Os fãs de HQs que conhecem Grant Morrison sabem que quando o escritor se envolve em um projeto é um sinal claro de que vem muita coisa fora da curva pela frente. A HQ Klaus de Grant Morrison, que conta com os desenhos de Dan Mora, é nada mais nada menos do que a origem do Papai Noel! E o bom velhinho ganhou uma roupagem bem diferente!

A HQ Klaus de Grant Morrison chegou ao Brasil em um álbum capa dura em 2017 pelas mãos da Devir. A HQ possui duas capas: uma preta e uma variante branca. E se você não se “animou” para conhecer o Ano Um do Papai Noel, você precisa saber um pouco mais do que o autor escocês faz nessa magnética obra!

.

Klaus de Grant Morrison e Dan Mora Magia, demônios e muitos confrontos estão presentes na HQ Klaus de Grant Morrison

.

Conheça a Trama da HQ Klaus de Grant Morrison

.

Esqueça o bom velhinho gordo que fica na fábrica com seus duendes fazendo os presentes de natal. Na HQ de Morrison vemos uma trama bem diferente que envolve reinos mágicos, demônios e a crueldade humana. A trama se inicia mostrando Klaus chegando a uma cidade que ele parece não reconhecer mais. A cidade é triste e vazia e até as crianças são impedidas de brincar nas ruas. Logo Klaus entra em confronto com os guardas por conta de uma agressão feita, de maneira gratuita, a uma criança.

.

Klaus de Grant Morrison e Dan Mora (2017) - O Ultimato 1

.

E é nesse ponto que as surpresas começam. Klaus toma uma verdadeira surra, é jogado para fora da cidade e nós descobrimos duas coisas importantes: a primeira que o responsável pelos infortúnios da cidade, Lorde Magnus, está observando tudo que acontece e a segunda que Klaus possui uma enorme e gigante loba branca chamada Lili.

.

Klaus de Grant Morrison e Dan Mora O personagem principal enfrenta os guardas da triste cidade na HQ Klaus de Grant Morrison

.

Enquanto Morrison vai nos contando mais sobre o passado do misterioso Klaus, ele também nos mostra um pouco mais da tradição local chamada de Yuletime -um tempo que deveria ser de felicidade, celebração e diversão para adultos e crianças.Obviamente o reinado de Lorde Magnus não permite tal celebração e os homens são obrigados a trabalhar dia e noite em uma mina de carvão. O intuito desse trabalho é um dos mistérios da HQ e é o que coloca Magus e Klaus em rota de colisão direta.

A HQ se torna ainda mais interessante quando Morrison começa a misturar elementos natalinos típicos do Papai Noel com a história e justifica a criação desses hábitos com situações da trama. A confecção de presentes, o hábito da chaminé, o trenó.. o autor justifica tudo de maneira muito inteligente! Vale ressaltar que a arte de Dan Mora possui uma pegada natalina incrível e a sinergia entre arte e roteiro é incrível!

.

Klaus de Grant Morrison e Dan Mora A HQ Klaus de Grant Morrison mostra o personagem pulando de telhado em telhado com um saco de presentes nas costas!

.

Klaus de Grant Morrison é mais uma tremenda ideia do escritor escocês (confira aqui a lista de melhores HQ´s de Grant Morrison) e transforma o papai noel em uma espécie de super-herói. O envolvimento de magia e de grandes cenas de ação aliado a habilidade narrativa de Morrison e a arte de Dan Mora fazem com que a HQ seja magnética e é improvável que você consiga parar de ler antes de chegar ao final da obra. Não achava que o famoso Papai Noel precisa de uma história no estilo Ano Um e nem que esse tipo de história seria interessante mas quer saber? Morrison provou que eu estava totalmente errado! Que bom!

.
Quer conhecer outras grandes histórias de natal? Confira aqui nossa lista natalina!

.

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Compre Klaus de Grant Morrison e Dan Mora clicando na capa abaixo! 

.

Klaus de Grant Morrison e Dan Mora

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: