A HQ de 2003 “Hellblazer Special: Lady Constantine” de Andy Diggle e Goran Sudžuka finalmente chegou ao Brasil! A trama se passa em 1785 e conta a história de Johanna Constantine, a famosa ancestral de John Constantine. Se prepare para uma trama de aventura linear que tem mistérios, sobrenatural e ação.
“John Constantine, Hellblazer Especial” #1 foi lançado em 2021 no Brasil. O encadernado compila os 4 capítulos da minissérie original que contou a história de Lady Constantine. Vale destacar que, ao contrário das histórias mais assustadoras e pesadas de seu descendente, o clima da HQ é leve e vai por um caminho mais de história de aventura com sobrenatural – no estilo do filme “Piratas do Caribe” (2003).
A história da ancestral de John Constantine é contada na HQ Lady Constantine de Andy Diggle e Goran Sudžuka
A trama da HQ Lady Constantine de Andy Diggle e Goran Sudžuka
A história se passa em 1785 e somos apresentados a Johanna Constantine e sua irmã. Fica claro que as personagens vivem na pobreza e também fica claro que Johanna é hábil ao lidar com o mundo da magia. Infelizmente essa habilidade ainda não havia dado a ela e a sua irmã a vida de riqueza que ela tanto sonha.
Após essa pequena introdução, a HQ mostra a personagem sendo chamada pelo governo inglês. Eles contactaram a jovem pois precisam de alguém que saiba lidar com magia para recuperar uma caixa que, segundo o governo, é a representação do poder. A jovem aceita a missão desde que em troca ela receba o título (e os dotes) de Lady.
Monstro do Pantâno auxilia Johanna em sua missão na HQ Lady Constantine de Andy Diggle e Goran Sudžuka
A missão recebida por Johanna Constantine não é simples e a HQ deixa claro que teremos competição entre a protagonista e uma feiticeira (sem spoilers para não estragar a diversão!) que também deseja a tal caixa do poder.
No meio dessa disputa temos monstros, feiticeiros e seres que desejam o artefato para si ou apenas desejam que ele não caia em mãos erradas.
O clima da trama é leve e vemos uma aventura com pegada sobrenatural que em alguns (raros) momentos pode assustar ou mostrar eventos mais sombrios. A exceção de algumas cenas, a HQ também não apela para violência gráfica e a ideia não parece ser chocar o leitor nem nada assim.
A HQ não parece preocupada em fugir de clichês do gênero e temos um grandioso combate que parece impossível para os protagonistas, uma reviravolta final que tem o poder de derrotar a concorrência e uma grande revelação (que fica óbvia no decorrer da história) sobre o artefato.
Johanna mexe com o mundo mágico na HQ Lady Constantine de Andy Diggle e Goran Sudžuka
Lady Constantine de Andy Diggle e Goran Sudžuka é uma HQ divertida que entretém, mas para aí. A narrativa é regular e apresenta momentos interessantes mas nenhuma inspiração adicional.
A protagonista diverte com suas colocações e possui um certo carisma, mas nessa HQ ela passa muito longe de ser tão magnética quanto seu descendente e a trama também deixa a desejar ao apresentar uma história simples e linear que surpreende pouquíssimas vezes – o final até eleva o nível mas nada que tire a publicação do “lugar comum”.
A leitura vai agradar os fãs da magia do Universo DC mas se você não tem nenhum apreço por Constantine, vale dizer que essa é uma leitura dispensável que apresenta uma aventura mágica mediana como tantas outras que vemos por aí.

Avaliação: Bom!
Compre Lady Constantine clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!