Mapa dos Dias
Ano: 2018 Editora: Intrínseca 
Páginas: 448 Autor: Ransom Riggs 
   

Sinopse: “Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias fantásticas que o avô, Abe, contava. Na época da Segunda Guerra Mundial, o avô havia morado numa ilha remota, num casarão que funcionava como abrigo para crianças. Lá, Abe convivera com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as mãos, um menino invisível… Entretanto, todas essas histórias foram perdendo o encanto à medida que Jacob crescia. Até que, aos dezesseis anos, tudo volta à tona para se provar real. Abalado com a morte misteriosa do avô, Jacob decide ir à tal ilha para tentar entender as últimas palavras de Abe: “Encontre a ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do velho.” Ele encontra o casarão em ruínas, mas, ao passar por um túnel subterrâneo, o menino se vê em outra época, décadas atrás: em 3 setembro de 1940. Nesse lugar protegido no tempo, ele conhece crianças com habilidades peculiares e encontra as respostas para todas as suas perguntas. Mas o fascínio inicial logo se transforma em uma luta para sobreviver e salvar a vida de seus novos amigos. Viagens no tempo, mulheres que se transformam em aves, crianças com dons inusitados e monstros à espreita. Bem-vindo ao lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, um fascinante mundo novo pronto para ser descoberto.

 

João Pedro Maia

 

Para quem não leu a trilogia original, o texto a seguir contém spoilers.

 

“Mapa dos Dias”, ainda que uma continuação direta de “Biblioteca de Almas” (literalmente retomando a história onde o livro anterior acabou), serve como o ponto de partida para uma história inteiramente nova.

Uma vez que a organização dos acólitos e etéreos foi derrotada em Londres, todo um novo mundo se abriu para os peculiares. Ainda que normalmente vivessem escondidos, a ameaça constante dos acólitos durante o último século levou a um isolamento ainda maior dos peculiares ao redor do mundo, e agora, livre dessas ameaças, é hora de retomar essas ligações.

Jacob está de volta ao presente, de volta a casa de seus pais nos Estados Unidos, como se nada tivesse acontecido. Mas algo aconteceu. Jacob não é mais o mesmo. Durante o tempo em que esteve “desaparecido”, o jovem Portman descobriu muito sobre si e sobre seu avô, entretanto, muito ainda resta para ser descoberto. Junto de seus amigos peculiares Emma, Millard, Bronwyn e as demais crianças da Srta. Peregrine, Jacob decide explorar o mundo desconhecido dos peculiares dos Estados Unidos e mergulhar nos mistérios que envolvem seu avô.

É essa jornada que move o livro e serve de pontapé inicial para as novas aventuras das crianças peculiares: o desejo de Jacob de se reconectar com seu avô, de descobrir mais sobre seus poderes e de poder contribuir para o mundo peculiar, agora também o seu mundo.

A maior mudança que pode ser percebida é com relação a personalidade de Jake: enquanto nos primeiros livros ele é um jovem relutante, quase sempre agindo contra a própria vontade, aqui ele parece mais decidido, mesmo que isso não seja necessariamente bom. De um jovem medroso que tirava coragem do fundo do coração para ajudar seus amigos, Jacob agora parece mais um adolescente arrogante desesperado para provar seu valor, independente de quem vai se machucar pelo caminho. As demais crianças peculiares permanecem de certa maneira inabaladas, sendo a maior mudança para elas o seu fascínio com a era moderna depois de passar anos presos na década de 40 numa pequena ilha.

O ponto alto do livro fica mesmo por conta da possibilidade de conhecer toda uma nova sociedade peculiar. Isolados dos outros peculiares e imersos em seus próprios problemas, a sociedade peculiar americana desenvolveu seu próprio rumo. Não revelarei mais aqui pois a revelação de como funciona esse sistema é uma das grandes surpresas do livro. Resta aguardar que os demais volumes desta trilogia mantenham o patamar estabelecido pela trilogia original, e que Jacob encontre redenção pelos erros cometidos em sua busca para se provar.

Confira o Ultimato da trilogia anterior aqui!

 

 

Mapa dos Dias - O Ultimato 1

Avaliação: Bom!

 

 

Compre as edições com desconto clicando nas imagens abaixo:

 

Mapa dos Dias - O Ultimato 2

 

Mapa dos Dias - O Ultimato 3

 

Mapa dos Dias - O Ultimato 4

 

Mapa dos Dias - O Ultimato 5

 

 

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Whatsapp

Instagram

Facebook

Amazon