Ultimato do Bacon

Guia dos filmes e especiais de Dragon Ball

Em 21 de Dez de 2023 9 minutos de leitura

Criada por Akira Toriyama, Dragon Ball virou um dos principais shounen de todos os tempos, seu mangá era um dos principais pilares da revista Shonen Jump e a obra ganhou um dos animes mais conhecidos no mundo todo. Logo, Dragon Ball virou um sucesso global. As aventuras de Goku e cia, até hoje, tem uma fanbase poderosa, e com isso, a franquia segue sendo explorada, com mangás, animes, e uma enorme quantidade de produtos.

 No decorrer dos anos, e durante a produção de suas séries de TV, Dragon Ball foi ganhando filmes e especiais. Infelizmente, a maioria das produções não são consideradas canônicas, e no fim, acabam com graves inconsistências cronológicas. Mesmo assim, nesta matéria vamos tentar definir um possível ponto de referência onde a história de cada filme se encaixa.

O ponto positivo é que em 2015, a partir de “A Batalha dos Deuses”, com Toriyama envolvido na produção e no roteiro, as produções a partir de então são consideradas do cânone oficial. Mesmo assim, as produções mais antigas também geram uma boa diversão, além de conseguirem matar a saudade desses personagens e do universo dos guerreiros Z.

Confira nossa lista com Os Melhores Mangás de Akira Toriyama e saiba se Vale a Pena Ler Dragon Ball Super.

Índice

Guia dos filmes e especiais de Dragon Ball

A Lenda de Shenlong

Guia dos filmes e especiais de Dragon Ball

Ano de Lançamento: 1986

Versão alternativa do começo do anime original, da primeira busca das Esferas de Dragão, na qual Bulma conhece Goku, e juntos exploram o mundo para encontrar as esferas e descobrir o que há de verdadeiro na lenda do dragão Shenlong. Aqui, Goku também conhece Yamcha, Oolong, Pual, e Mestre Kame, porém, diferente do que acontece na Saga Pilaf do anime original, aqui o Rei Gurumes é o principal vilão da história.

A Bela Adormecida no Castelo do Diabo

Ano de Lançamento: 1987

Goku e Kuririn vão até o mestre Kame para treinar, mas Kame só aceita treiná-los se eles conseguirem resgatar a Bela Adormecida. Sendo assim eles partem para um castelo amaldiçoado e se deparam com vários monstros. Mesmo com uma nova animação, o filme reutiliza várias cenas da série de TV.

Uma Aventura Mística

Ano de Lançamento: 1988

Goku e Kuririn treinam para um Torneio de Artes Marciais que acontecerá no país Mifan. O Imperador de Mifan, Chaos, tenta encontrar sua querida Lan Lan, que foi sequestrada. Esse filme tem participação especial de personagens de Dr. Slump, outra série criada por Akira Toriyama.

Zona da Morte / Devolva-me Gohan!

Ano de Lançamento: 1989

Esse é o primeiro filme da fase Dragon Ball Z. Na trama, o vilão Garlic Jr. busca vingança para seu pai, que queria ser o Deus da Terra. Para ter seu desejo realizado, seus servos sequestram o filho de Goku, Gohan, com o objetivo de obterem a Esfera do Dragão que ele carrega.

Lugar na Linha do Tempo: O filme possivelmente se passa antes do começo do anime Dragon Ball Z e a chegada de Raditz.

Bardock: O Pai de Goku

Ano de Lançamento: 1990

Esse é o primeiro especial de Dragon Ball Z. O filme retrata a história de Bardock, o pai de Goku. O especial também mostra os primeiros momentos de vida de Goku, assim como o seu envio para o Planeta Terra, além da destruição do seu planeta natal, o Planeta Vegeta, e da morte do seu pai e da raça Saiyajin.

O Homem Mais Forte do Mundo

Ano de Lançamento: 1990

Esse filme mostra o maquiavélico Dr.Willow voltando à vida depois de 50 anos. E agora ele e seu assistente Kochin pretendem derrotar Goku e implantar nele o cérebro de Dr. Willow, que tem o desejo de possuir o corpo do homem mais forte do mundo.

Lugar na Linha do Tempo: Na linha do tempo, o filme possivelmente se passa após a batalha contra Vegeta e antes da viagem à Namekusei.

A Árvore do Poder

Ano de Lançamento: 1990

A semente de uma árvore maligna é jogada na Terra por Tales, um poderoso guerreiro Saiyajin e irá criar raízes e drenar toda a vida e energia do planeta. Eis que Goku e seus amigos são avisados pelo Sr. Kaio da presença da árvore do mal e vão ao encontro de Tales e seu bando, onde travam batalhas incríveis.

Lugar na Linha do Tempo: O filme tem uma inconsistência narrativa – o símbolo na roupa de Goku “Go” só é utilizado após ele completar seu intenso treinamento de gravidade a bordo de sua nave espacial a caminho de Namekusei. Porém no filme, o personagem ainda não se transforma em super sayajin. Ou seja, o filme se passa na Terra no mesmo período que a batalha contra Freeza deveria estar acontecendo.

Lorde Slug / Goku, o Super Saiyajin

Ano de Lançamento: 1991

Um estranho Namekuseijin chamado Slug vem para a Terra em busca das esferas do dragão para realizar seu desejo: tornar-se jovem e poderoso novamente. Depois de atingir seu objetivo, ele resolve destruir o planeta e todos os seus habitantes.

Lugar na Linha do Tempo: Como Goku ainda não se tornou um Super Saiyan, esta história possivelmente se passa antes do confronto final com Freeza. Porém, neste momento Goku deveria estar no meio de sua batalha em Namekusei.

A Batalha do Muito Mais Forte Contra o Mais Forte / Uma Vingança para Freeza

Guia dos filmes e especiais de Dragon Ball

Ano de Lançamento: 1991

Cooler, o irmão de Freeza, esconde dele que um Sayajin (Goku) sobreviveu à destruição do planeta Vegeta. Anos mais tarde, Cooler descobre que o mesmo Sayajin matou o seu irmão e agora deseja vingar sua morte exterminando todos os Sayajins restantes.

Lugar na Linha do Tempo: Possivelmente, o filme se passa naqueles 3 anos que os Guerreiros Z se preparam para a chegada dos Andróides.

O Retorno de Cooler

Ano de Lançamento: 1992

Este filme é uma continuação direta do anterior. Todos pensavam que Cooler, o terrível irmão de Freeza, havia sido vencido por Goku. Porém ele está de volta e muito mais poderoso. Cooler vai ao planeta Novo Namekusei, a terra natal de Piccolo, e começa a escravizar todos usando seu exército de robôs. Os Guerreiros Z ficam sabendo dos acontecimentos e assim, Goku e seus amigos partem para lá. Porém, o que os heróis não esperavam era que Cooler havia ficado muito mais forte. O vilão, agora usando um tipo de armadura metálica, é chamado de Metal Cooler.

Lugar na Linha do Tempo: Possivelmente, esse filme se passa após Dende ser escolhido como kami-sama da Terra e antes dos jogos de Cell, durante o tempo que os Guerreiros Z estavam esperando chegar o dia da batalha final contra o vilão. 

Super Andróide 13! / O Retorno dos Andróides

Ano de Lançamento: 1992

Esse filme começa relembrando a destruição do Dr. Gero pelas mãos dos andróides nº 17 e 18, fatos ocorridos na saga de Cell. O seu misterioso computador logo desperta novos andróides malignos. Os andróides foram programados para destruir Goku e para encontrar os guerreiros Z, eles começam a destruir a cidade.

 Lugar na Linha do Tempo: Uma teoria forte diz que esse filme se passa em uma linha do tempo paralela da série original, mas tentando encaixá-lo na linha que conhecemos, o lugar mais apropriado seria após a morte do Dr. Gero mas antes de Cell chegar à sua forma perfeita.

Gohan e Trunks – Guerreiros do Futuro

Ano de Lançamento: 1993

Aqui temos mais um especial de TV da franquia. Baseado em um capítulo extra do mangá da série, ele descreve uma versão alternativa do futuro, na qual Goku morre do vírus do coração que o aflige durante a investida dos androides, e um adolescente chamado Trunks tenta derrotá-los enquanto eles devastam a Terra. O filme funciona muito bem como um prólogo da saga de Cell que acompanhamos no anime original.

Broly, O Lendário Super Saiyajin / O Poder Invencível

Guia dos filmes e especiais de Dragon Ball

Ano de Lançamento: 1993

Mesmo fora do cânone oficial, esse filme catapultou Broly como um dos personagens preferidos dos fãs da franquia. Na trama, o Sr. Kaioh percebe que a Galáxia do Sul está sendo destruída por um Super Saiyajin. Logo, ele descobre que a Galáxia do Norte será o próximo alvo desse novo vilão. Ele decide, então, contactar Goku para rastrear o lendário Super Saiyajin e tentar salvar a Galáxia.

Lugar na Linha do Tempo: Possivelmente, o filme se passa poucos dias antes dos jogos de Cell.

A Galáxia no Limite! Um Cara Muito Incrível / A Batalha Nos Dois Mundos

Guia dos filmes e especiais de Dragon Ball

Ano de Lançamento: 1993

Uma série de criminosos e mercenários espaciais foram libertados. O líder dos vilões, Bojack, também teve seu selo quebrado quando Goku usou o teletransporte para que Cell explodisse no planeta do Senhor Kaioh. Logo, ele vai então para a Terra participar de um torneio de artes marciais, organizado por um homem rico e muito poderoso – o Sr. Money. Trunks, Yamcha, Gohan, Piccolo e Tenshinhan também participam do torneio.

Lugar na Linha do Tempo: Possivelmente alguns meses após o fim da saga de Cell.

O Retorno do Guerreiro Lendário – A Segunda Vinda de Broly / Segundo Perigo! O Super Guerreiro não consegue dormir!

Guia dos filmes e especiais de Dragon Ball

Ano de Lançamento: 1994

Sete anos já se passaram desde que Goku derrotou Broly. Agora Gohan cresceu, Goten é uma pequena criança e Goku está morto. Durante uma tarde, enquanto procura pelas esferas do dragão junto com Videl e Trunks, Goten se aterroriza e começa a chorar baixo, o que faz com que o gelo que Broly estava congelado trincar, logo que o lendário sayajin escuta o choro de Goten e lembra-se do choro de Goku quando eles eram bebês. Ele desperta fazendo com que a guerra recomece, mas desta vez sem a presença de Goku.

Lugar na Linha do Tempo: O filme possivelmente se passa durante o arco do Grande Saiyaman, no começo da Saga Boo, pouco tempo antes de Goku voltar do mundo dos mortos para participar do 25º Torneio de Artes Marciais.

O Combate Final: Bio-Broly

Ano de Lançamento: 1994

Mr. Satan, Androide 18, Goten e Trunks encontram um laboratório e descobrem lá um clone de Broly. As crianças e a andróide tentam destruir o clone que está adormecido, mas acaba acordando Broly. Agora, Goten e Trunks tem que lutar como nunca para derrotar esse perigoso inimigo.

Lugar na Linha do Tempo: O filme possivelmente se passa durante a Saga Boo, logo após o 25º Torneio de Artes Marciais.

O Renascimento da Fusão – Uma Nova Fusão: Gogeta / O Retorno da Fusão!! Goku e Vegeta

Ano de Lançamento: 1995

Depois de uma tremenda confusão no Mundo dos Mortos, vilões conhecidos (Freeza, Cell, etc.) voltam à Terra. Goku, o Grande Saiyaman e Gotenks vão investigar o que estava ocorrendo, em decorrência de um evento paranormal que atinge o mundo dos mortos. Como consequência disso, um jovem se transforma em Janemba, um inimigo muito parecido com Majin Boo, mas com o poder de transformar objetos em cristais. O mundo e o único meio de vencer é uma técnica super difícil que é a fusão.

Lugar na Linha do Tempo:  O filme possivelmente se passa durante a saga Boo, pouco antes do Super Boo aparecer.

O Punho do Dragão explode! Se não for Goku, quem conseguirá? / O Ataque do Dragão!

Ano de Lançamento: 1995

Neste filme, um ser misterioso chamado Hoy chega na Terra e pede para que os Guerreiros Z  ajudem a usar as esferas do dragão para libertar o lendário guerreiro Tapion. Com raiva de ter sido liberto, Tapion pede que seja selado novamente numa caixa, e logo fica furioso em saber que ela está quebrada. Ele esconde o fato que estava segurando a parte de cima da criatura chamada Hildegarn em seu corpo.

 Lugar na Linha do Tempo: Este filme possivelmente se passa pouco tempo depois da batalha final contra Majin Boo.

A Caminho do Poder

Guia dos filmes e especiais de Dragon Ball

Ano de Lançamento: 1996

Lançado em comemoração aos 10 anos da franquia na TV, o filme reconta o começo da série original, misturando os dois primeiros arcos da obra, com Goku encontrando Bulma pela primeira vez, e também o Mestre Kame, Oolong, e Yamcha, além de apresentar a lenda das esferas do dragão. Como o filme foi lançado no mesmo período de Dragon Ball GT, os traços utilizados, além das cores e técnicas de animação, são todos vindos da série, o que traz um contraponto interessante de quando vimos essas histórias no anime original, lançado em 1986.

O Legado do Herói

Ano de Lançamento: 1997

Especial da fase GT, 100 anos após a derrota dos Dragões Malignos por Goku, a Terra vive em paz e os Guerreiros Z de outrora faleceram, restando apenas Pan. Após ir ao cemitério prestar respeito ao seu antepassado junto com seu neto, o menino Goku Jr., ela decide treiná-lo, apesar da falta de confiança dele nas próprias habilidades. Quando Pan adoece, Goku Jr. procura um meio de curá-la, o que o levará para uma nova jornada em busca das lendárias Esferas do Dragão.

Episódio de Bardock

Ano de Lançamento: 2011

O mangá de 3 capítulos, criado por Naho Ooishi, foi adaptado num episódio original de 20 minutos. O episódio é uma espécie de continuação do filme anterior do personagem – “Bardock, O Pai de Goku”. Aqui neste episódio especial, Bardock sobreviveu à destruição do planeta Vegeta e é mandado para o passado, combatendo o ancestral de Freeza, chamado Chilled.

A Batalha dos Deuses

Ano de Lançamento: 2013

A partir daqui, começam os filmes canônicos da franquia, pois além do envolvimento profundo do próprio Akira Toriyama na criação, produção e roteiro, os acontecimentos dos filmes foram adaptados (mesmo com algumas pequenas alterações) ou citados no mangá de Dragon Ball Super. É apresentado que Beerus, o deus da destruição, despertou depois de anos. Ao escutar que um Super Saiyajin conseguiu vencer Freeza, Beerus vai atrás de Goku e de um suposto Deus Sayajin. Agora, Goku precisa se preparar para enfrentar uma força inimaginável.

Lugar na Linha do Tempo: A Batalha dos Deuses ocorre 6 meses após o fim da luta contra Majin Boo.

O Renascimento de Freeza

Ano de Lançamento: 2015

Sequência da Batalha dos Deuses, na trama, Sorbet e Tagoma são dois remanescentes do exército de Freeza, que chegam à Terra em busca das Esferas do Dragão para ressuscitar o seu antigo líder. Eles conseguem trazer de volta o vilão, e cabe novamente à Goku recrutar os guerreiros Z para unirem suas forças e afastar de uma vez por todas esse inimigo.

Lugar na Linha do Tempo: O filme se passa mais ou menos 1 ano após os acontecimentos da Batalha dos Deuses.

Dragon Ball Super: Broly

Ano de Lançamento: 2018

Finalmente, o vilão Broly entrou no cânone oficial da franquia, através deste filme.

Goku, temendo forças desconhecidas, passa todo seu tempo treinando. Mas, um Saiyajin desconhecido aparece para Goku e Vegeta: Broly. Como pode um Saiyajin – supostamente, tinham sido todos aniquilados – aparecer na Terra? Uma batalha feroz é esperada entre estes três Saiyajins, que seguiram destinos diferentes. O filme ainda conta com um prólogo contando em detalhes a destruição do Planeta Vegeta e a decisão de Bardock e Gine de salvar o filho Kakarotto.

Lugar na Linha do Tempo: O filme se passa meses após o Torneio do Poder (o último arco do anime de Dragon Ball Super).

Dragon Ball Super: Super Hero

Ano de Lançamento: 2022

Na trama, Goku e Vegeta continuam seu treinamento com Whis, enquanto isso na Terra, o Exército Red Ribbon é revivido e liderado pelo Comandante Magenta e o Oficial Carmine. Os dois recrutam o Dr. Hedo para colocarem em prática seu plano de vingança. Sob a orientação de Hedo, o Exército cria dois novos andróides, Gamma 1 e Gamma 2. Estes dois andróides – que se intitulam “super-heróis” – decidem atacar Piccolo e Gohan!

Lugar na Linha do Tempo: O filme ocorre após o arco do mangá de Granola, e cerca de 3 anos após a batalha contra Broly.


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

DC divulga segundo trailer de Pennyworth, série derivada do universo de Batman

24 de Abr de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade