Ultimato do Bacon

O Kamen Rider de Shotaro Ishinomori

Em 10 de Set de 2021 3 minutos de leitura

Se você, assim como eu está na faixa dos 30 anos, deve sentir uma ressonância ao ouvir o nome Kamen Rider. Quando criança, na extinta TV Manchete eu era fã de Kamen Rider Black e Black RX. E agora, graças a New Pop, finalmente tive a oportunidade de conhecer o Kamen Rider de Shotaro Ishinomori, o primeiro desses heróis.

Em primeiro lugar, se você não conhece o Rei dos Mangás, Shotaro Ishinomori, não se sinta mal, eu também não conhecia, então veja nossa lista com os maiores trabalhos dele e se prepare para conhecer a fundo o Kamen Rider.

Qual é a trama do Kamen Rider de Shotaro Ishinomori

Uma trama recorrente nas series de Kamen Riders (e são várias) é a derivação dos poderes dos heróis da mesma fonte maligna que eles precisam combater, e no mangá que conta a história do primeiro deles, não seria diferente. Takeshi Hongo é um estudante comum até ser sequestrado pela organização maligna Shocker e transformado em um cyborgue, porém ele consegue escapar antes de ter sua memória apagada para completar sua transformação.

Com a ajuda do cientista Hiroshi Midorikawa que resolve trair a Shocker, Hongo veste um traje especial que aumenta suas habilidades e resolve se opor a Shocker como o herói Kamen Rider (Motoqueiro Mascarado). A moto é parte importante da mitologia do personagem, diferenciando-o dos Metal Heroes e Super Sentais.

Como Kamen Rider, Hongo enfrenta diversos outros ciborgues criados pela Shocker até que ele é finalmente tirado de ação. Para quem assistiu a série (ou pelo menos está familiarizado), por volta do episódio 13, o protagonista é substituído por um novo herói, Hayato Ichimonji. Na série de TV, é dito que Hongo partiu para enfrentar a Shocker em outros países. Nos bastidores, o ator Hiroshi Fujioka sofreu um acidente e precisou se afastar.

Assim, o mangá também troca de protagonista, porem assim como em alguns outros pontos, é dado uma justificativa diferente para a mudança (sem spoilers, mesmo sendo uma obra de 50 anos), e acompanhamos então como Ichimonji assume a missão de destruir a Shocker.

Diferentemente da série de TV, que eventualmente cria um novo antagonista, o mangá se resume exclusivamente a batalha de Hongo e Ichimonji contra a Shocker, numa saga relativamente curta, que será completada pela New Pop em 3 volumes.

kamen rider de shotaro ishinomori

Vale a pena ler Kamen Rider

Como algumas pessoas tem certos preconceitos, vale lembrar que o manga é de 1971. Ainda que por ser uma banda desenhada ele tenha “vantagens” sobre a série de TV que precisava de certos artifícios para criação de efeitos especiais, a trama ainda sim segue certos conceitos que eram difundidos na época, além de ser uma trama bem simples em termos de bem contra o mal, além de por exemplo, contar com uma quantidade considerável de vilões a menos.

Quanto a arte, espero que poucos tenham a coragem de criticar, uma vez que Ishinomori era discípulo de ninguém menos que Osamu Tezuka, e podemos perceber claramente as influências de seu mestre em sua arte, sendo que em alguns pontos, alguns personagens parecem homenagens diretas.

Além do valor histórico, vale aqui salientar que a história apesar da ressalva temporal é bem interessante sim, com a temática de invasão alienígena e transformação de humanos em maquinas sendo uma boa lembrança da época (esse viés da ficção estava em alta). Ver os esforços de Hongo e Ichimonji contra a Shocker anima quanto qualquer shonen, e é uma ótima oportunidade de conhecer a franquia Kamen Rider que completa 50 anos e segue cheia de novidades.

Para aqueles saudosistas e também para os que não tem medo de se aventurar, Kamen Rider de Shotaro Ishinomori é uma peça fundamental da coleção de todo aficionado pela cultura oriental, com seus Super Sentais, Metal Heroes e, obviamente, os Kamen Riders!

Avaliação: Bom!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto e Edição: João Maia
Imagens: Reprodução

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Os melhores mangás de Riyoko Ikeda (3)

Os melhores mangás de Riyoko Ikeda

25 de Set de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade