Ultimato do Bacon

Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten – O Ultimato

Em 17 de Nov de 2023 4 minutos de leitura
Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten (4)

Três instigantes histórias de um dos maiores escritores brasileiros ganham versões em quadrinhos na ótima HQ Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten. A seleção de contos é boa e as adaptações possuem um ritmo muito bem pensado que consegue envolver o leitor e passar a mensagem proposta por Machado de uma forma direta e potente. 

Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten foi lançado em 2023 pela Tesla. A obra conta com 138 páginas que trazem as quadrinizações e também ótimas páginas de contextualização que falam sobre as diferenças entre a adaptação e o material original – o que acaba nos instigando a ler também os contos (ótima ideia!). As páginas são em preto e branco e contam com roteiros de Frank Tartarus enquanto o próprio Frank, Adan Marini e Carsten assumem a arte (cada um de uma história).

Dica para o leitor: Se você é fã do Bruxo do Cosme Velho vale conferir também Escafandro A Vida Eterna – adaptação de um conto de terror de Machado de Assis feita por Marcel Bartholo para a UB Editora!

Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten (2)

Era da Tristeza é a minha história favorita da HQ Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten

As Histórias da HQ Brasileira Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten

Essa coletânea de três adaptações de contos de Machado de Assis começou acertando em cheio na escolha dos contos. Apesar de não ser fã do conto “Igreja do Diabo” (que serviu de base para a história “Nova Igreja” dessa edição), é inegável que ele tem – assim como os outros – uma potência grande que é capaz de fazer o leitor refletir. Aqui vemos o certo e o errado se misturarem e não é incomum desejarmos, ao mesmo tempo, que um personagem se dê bem e mal.

Esse misto de emoções que as tramas de Machado de Assis Contos Adaptados causam no leitor é o grande ponto alto para mim. As três são capazes de gerar reflexão e foi uma das poucas vezes que senti vontade de reler uma história (a primeira intitulada “Era da Tristeza”) logo depois de terminá-la. Muito bom mesmo!

Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten (5)

Candinho é o protagonista da minha história favorita da HQ Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten

Vamos começar falando da 1ª história – que é também a minha favorita. “Era da Tristeza” adapta o conto “Pai Contra Mãe” e mostra o controverso Candinho como protagonista. O personagem é um pobre homem que acabou de ter um filho e não sabe como vai sustentá-lo. O “trabalho” de Candinho é capaz de gerar asco em qualquer um: ele caça escravos fugidos e infelizmente é bom no que faz.

Esse sentimento de asco se mistura com empatia quando vemos o personagem desesperado e se vendo obrigado a dar para adoção seu recém nascido. O desenrolar da história é – no mínimo – sinistro e prepare-se para experimentar um misto de sentimentos que vão do ódio à pena com muita facilidade. Simplesmente imperdível!

Em “Espelho”, baseado em um conto homônimo, vemos duas mulas conversarem sobre a alma humana. O argumento de uma das inusitadas filósofas se fortifica no exemplo de Jacobina. O jovem, não muito marcante e não muito habilidoso socialmente, dá grande alegria a família por ter se tornado um cadete da guarda nacional! Ele é convidado para a fazenda de sua tia Marcolina e é aqui que a história se desenrola.

A trama mostra as ações do recluso e solitário jovem no mundo real enquanto retrata seus perturbados e distorcidos pensamentos. Mais uma vez os sentimentos são mistos: por um lado temos pena do jovem por sua própria falta de habilidade e tato social, por outro percebemos que essas habilidades poderiam dar a ele os meios de realizar suas fantasias maléficas.. Uma história potente que debate a alma humana e dá margem para várias interpretações e leituras distintas.

Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten (3)

Duas mulas debatem a natureza humana na HQ Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten

Devo confessar que a 3ª trama é a que menos me prendeu. Não pelo trabalho dos quadrinistas, mas porque não tenho grande afeição pelo trabalho original – apesar de reconhecer seu peso e valor. O conto “A Igreja do Diabo” é adaptado em “Nova Igreja” e mostra a jornada do Cão (sim, ele mesmo!) fundando sua própria igreja na Terra. Após conquistar a simpatia da humanidade e obter sucesso, ele enfrenta problemas que não esperava.. Mais uma vez o foco é na natureza humana e em suas contradições! 

Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten é uma HQ simplesmente impecável. O ritmo das histórias é perfeito, as mudanças feitas nos contos adicionam um olhar único aos mesmos e a arte dos três autores encaixa perfeitamente com a proposta dos roteiros. Esse tipo de trabalho ajuda, sem sombras de dúvida, a genialidade de Machado a chegar em uma nova geração e traz seus pensamentos sobre a natureza humana de uma forma única. 

Cultura, diversão e reflexão para leitor nenhum botar defeito.

Confira nossa lista de Melhores HQs Brasileiras e mergulhe nos títulos nacionais!

Avaliação: Excelente!

Compre Machado de Assis Contos Adaptados Clicando na Capa Abaixo:

Machado de Assis Contos Adaptados de Frank Tartarus, Adan Marini e Wagner Carsten (1)


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Novos Mutantes

Novos Mutantes (2020) – O Ultimato

24 de Out de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade