Movimento de extrema direita altera trechos de quadrinho do autor para promover agenda própria

por João Maia

 

Mark Waid foi ao Facebook para comentar uma recente polêmica que caiu sobre sua série Ignited (falamos sobre o lançamento aqui).

A série lida com sobreviventes de um assassinato em massa em uma escola. Desenvolvendo poderes sobrenaturais, decidem enfrentar de frente esse problema. E aparentemente, os extremistas amantes de armas e cheios de preconceito entenderam essa premissa como um ataque ao seu direito “constitucional e divino” de possuir armas.

“Hey, me façam um favor e circulem: algum doente, louco supremacista branco falsificou a arte de um quadrinho que eu estou escrevendo com Kwanza Osajyefo, IGNITED, para usar como “evidencia” de que nós estamos usando nosso quadrinho como uma ferramenta de propaganda pro-violência.

Nós estamos orgulhosos de IGNITED. É sobre vítimas de tiroteios em massa sendo empoderados e lutando contra todo tipo de violência com armas, e eu os encorajo a dar uma chance – eu garanto que é diferente de tudo que está nas bancas. Isto [as imagens], entretanto – o argumento falso de que nossos protagonistas se identificam como “extremistas antifascistas” – é o patético chiado de morte do enfraquecido movimento ComicsGate. Normalmente eu não daria nenhum folego para tal ato estupido, mas esse reletramento falso, estragando a bela arte de Phil Briones, parece autentico o bastante para enganar pessoas que ainda não leram a história. Não é justo difamar meus colaboradores e essa é minha preocupação. Obrigado por espalhar a verdade." – diz o texto de Waid que pode ser conferido no original em inglês abaixo:

 

Acima, página alterada pelos "terroristas domésticos". Abaixo, a página original.

 

Para quem não está familiarizado, o ComicsGate é um grupo de ódio formado para lutar contra a diversidade “forçada” e o progressismo dos quadrinhos norte-americanos. O grupo é responsável por diversos assédios e ataques, predominantemente virtuais a autores e desenhistas de quadrinhos que sejam negros, mulheres ou LGBTS.


Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais notícias sobre Quadrinhos e Livros!

 

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon