O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares – I, II & III
Ano: 2016 Editora: Intrínseca 
Páginas: 352 / 384 / 416 Autor: Ransom Riggs 
   

Sinopse: “Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias fantásticas que o avô, Abe, contava. Na época da Segunda Guerra Mundial, o avô havia morado numa ilha remota, num casarão que funcionava como abrigo para crianças. Lá, Abe convivera com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as mãos, um menino invisível… Entretanto, todas essas histórias foram perdendo o encanto à medida que Jacob crescia. Até que, aos dezesseis anos, tudo volta à tona para se provar real. Abalado com a morte misteriosa do avô, Jacob decide ir à tal ilha para tentar entender as últimas palavras de Abe: “Encontre a ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do velho.” Ele encontra o casarão em ruínas, mas, ao passar por um túnel subterrâneo, o menino se vê em outra época, décadas atrás: em 3 setembro de 1940. Nesse lugar protegido no tempo, ele conhece crianças com habilidades peculiares e encontra as respostas para todas as suas perguntas. Mas o fascínio inicial logo se transforma em uma luta para sobreviver e salvar a vida de seus novos amigos. Viagens no tempo, mulheres que se transformam em aves, crianças com dons inusitados e monstros à espreita. Bem-vindo ao lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, um fascinante mundo novo pronto para ser descoberto.

 

João Pedro Maia

Fotografias vernaculares. O termo provavelmente é desconhecido para muitos, mas se refere a uma simples fotografia, sem tratamento. Colecionar este tipo de fotografias é um hobby para muitos, e foi assim que Ransom Riggs começou, reunindo uma pequena coleção de fotografias “peculiares” que ele planejou compilar em um livro fotográfico com as fotos. Sob recomendação de seu editor, ele então começou a utilizar as fotos para traçar um roteiro do que viria a se transformar no “Lar da Srta Peregrine para Crianças Peculiares” e suas duas sequencias (agora com uma terceira, iniciando uma nova trilogia).

O livro se tornou um sucesso, e logo foi transformado em uma adaptação cinematográfica (que seguindo o padrão FOX descaracterizou completamente a obra, mutilando os personagens e até mesmo a trama).

A história gira em torno de Jacob Portman, um jovem de 16 anos que foi criado ouvindo as histórias fantasiosas de seu avô sobre pessoas com habilidades fantásticas (peculiaridades). O pontapé inicial da história é o assassinato misterioso de seu avô, assim como uma visão de uma criatura aterrorizante. Sob olhares preocupados de seus pais, Jake começa um longo tratamento psiquiátrico sob a tutela do Dr. Golan. Com o aval deste, ele viaja para a pequena ilha de Cairnholm, buscando entender mais sobre o passado de seu avô, enquanto tenta se convencer que as histórias de monstros eram a maneira de seu avô se proteger dos horrores que vivenciou durante a Segunda Guerra Mundial.

Para surpresa de Jake, ele encontra as jovens crianças que foram amigas de seu avô preservadas como se o tempo não tivesse passado para elas. Ele então é apresentado a “fenda temporal” regida pela ymbryne Alma Le Fay Peregrine, e conhece as crianças: Emma Bloom, uma pirocinética, Millard Nullings, possuidor de invisibilidade, Browyn Bruntley, dotada de superforça, Hugh Apiston, capaz de controlar abelhas, Fiona Frauenfeld, que pode comandar a flora, Enoch O’Connor, capaz de dar vida a objetos e aos mortos, Olive Elephanta, mais leve que o ar, Claire Densmore, um criança com uma segunda boca na nuca e Horace Sumnusson, capaz de sonhos proféticos (acho que aqui já ficou claro que a Fox bagunçou até mesmo as habilidades de alguns dos peculiares). Jake passa então a conhecer os jovens presos no dia 3 de setembro de 1940, assim como o passado de seu avô e sobre suas próprias habilidades, descobrindo ser um dos únicos capazes de enxergar “etéreos”, criaturas de mente primitiva e invisíveis, criadas por um experimento fracassado no início do século, e que se alimentam de peculiares para eventualmente se tornarem “acólitos”, que possuem forma humana, entretanto ainda estão comprometidos com uma agenda sinistra.

 

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (Livros I, II & III) - O Ultimato 1

Olive Elephanta

 

No livro não há nenhum “Mr. Baron”, que comandou os experimentos, sendo que este foi criado para o filme única e exclusivamente com a finalidade de criar um clímax e um fechamento para este. Todo o final do livro difere completamente do que é mostrado em tela, quase como se fossem duas obras completamente distintas. Ainda que para evitar spoilers para os possíveis leitores o final não vá ser destacado em detalhes aqui, é importante ressaltar que o livro termina de uma maneira mais infortuna que o filme, estabelecendo os pontos a partir do qual o segundo volume da série continua.

Cada uma das sequências, “Cidade dos Etéreos” e “Biblioteca das Almas”, trazem novidades a respeito do mundo peculiar, enquanto Jacob se esforça para entender o passado de seu avô e descobrir seu próprio futuro.

No geral, a trilogia é muito boa, com uma temática “peculiar”. Riggs escreve do ponto de vista de Jacob, que reconta fatos de seu passado ao leitor, narrando os acontecimentos. As fotografias são um acréscimo interessante a história (ou será a história um acréscimo interessante às fotografias?), tornando a experiência ainda mais interessante, uma vez que conta com imagens, quase sempre inalteradas, que contribuem muito com a narrativa, além de cativar o leitor por si só, nos fazendo imaginar como elas foram realmente tiradas e como deve ter sido o processo de reuní-las.

Considerando o espetacular fracasso da Fox em adaptar a história para os cinemas (o filme não é de todo ruim, mas corta completamente o gancho para a continuação), é pouco provável que a história receba uma continuação, e ainda que receba, muito mais do material deve ser alterado para este fim. Fica aqui a humilde sugestão deste leitor que vocês não deixem de conferir o trabalho original do autor, seja pela curiosidade de uma história nova, ou seja para apreciar o esforço empenhado para curar as fotos utilizadas.

 

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (Livros I, II & III) - O Ultimato 2

Avaliação: Ótimo!

 

 

Compre as edições com desconto clicando nas imagens abaixo:

 

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (Livros I, II & III) - O Ultimato 3

 

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (Livros I, II & III) - O Ultimato 4

 

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (Livros I, II & III) - O Ultimato 5

 

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (Livros I, II & III) - O Ultimato 6

 

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Whatsapp

Instagram

Facebook

Amazon