Ultimato do Bacon

Homem Aranha Noir – Baú de HQs

Em 2 de Jul de 2021 3 minutos de leitura

O Homem Aranha Noir foi o primeiro título da iniciativa da Marvel que colocou seus heróis em situações diferentes da que estamos acostumados, ao joga-los nos anos 20 e 30 dos Estados Unidos, mostrando um ambiente muito mais obscuro do que estamos acostumados, ao ver os heróis andando pelas ruas tomadas pelos efeitos da grande depressão e do pós-guerra mundial.

Qual é a trama de Homem Aranha Noir

A trama não perde tempo em começar com a ação, mostrando o Aranha em maus lençóis antes de voltar no tempo para então nos mostrar como chegamos aquela situação.

Em uma Nova York dominada pelo caos da grande depressão dos anos 30, Ben Urich segue seu trabalho como fotografo e repórter para o Clarim Diário quando ele conhece um jovem Peter Parker e sua tia May, engajados em reunir os recém desempregados operários contra as grandes corporações.

Nessa realidade, o tio Ben foi morto por se colocar contra as forças vigentes, que Urich ao tomar pena de Peter resolve mostrar ao rapaz que idealismo é um belo sentimento, mas não tem lugar no mundo, contratando o rapaz como seu assistente, na esperança de apagar as chamas de resistência que ele observa no rapaz, antes que elas acabem por consumi-lo. Afinal, Nova York é dominada pelo Duende e seus asseclas, reunidos dos diversos circos bizarros que eram comuns naquela época.

Assim, além de Norman Osborn como uma pedra no sapato de nosso jovem Peter, espere rostos familiares como Kraven, o Camaleão e um Abutre bizarro e perigoso, que daria medo até em sua versão 616. Sem a ciência do final do século, aqui cada um deles tem uma peculiaridade (trocadilho com aquele livro) que os torna próximos as suas contrapartes.

O Duende é um mafioso com seus asseclas, assombrando o submundo em Homem Aranha Noir

O mundo de 1932 é um mundo sujo e corrupto (tipo Gotham em qualquer ano) e o Duende tem em seus bolsos políticos e policiais para fazer o que bem entender com a cidade. Aos poucos, a influência de Peter acaba afetando Urich que tem sua própria cota de esqueletos do armário, levando-o a questionar se realmente fez as escolhas certas.

Banner Suenero UB

Aqui não há uma feira de ciência. Uma dica sobre uma movimentação suspeita do Duende leva Peter ao lugar certo para que uma picada de aranha lhe conceda os poderes do deus aranha (o que será relevante em seu futuro). Com seus novos poderes e desacreditado com seu mentor, Peter decide lutar uma guerra de um homem só contra Osborn e seu show de horrores.

peter tem poderes misticos em homem aranha noirO jovem Peter é picado por uma aranha que lhe concede os poderes do deus aranha.

Homem Aranha Noir (e sua continuação original) são bem diferentes do que estamos acostumados a ver com relação ao Aranha, se aproximando um pouco mais dos títulos da finada linha MAX. Combinando bem com o estilo “noir” que vemos em filmes e séries por aí, mesmo o Aranha não escapou de carregar uma arma por aí e fazer escolhas que o Peter 616 talvez nunca fizesse. Ainda que eu tenha dito que o jovem é um idealista, a violência da época não passa impune por ninguém.

A história de David Hine e Fabrice Sapolsky é definitivamente um marco muito interessante nas publicações do Aranha e assim como as demais HQs do mundo Noir da Marvel tem uma pegada que casa perfeitamente com a proposta da linha. Quanto a arte de Carmine Di Giandomenico ela também reflete muito bem a atmosfera pretendida pela obra (talvez perdendo um pouco para outros títulos da série).

Aqui no Brasil, a Panini publicou os títulos em encadernados, sendo que o do Homem Aranha Noir infelizmente está esgotado há anos (e é disputado quase a tapas). Resta torcer para que com a publicação da versão mais recente do título (veja o Ultimato aqui), ressurja o interesse da editora em republicar a linha.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!! 


Créditos:
Texto e Edição: João Maia 
Imagens: Reprodução 

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade