Concebido originalmente apenas como uma ilustração para o guia de programação de um evento (saiba mais clicando aqui!), Hellboy se tornou um personagem bem popular. Em Hellboy Sementes da Destruição temos o primeiro arco de histórias do personagem criado por Mike Mignola.
Publicada originalmente entre março e junho de 1994 pela Dark Horse, Sementes da Destruição (Seeds of Destruction) foi roteirizada por John Byrne, mesmo com o enredo sendo de Mike Mignola, este só havia trabalhado como ilustrador e nunca chegou a roteirizar uma história, por isso achou melhor convidar Byrne para roteirizar a primeira história de Hellboy.
No Brasil a história foi publicada pela editora Mythos no encadernado Hellboy Edição Histórica Sementes da Destruição e Hellboy Omnibus Volume 1 – Sementes da Destruição. Se você não tem nada do personagem, recomendo a compra do formato omnibus que traz além da história Sementes da Destruição, outras histórias que compõem os volumes 2 e 3 da Edição Histórica.
Para aqueles que já tem ou preferem a coleção histórica, não deixem de conferir nosso guia de leitura clicando aqui! A edição que tenho e usei como base para o review foi a Edição Histórica.
Primeira ilustração de Hellboy para o guia de programação do evento Great Salt Lake Comic Convention em 1991
Hellboy Sementes da Destruição – O Ultimato
Em Hellboy Sementes da Destruição temos a história de origem do personagem, além de uma de suas “aventuras”. Além de sua origem, acompanhamos Hellboy, Lizz Sherman e Abe Sapien investigando a morte do professor Trevor Bruttenholm, o que os leva até a Mansão Cavendish aonde enfrentam um poderoso inimigo sobrenatural.
Mike Mignola nessa primeira história já estabelece praticamente todos os elementos que viriam a figurar até ao final da série. Para aqueles que gostam de ocultismo e mitologias, Hellboy é uma série fundamental, visto que o autor explorou ao longo dela uma infinidade de elementos do tipo, de folclore Irlandês a mitologia nórdica.
O roteiro de John Byrne é excelente, entregando uma trama com um tom mais voltado para o terror e mistério, mas sem perder aquela pompa de “super-herói”. É interessante ressaltar que Hellboy, ao contrário do que afirmam alguns, não é um anti-herói. Ele está sempre disposto a ajudar e fazer sacrifícios como todo bom herói, e aqui nessa primeira série vemos isso muito bem.
A arte de Mignola é perfeita para esse tipo de trama mais sombria, com momentos bem voltados para o terror. Toda essa mescla de elementos acabam tornando a obra rica, extremamente interessante.
É difícil falar de Hellboy Sementes da Destruição sem entregar detalhes da trama, mas podemos falar sobre o primeiro embate entre Hellboy e Rasputin que ocorre nessa história. Aqui, Rasputin esteve envolvido com os Nazistas na segunda guerra e Mignola aproveita bem toda a “lenda” a cerca do envolvimento dos Nazistas com o ocultismo.
Como resultado da relação entre Rasputin e os Nazistas, temos o surgimento de Hellboy e é aqui que acredito que Mignola tinha muito bem estabelecida a base do personagem, que aos poucos foi se desenvolvendo ao ponto de termos um universo inteiro de histórias, um Mignolaverso (ou seria Hellboyverso?).
Hellboy Sementes da Destruição é uma excelente história para aqueles que curtem tramas sombrias e com temáticas relacionadas ao ocultismo e mitologias. Fico feliz em dizer que ao longo de toda a série, Mike Mignola consegue manter a qualidade da obra, respeitando todos os conceitos estabelecidos aqui nessa primeira série.
Curte Hellboy? Então fique ligado no Ultimato do Bacon pois continuaremos falando sobre Hellboy e não deixe de conferir nosso Guia de Leitura do Personagem clicando aqui e nossa matéria especial sobre Hellboy clicando aqui!

Avaliação: Excelente!
Compre Hellboy Sementes da Destruição clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Diego Brisse
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!