Em entrevista ao Tencent, um importante portal de notícias chinês, o diretor Joe Russo respondeu diversas perguntas levantadas pelo entrevistador a respeito do plot de Vngadores: Ultimato. Tratando-se de um portal chines, o texto a seguir é nossa melhor tentativa de trazer a informação traduzida da melhor maneira possivel.

Caso não tenha visto o filme, esteja avisado que o texto a seguir não só contém spoilers, mas é em sim um ENORME SPOILER.

Última chance

Quais perguntas Joe Russo respondeu

Vamos lá.

1: Por que o Homem de Ferro teve de ser a pessoa a fazer o estalo final, não poderiam ter sido por exemplo o Senhor das Estrelas, Thor ou a Capitã Marvel, ou alguém que pudesse resistir ao poder das joias?

R: Thor neste filme não conseguiria, apenas o Hulk e nós ainda não temos certeza se a Capitã Marvel também podia suportar todo o poder das joias. A razão pela qual decidimos deixar o Homem de Ferro fazer isso no final foi porque ele era o mais próximo de Thanos no momento. Em todos os futuros visualizados pelo Doutor Estranho, o Homem de Ferro era o único próximo o bastante.

As pessoas geralmente acham que a morte de um herói é uma coisa ruim, mas nem sempre é assim. Quando sua vida pode ser trocada por esperança e pode salvar metade do universo, então sua morte é heroica, épica. Está cheia de significado. Nesse ponto, as pessoas não deveriam se sentir tristes ou com raiva.

2: Peggy Carter provavelmente já era casada e tinha 40 e poucos anos em 1970, nesse caso em que ano foi que o Capitão América voltou para dançar com ela?

R: Eu não posso responder isso. Isso é uma história que aconteceu em outro tempo e espaço. Talvez haja uma resposta no futuro.

3: A ação do Capitão América no final afetou a linha do tempo? Isso significa que houve um tempo em que dois Capitães América existiram em um mesmo universo?

R: Para mim, a ação do Capitão América no final não foi querer mudar alguma coisa, ele está fazendo uma escolha. Quando ele voltou ao passado, ele escolheu uma vida feliz – escolheu viver com aqueles que amava. A viagem no tempo neste filme criou uma realidade alternativa. Ele viveu uma vida completamente diferente naquele mundo. Quem sabe como foi essa vida? Eu gostaria de acreditar que ele ainda está ajudando pessoas nos seus anos vindouros

Sim, havia dois Capitães América nessa realidade. Como o Hulk disse, quando você volta ao passado, você cria um novo presente, e o anterior agora é o passado. Os personagens deste filme criaram uma nova linha do tempo quando voltaram ao passado, mas não tiveram efeito no universo principal.

4: Tanto em Guerra Infinita quanto em Ultimato, os heróis tentaram de tudo para tirar a Manopla de Thanos, então por que o Doutor Estranho não cortou a mão de Thanos com sua habilidade de criar portais?

A: A pele de Thanos é quase impenetrável, não sabemos se o Doutor Estranho tinha a capacidade de fazê-lo. Se ele não conseguisse cortá-lo a tempo, Thanos ainda seria capaz de fazer o estalo. Doutor Estranho percebeu esse problema durante as suas milhões de visões.

5: Por que você fez o Thor gordo? Chris também ficou gordo para o papel ou foi feito através do CGI?

R: Os dois, mas principalmente CGI. Thor sofreu mais perdas do que qualquer outro, ele tem vivido em constante dor e arrependimento.

6: O velho Capitão América foi interpretado pelo Evans usando maquiagem ou também foi CGI da pós-produção?

R: 95% CG, 5% de maquiagem. Mas a voz era do próprio Evans, nenhuma modificação nisso.

7: Você deve sacrificar alguém amado pela joia da alma, então como ela deve ser devolvida? Ela pode voltar a ser uma alma?

R: Não, o processo não é reversível. Mesmo que você o tenha devolvido ao local original, você não conseguirá recuperar a pessoa. Na verdade, não é realmente devolver a pedra, é mais como colocá-la de volta ao tempo correto. A alma oferecida para a joia da alma estará lá para sempre, portanto a Viúva Negra se foi para sempre.

8: Como o Capitão América deve ter reagido quando encontrou seu velho inimigo ao devolver as joias?

R: O Caveira Vermelha provavelmente colocaria a pedra da alma de volta à sua localização para esperar pelo sacrifício da próxima pessoa que quisesse a joia da alma. Eu não acho que o Capitão América entrou em conflito com o Caveira Vermelha, porque sua tarefa é apenas devolver as joias. O Caveira Vermelha também não é mais o mesmo do passado, agora ele é apenas um fantasma. Ele é uma criatura completamente diferente, e existe apenas para proteger a joia da alma. A consciência do passado pode não mais existir.

9: Por que a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro disputam para se sacrificar pela joia?

R: Ambos estão correndo para a morte. A morte aqui é algo heroico, não uma punição, não algo ruim.

10: Em Guerra Infinita, Thanos usou a pedra do tempo para reverter o tempo para que ele pudesse capturar a pedra do Visão e isso não causou qualquer problema no tempo. Por que ninguém usou a pedra do tempo para salvar a vida do Homem de Ferro em Ultimato?

R: É porque mesmo se você salvar o Homem de Ferro, isso não mudaria o final da guerra. Entre as 14 milhões de possibilidades que o Doutor Estranho viu, o sacrifício do Homem de Ferro é uma obrigação para o cenário de uma vitória. Mesmo que a joia do tempo pudesse retornar ao Homem de Ferro antes de sua morte, eles não poderiam resolver esse dilema, a morte dele é inevitável.

11: Como Thanos trouxe seu exército para o futuro?

R. Há um homem chamado Fauce de Ébano em seu exército, ele é um grande mago. Thanos também era um gênio brilhante. Esses dois facilmente reverteram a engenharia e reproduziram as Partículas Pym em grande número para que seu exército consiga passar.

12: E aquelas pessoas que sobreviveram ao estalo? O que esses cinco anos significaram para eles? Por que eles não envelheceram?

R: Sim, aquelas pessoas que sobreviveram são 5 anos mais velhas do que as pessoas que acabaram de voltar. A razão pela qual o Homem-Aranha viu seu amigo novamente no ensino médio no final foi simplesmente porque seus amigos também desapareceram. Há pessoas que não desapareceram e provavelmente já estão em faculdades. As pessoas que haviam desaparecido, é como se elas estivessem inconscientes nos últimos 5 anos. Elas não sabiam o que aconteceu. É como se eles tivessem acabado de acordar de um longo sono. O único que estava ciente de quantos anos se passara foi Doutor Estranho, porque ele já viu isso durante sua meditação.

É um momento emocionante quando Parker encontra seus amigos. É claro que há diversos desses momentos acontecendo com aqueles que não desapareceram, quando as pessoas que viraram cinzas retornam. Mas o mundo se tornará complicado porque muitas pessoas continuaram vivendo e agora seus entes queridos estão de volta.

13: Se o rato não pressionasse o botão para ligar a máquina quântica, isso não impediria que o Ultimato acontecesse? Isso não é um pouco demais de uma coincidência?

R: Sim, é exatamente isso, o rato salvou o universo. É realmente uma grande coincidência, então o Doutor Estranho viu essa possibilidade apenas uma vez. Nos outros milhões de possibilidades, o rato não pressionou o botão e o mecanismo não funcionou. Entre incontáveis futuros, apenas nesse o rato apertou o botão e o mundo foi salvo.

14: O enredo do Ultimato é um universo paralelo ou o mesmo universo?

R: Não, não é um loop de tempo, mas voltar ao passado criará novas realidades. Como a Anciã explicou, mas também se lembre do que o Hulk disse: quando você volta ao passado, você não pode mudar o futuro, pois ele agora é o seu passado, então ele sempre acontecerá. Mas você ainda pode criar um novo futuro.

Não é um efeito borboleta, mas é algo similar a viagem no tempo em vários universos. Cada uma das suas decisões afetará a nova linha do tempo. Por exemplo, o Capitão América que aparece no final do filme, a linha do tempo da sua vida e a linha do tempo do filme são diferentes, então ele precisa cruzar para a linha do tempo do filme para entregar o escudo ao Sam.

15: No final do filme, ao fim dos créditos, há um som de ferro. Isso era um easter egg? É uma homenagem ou uma dica de que o Homem de Ferro retornará?

R: É realmente o som de ferro, que foi à nossa maneira de dizer adeus a ele.

16: Por que não havia o corpo do Homem de Ferro em seu funeral, apenas seu reator? E há alguma intenção secreta de trazer de volta aquele garoto do Homem de Ferro 3?

R: Nós apenas sentimos que ele deveria participar do funeral do Homem de Ferro. Quanto a se ele aparecerá novamente no futuro, quem sabe? Eu não tenho nada a declarar.

17: Por que a Viúva Negra também não conseguiu um funeral?

R: Você esqueceu quando os heróis do filme se reuniram para falar sobre ela? Talvez o funeral dela tenha acontecido fora da tela. Talvez isso seja mostrado em um filme no futuro, porque ainda há muitas histórias para serem contadas no mundo da Marvel.

Entre outras coisas durante a entrevista, Joe associou o sucesso de Ultimato em terras chinesas ao amor dos chineses pelas histórias, em contá-las e ouvi-las. Ele disse que as falas do Homem Aranha e da Pepper pouco antes da morte do Homem de Ferro foi um dos pontos mais tocantes incluídos por ele. Ele repetidamente enfatizou que para os heróis, a morte não é uma punição e nem mesmo uma tragédia. Quando ele trouxe de volta a esperança e a vida de metade do universo, ele completou a nobre missão do herói, e o significado da vida se tornou sublime naquele momento.

Sobre a morte do Homem de Ferro e da Viúva Negra, ele afirmou que não foi uma decisão fácil matar os personagens, e que essa decisão foi extensamente debatida com Robert Downey Jr e Scarlett Johansson pois “ninguém conhece esses personagens como eles”.

Joe apareceu no filme interpretando um veterano gay. Ele disse que essa foi sua maneira de demonstrar seu apoio a comunidade LGBT.

Vingadores: Ultimato

Sinopse: “Após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores têm de lidar com a perda de amigos e entes queridos. Com Tony Stark vagando perdido no espaço sem água e comida, Steve Rogers e Natasha Romanov lideram a resistência contra o titã louco.”

Confira nosso Ultimato de Vingadores: Ultimato!

Veja também o Guia do Universo Marvel em ordem cronológica!

 


Créditos:

Texto e Edição: João Maia (adaptado de Tencent)
Imagens: Reprodução
Texto publicado originalmente em 02 de maio de 2019. Atualizado em 22 de maio de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!