Ultimato do Bacon

Idade das Trevas de Tom Taylor – O Ultimato

Em 4 de Ago de 2022 3 minutos de leitura
Idade das Trevas de Tom Taylor 4

Como seria o universo Marvel depois de um apagão global? É exatamente essa pergunta que Idade das Trevas de Tom Taylor busca responder em suas seis edições, mostrando como os heróis e vilões lidam com um mundo onde a energia elétrica não existe mais (sim, temos um Homem de Ferro steampunk).

Idade das Trevas foi anunciado um pouco antes do início da pandemia, com o seu lançamento sendo atrasado até o final de 2021, e está chegando agora ao Brasil pela Panini Comics.

Qual é a trama de Idade das Trevas de Tom Taylor?

A história começa nos apresentando a primeira das variações com relação ao universo Marvel principal, mostrando que nessa realidade Peter e Mary Jane tem uma filha chamada May.

É inclusive num momento de descontração entre a família Parker e a família Cage, num dia comum, que Peter e May são surpreendidos com a explosão de dor associada com seu sentido-aranha (Miles e Gwen também são mostrados sentindo).

Aos poucos, os telepatas e os gênios são alertados também sob essa misteriosa ameaça. Eis que Uatu surge para então revelar a história por traz do Desfazedor, um ser ancestral criado para proteger o universo da entropia.

Eventualmente corrompido, ele começou a desfazer galáxias inteiras (um Galactus mais esfomeado) até ser confrontado pelo Tribunal Vivo e selado na infante terra.

Idade das Trevas de Tom Taylor 1

Para impedir o despertar completo da criatura e a destruição do planeta, um time de heróis é selecionado para impedir a criatura.

Porém, seu poder é maior que o esperado, e para conter a criatura, uma última cartada desesperada é lançada: um portal para um universo onde um pulso eletromagnético impede toda a energia de funcionar. Com o portal aberto, o monstro é detido, porém toda a energia do planeta é dissipada.

Essa foi apenas a premissa inicial de Idade das Trevas. Criado especialmente para a saga, o Desfazedor é apenas um meio de acelerar o plot. Com a energia interrompida e grande parte do planeta destruída pelo despertar, cabe agora se reorganizar.

A trama então dá um salto de alguns anos, para que vejamos como está estabelecida um novo tipo de sociedade e quais são as ameaças enfrentadas nesse admirável novo mundo.

A trama é totalmente narrada pelo ponto de vista do Homem Aranha, que parece narrar para o leitor como é o dia a dia nas novas cidades criadas e como funciona a sociedade sem energia.

Obviamente, mesmo num mundo após o fim ainda existem ameaças, e aqui ela é representada pelas criaturas da noite como vampiros e lobisomens, e principalmente por aquele que governa a Europa com uma mão de ferro: Apocalipse.

Idade das Trevas de Tom Taylor 2

A trama gira em torno das maquinações do vilão para tomar para si o poder do Desfazedor e como ele reuniu ao seu redor tanto heróis quanto vilões para alcançar esse objetivo e como os heróis irão se organizar para impedir essa ameaça que pode destruir esse novo mundo que eles lutaram para construir.

A trama tem o selo de aprovação “escrito por Tom Taylor” que garante pelo menos uma nota 3 bacons e daí avaliamos os 2 a mais, entretanto, a saga sofreu um atraso de 2 anos e foi o último trabalho do autor na Marvel, antes de ter assinado exclusividade com a DC Comics.

Só podemos supor como esse atraso e essa pressa da saída do autor pode ter afetado o andamento da história.

Idade das Trevas de Tom Taylor 3

Vale a pena ler Idade das Trevas de Tom Taylor

Ainda que a trama seja bem interessante e traga um ar de novidade para a mesmice que vemos nas histórias, a história segue bem até certo ponto.

Se o plano inicial era que houvessem mais edições e foi necessário encurtar para que o autor pudesse cumprir seus compromissos ou se esse era o plano mesmo, o final da trama parece um tanto quanto corrido e anticlimático considerando tudo o que foi construído até então.

Nos pontos altos, a arte de Iban Coello combina muito com a trama desenvolvida por Taylor.

Além disso os personagens que recebem destaque na trama trazem uma combinação muito interessante de aliados e inimigos e por se tratar de uma história em um mundo paralelo, as apostas e riscos são bem mais altas e permanentes do que as supostas “mega sagas” que irão “mudar tudo” do universo regular.

No geral, ainda que o final seja um pouco mais aguado do que gostaríamos, a trama de Idade das Trevas de Tom Taylor não perde muito de seu brilho e seu ar de novidade, garantindo uma boa diversão para quem está procurando algo além do costumeiro Vingadores do Aaron.

Não deixe de conferir nossas matérias com As Melhores Histórias dos Vingadores e 10 Membros Esquecidos dos Vingadores!

Avaliação: Bom!

Compre Idade das Trevas de Tom Taylor clicando na capa abaixo! .

Idade das Trevas de Tom Taylor Comprar


Créditos:
Texto: João Pedro Maia – JP
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Harleen de Stjepan Sejic (2)

Harleen de Stjepan Sejic – O Ultimato

9 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade