por João Maia

 

Muitas pessoas devem estar acostumadas a pensar em Godzilla e se lembrar do filme de 1998 dirigido por Roland Emmerich. Claro que aquele Godzilla mal lembrava o monstro pré-histórico (pré-humanidade talvez), se assemelhando a um Tiranossauro Rex em que alguém fez experimentos… talvez reaproveitado de algum Jurassic Park.

De qualquer forma, esse Godzilla gerou um certo desconforto com o pessoal do Japão (aliás como qualquer coisa originada do Japão em que os EUA botam as mãos), uma vez que no filme o Godzilla é um monstro simplesmente atacando a cidade.

Já para os japoneses, por muitas vezes Godzilla foi um herói. Gojira, como é conhecido no Japão, seria uma resposta natural dos ataques das bombas atômicas, sendo despertado para proteger os japoneses, enquanto diversos de seus adversários eram alegorias de nações rivais.

De qualquer forma, ao longo de 65 anos de história, o personagem da Toho passou por diversas eras, reboots e adaptações. Afinal, são 35 filmes. TRINTA E CINCO. Sendo 32 produzidos pela Toho, 1 da TriStar (o de 1998) e os dois mais recentes da Legendary e seu MonsterVerse.

 

Godzilla - Um pouco dos 65 anos e considerações sobre o novo longa 1

Conheça o iRex (Indominus Rex)… digo, Godzilla de 1998.

 

Agora vou falar um pouco sobre nostalgia. Não assisti a todos os filmes do Godzilla, mas Mothra e King Ghidorah tem um lugar especial no meu coração, afinal fizeram parte da minha infância (pelo menos do pouco que eu me lembro). Não me lembro dos detalhes dos filmes (que eu inclusive achava que haviam sido exibidos pela Manchete, mas segundo uma pesquisa realizada pelo meu editor chefe Diego foram exibidos na verdade pelo SBT), mas sempre me lembrava de Godzilla e de Mothra.

Ok, chegamos ao ponto depois de cansá-los com todos esses fatos. São 35 filmes ao longo dos quais Godzilla teve diversos aliados e inimigos e que agora a Legendary está reunindo para seu MonsterVerse (um universo compartilhado). Longo que foi anunciado (na cena pós-crédito do filme Kong: A Ilha da Caveira em 2017), fãs mais fervorosos reconheceram de imediato as silhuetas de Mothra, Ghidorah e Rodan. Três monstros quase tão icônicos quanto os próprios personagens titulares.

 

Godzilla - Um pouco dos 65 anos e considerações sobre o novo longa 2

Godzilla enfrente Ghidorah em pintura rupestre, cena pós-créditos de Kong: A Ilha da Caveira

 

A partir de aqui o texto conterá spoilers para quem ainda não viu Godzilla II – Rei dos Monstros (confira nossa crítica sem spoilers aqui).
 

Como eu mencionei, Godzilla tem uma galeria de vilões e aliados (quase o Batman), e desde os trailers foi possível perceber que além do “big four”, haveriam outros “titãs” (denominação adotada para os monstros no filme). Diversas teorias rodaram a internet sobre que outros monstros do folclore do nosso querido lagartão dariam as caras no filme. O filme chegou e tivemos a resposta: Nenhum.

Isso mesmo meus camaradas, nenhum dos outros titãs que aparecem no filme, primeiro despertando ao chamado de Ghidorah e depois se ajoelhando diante de Godzilla, são monstros da Toho.

 

Godzilla - Um pouco dos 65 anos e considerações sobre o novo longa 3

 

Ainda que pareçam ser inspirados em monstros clássicos, os titãs, nomeados como Baphomet, Typhoon, Abaddon, Bunyip e Methuselah são criações inteiramente novas, mais um indicativo de que a Legendary tem grandes planos para o seu MonsterVerse.

 

Godzilla - Um pouco dos 65 anos e considerações sobre o novo longa 4

Godzilla - Um pouco dos 65 anos e considerações sobre o novo longa 5

Aliás, ainda que não seja visto, há diversas menções a Kong e a Ilha da Caveira durante o filme, e os créditos funcionam como uma maneira de estabelecer parte do “lead up” para o próximo filme anunciado da franquia, Godzilla vs Kong.

 

Godzilla - Um pouco dos 65 anos e considerações sobre o novo longa 6

Aaaah, o filme contém uma cena pós-créditos, que dependendo do quão “loucos” o pessoal da Legendary estiver disposto a ficar para garantir um ar nostálgico da franquia (que teve momentos bem loucos ao longo desses mais de sessenta anos), pode indicar que em breve teremos o retorno de Ghidorah em uma de suas formas mais mortíferas, além de abrir caminho para os monstros do tipo “mecha” (monstros parte robôs).

 

Godzilla II – Rei dos Monstros

Sinopse: Na sequência do sucesso mundial de "Godzilla" e "Kong: A Ilha da Caveira", chega o próximo capítulo do MonsterVerse da Warner Bros. Pictures e da Legendary Pictures para os cinemas: Godzilla II: Rei dos Monstros, uma aventura de ação épica que coloca Godzilla contra alguns dos monstros mais conhecidos da história da cultura popular.

 

Godzilla - Um pouco dos 65 anos e considerações sobre o novo longa 7

 

Trailer:

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon