (Demônios da Goetia em quadrinhos, Delirium Tremens de Edgar Allan Poe), duas vezes vencedor do Prêmio Argos de literatura fantástica, e pelos desenhos de Isaque Sagara, embalados pela capa de David Oliveira.

Este importante quadrinho historicamente embasado surgiu de um presságio que une passado e futuro: na hora mais sombria que virá, Branca há de retornar com seu faqueiro de prata reluzente e as trilhas da vingança ela há de iluminar. Mas, séculos mais tarde, seus descendentes podem levar a cabo uma terrível vingança em nome de sua ancestral. 

.

A Máscara da Morte Branca de Alexey Dodsworth - O Ultimato 1

.

A Máscara da Morte Branca de Alexey Dodsworth – O Ultimato

.

Um fato que poucos conhecem em relação às histórias em quadrinhos é o resgate de histórias reais que elas proporcionam. A Máscara da Morte Branca de Alexey Dodsworth é ilustrada pela excelente arte de Isaque Sagara e nos proporciona momentos de horror, mesclados com trechos maravilhosos. E o mais importante, a HQ faz o papel de não deixar que parte de nossa história se perca nos porões do esquecimento. 

É importante destacar que A Máscara da Morte Branca de Alexey Dodsworth não conta apenas a história de Branca Dias, uma lenda pouco conhecida por nós, brasileiros.

.

A Máscara da Morte Branca

.

A primeira professora do Brasil foi uma mulher perseguida por ser judia e condenada pela Santa Inquisição. Utilizando de uma temática sombria que bebe bastante no horror gótico, Dodsworth cria  um roteiro que mistura temas importantes de nosso presente com resgate histórico. 

Evitando aprofundar além do necessário na narrativa sobre Branca Dias, para não atrapalhar a experiência dos leitores, vou pontuar aqui sobre a parte que trata da história recente narrada na HQ. Uma família vai visitar a casa onde teria sido a escola de moças, onde Branca Dias teria dado aulas às meninas, contrariando as diretrizes da igreja naquele tempo.

O pai da família é repórter e ao cobrir uma matéria sobre as eleições em 2022, é severamente ferido pelas forças militares de um governo ditatorial. Nesse momento a lenda de Branca Dias ultrapassa as barreiras do tempo e chega até os dias atuais. 

.

A Máscara da Morte Branca

.

O roteiro de Dodsworth nos faz enxergar que injustiças e perseguições assombram  a sociedade através dos séculos e que o poder que é passado de mão em mão nos altos escalões do governo, oprime ao invés de proteger os cidadãos que são os verdadeiros donos do país. Branca conseguiu escapar, inicialmente, do poder da igreja e ter uma vida normal, mas ao tentar fazer o bem, foi perseguida pelos poderosos da época. 

A HQ A Máscara da Morte Branca de Alexey Dodsworth é um relato histórico presenteado com a arte de Isaque Sagara que soube trabalhar com maestria o branco e preto dando profundidade e valorizando as cenas. Em certos momentos você consegue sentir o ar de opressão representado pelas cores escuras em certos quadros. 

.

Vale a pena ler A Máscara da Morte Branca de Alexey Dodsworth?

.

É uma revista que cabe em qualquer coleção de quadrinhos, a arte conversa muito bem e complementa a história que Alexey Dodsworth escreveu trazendo um registro e resgate histórico da lenda e da mulher que foi Branca Dias.

Um detalhe, para os amantes de Edgar Alan Poe, a pegada de horror da HQ, apesar de sutil, é inspirada no famoso conto A Máscara da Morte Rubra que é atual e conversa muito com os tempos difíceis que estamos vivendo hoje no país e até no mundo. 

.

Não deixe de conferir nosso especial sobre As Melhores HQs Brasileiras clicando aqui!

.

.

A Máscara da Morte Branca de Alexey Dodsworth - O Ultimato 2

Avaliação: Excelente!

.

Compre A Máscara da Morte Branca clicando na capa abaixo! 

.

A Máscara da Morte Branca

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Allan Azevedo – Dark Pages
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: