Ultimato do Bacon

Flash e Lanterna Verde A Guerra dos Gorilas de Mark Waid e Gerard Jones – O Ultimato

Em 18 de Out de 2023 4 minutos de leitura

Wally West acabou de assumir o manto do Flash e chegou a hora dele enfrentar um dos mais brutais inimigos de seu tio Barry: O Gorila Grodd. A trama, que envolve ainda Hector Hammond e Hal Jordan, é o primeiro crossover entre os dois heróis desde que Wally assumiu o manto de seu mento. Essa é basicamente a premissa de Flash e Lanterna Verde: A Guerra dos Gorilas de Mark Waid e Gerard Jones.

A trama foi originalmente lançada em 1992 nas revistas do Flash e do Lanterna Verde e teve quatro partes. Waid e Jones eram, na época, os roteiristas responsáveis pelos títulos do Flash e do Lanterna Verde. O crossover Flash e Lanterna Verde: A Guerra dos Gorilas chegou ao Brasil apenas em 2023 em “A Saga do Flash” #2.

Dica para o leitor: Se você é fã desses dois personagens não deixe de conferir nossas listas de Melhores HQs do Flash e Melhores HQs do Lanterna Verde.

Flash e Lanterna Verde A Guerra dos Gorilas de Mark Waid e Gerard Jones (4)

Dois dos maiores heróis da DC enfrentam um team-up de vilões na HQ Flash e Lanterna Verde: A Guerra dos Gorilas de Mark Waid e Gerard Jones

A trama da HQ Flash e Lanterna Verde: A Guerra dos Gorilas de Mark Waid e Gerard Jones

Barry Allen está morto e Wally West, o antigo Kid Flash, assumiu seu legado. Ele agora precisa construir seus próprios laços heróicos enquanto prova que é digno de assumir o legado do Velocista Escarlate. Nada melhor do que enfrentar um dos mais icônicos inimigos para se provar, certo?

A narrativa se inicia mostrando que Grodd está preso na cidade Gorila e se corresponde com alguém do mundo externo com permissão de seus captores. Essa correspondência é, em tese, um jogo de xadrez. Logo descobrimos que no meio dos comandos do jogo se escondem instruções de fuga e também descobrimos que ele está se comunicando com Hector Hammond – um conhecido vilão do Lanterna Verde.

Os dois descobriram que a origem dos poderes de Hector e da cidade Gorila estão interligados: ambos foram alterados por dois fragmentos espaciais que conferiram poderes. Juntos eles descobriram a existência de um terceiro fragmento e o plano é óbvio: escapar para encontrar o fragmento e usar seu poder para dominar o mundo!

Flash e Lanterna Verde A Guerra dos Gorilas de Mark Waid e Gerard Jones (2)

Hector Hammond e Gorila Grodd se unem na HQ Flash e Lanterna Verde: A Guerra dos Gorilas de Mark Waid e Gerard Jones

O plano, extremamente caricato e pouco inspirado, passa longe de empolgar, o que fica a cargo dos outros elementos da trama. A primeira parte da história mostra Hal Jordan sendo informado não só da fuga de Grodd mas também do secreto Gabinete dos Animais Amplificados.

Comandando pelo Detetive Chimp, o local é uma agência governamental de animais que também foram afetados pelos tais fragmentos e se uniram ao governo para atuar em casos como esse – Rex, o Cão Maravilha é um dos integrantes do Gabinete e acompanha Jordan na sua viagem.

A primeira parte da história termina mostrando a chegada de Jordan na África para lidar com o problema e encontrando o Flash. A segunda parte, de maneira muito inspirada, mostra a jornada do Velocista Escarlate até aquele momento de encontro com Hal (adoro quando as HQs mostram os mesmos eventos sob duas óticas diferentes!).

A partir daí vemos os heróis se unindo e enfrentando situações bizarras por conta da parceria dos dois vilões. É bacana perceber como Waid e Jones fazem questão de criar uma dinâmica diferente entre os personagens mostrando claramente que o entrosamento que Hal tinha com Barry não vai se repetir com tanta facilidade com o novo detentor do manto de Homem mais Rápido do Mundo.

É justamente essa dinâmica entre os heróis que faz a leitura valer a pena. Grodd não está particularmente ameaçador e Hammond parece caricato demais mas as interações entre os heróis e outros coadjuvantes (como Detetive Chimp – ou detetive Bobo e Rex, o Cão Maravilha) salvam a HQ e fazem a leitura ser marcante pelas bizarrices que apresenta.

Flash e Lanterna Verde A Guerra dos Gorilas de Mark Waid e Gerard Jones (2)

Hal e Wally são profundamente afetados pelos fragmentos espaciais na HQ Flash e Lanterna Verde: A Guerra dos Gorilas de Mark Waid e Gerard Jones

Flash e Lanterna Verde: A Guerra dos Gorilas de Mark Waid e Gerard Jones é o típico encontro entre super-heróis que esperamos: muita ação, confrontos entre os protagonistas (sejam eles físicos ou ideológicos) e situações que exigem colaboração entre eles. Passa longe de ser o crossover mais marcante entre eles (esse título fica, para mim, com uma outra história de Waid chamada Flash e Lanterna Verde de Volta a Era de Prata) mas é inegável que funciona e se destaca pela nova dinâmica que vem com a mudança de Barry para Wally.

Vale dizer que as artes de Greg Larocque e M. D. Bright são extremamente funcionais e tem um ar de anos 90 que deixa, nos dias atuais, a leitura com uma característica ainda mais vintage. Se você curte os tradicionais encontros entre super-heróis e é fã dos dois protagonistas é muito possível que a HQ te agrade em cheio e o legal é que ela não pressupõe grandes conhecimentos prévios – dá para embarcar de cabeça na leitura sem muita contextualização. 

Flash e Lanterna Verde: A Guerra dos Gorilas de Mark Waid e Gerard Jones é uma boa pedida para quem quer revisitar os anos 90 da DC Comics!

Confira as Melhores Histórias da Editora das Lendas na nossa lista de Melhores HQs da DC Comics

Avaliação: Bom!

Compre Flash e Lanterna Verde: A Guerra dos Gorilas de Mark Waid e Gerard Jones Clicando na Capa Abaixo:

Flash e Lanterna Verde A Guerra dos Gorilas de Mark Waid e Gerard Jones Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Novos Mutantes

Novos Mutantes (2020) – O Ultimato

24 de Out de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade