Ultimato do Bacon

Fax de Sarajevo por Joe Kubert – O Ultimato

Em 24 de Jul de 2023 4 minutos de leitura
Fax de Sarajevo por Joe Kubert (4)

Uma emocionante e desesperadora história real sobre a guerra espera pelo leitor na premiada HQ Fax de Sarajevo por Joe Kubert. A narrativa, originalmente lançada em 1996 pela Dark Horse, mostra o desespero do editor Ervin Rustemagic e sua família que viviam em Sarajevo durante o cerco que foi feito à cidade em 1992. Considerado o mais longo das guerras modernas, o cerco ocasionou a morte de mais de 12.000 bósnios.

Durante o cerco, Ervin Rustemagic se comunicava com colegas e amigos do mundo exterior através de uma máquina de fax. Um desses amigos era Joe Kubert e é através dos relatos recebidos em centenas de faxes que o autor concebe e cria Fax de Sarajevo.

A obra chegou ao Brasil em 2016 pelas mãos da editora Via Leitura. A HQ, que ganhou prêmios como Eisner, Harvey e o do Festival Internacional de Angoulême, traz alguns dos faxes enviados por Ervin Rustemagic e tem ainda uma rica galeria de fotos que tangibiliza mais para o leitor a vida e a família do protagonista.

Dica para o leitor: Se você quiser conhecer outros grandes trabalhos de Kubert, vale conferir nossa lista de Melhores HQs de Joe Kubert.

Fax de Sarajevo por Joe Kubert (1)

Atos cruéis e desumanos são retratados na HQ Fax de Sarajevo por Joe Kubert

A trama da HQ Fax de Sarajevo por Joe Kubert

A maioria das histórias de guerra retrata heróis que lutam no front para combater o inimigo, certo? A HQ de Kubert também traz um herói, sem sombra de dúvida, mas ele está lutando ao lado de sua esposa para manter seus filhos a salvo em um cenário desesperador em todos os sentidos.

A narrativa é de emocionar qualquer leitor e o foco é no desespero e nas ações que os protagonistas são obrigados a tomar para sobreviver. Dirigir um carro que está sendo alvejado, se esconder com medo de bombas e granadas, fugir da casa que está sendo destruída.. Essas cenas saídas de filmes passam a ser corriqueiras na vida da população de Sarajevo.

Ervin Rustemagic é um editor de sucesso que vive em Sarajevo com sua esposa Edina e dois filhos. A vida dos dois muda drasticamente quando a cidade é cercada e isolada do resto do mundo pelo exército sérvio.

A guerra havia começado e a crueldade dos inimigos era grande e imparável: bombas, snipers cruéis que matavam crianças, tanques destruindo casas.. Cada uma dessas ameaças começa a adentrar a cidade e o que vemos é uma população tentando sobreviver no meio de um caos indescritível.

Ervin Rustemagic teme pelo destino de seu país em Fax de Sarajevo por Joe Kubert

Ervin Rustemagic tem consciência do perigo que a cidade ocupada representa e logo itens básicos como luz, água e alimentos começam a se tornar escassos. O autor ainda tenta manter uma certa normalidade e rotina de trabalho, mas logo isso se torna uma tarefa impossível.

Desde o começo ele dialoga com seus amigos e conhecidos de outros países através de uma máquina de fax e aos poucos esses diálogos vão se tornando cada vez mais dramáticos – principalmente quando Rustemagic decide que é hora de tirar sua família do país.

Muitas passagens impressionam nessa obra, mas talvez o mais marcante seja ver as pessoas buscando uma rotina/normalidade em um cenário de terror. Em dado ponto o protagonista diz que se surpreende com o quanto as pessoas são adaptáveis e é bem isso que a HQ nos mostra. É claro que vemos as marcas psicológicas que são criadas em uma situação tão extrema, mas ver a resistência de cada um é simplesmente inspirador.

Fax de Sarajevo por Joe Kubert (3)

O medo causado pela guerra ganha os holofotes na HQ Fax de Sarajevo por Joe Kubert

Além de mostrar a realidade da família Rustemagic (narrada e contada pelo próprio nos faxes que foram enviados) a obra também mostra a ineficiência do resto do mundo no momento que precisa lidar com o conflito.

A noção de tempo é muito diferente para quem está em uma situação de risco extremo – a narrativa faz questão de retratar isso (um dia sendo alvo de bombas é muito tempo!) – e a maioria dos políticos e autoridades parece não perceber a urgência ou simplesmente não quer entrar em rota de colisão direta com o país agressor. Quem acompanha as notícias talvez veja muitas similaridades entre esse caso e o mais recente conflito europeu.

Tudo acontece muito rápido e a sensação de mudança constante é uma realidade para o leitor que está acompanhando a família Rustemagic.

É interessante perceber como as ações da família para sair de Sarajevo vão se tornando cada vez mais desesperadas e perigosas conforme o tempo avança e o desespero toma conta. A resiliência deles e dos outros personagens mostrados na HQ é inspiradora – para exemplificar podemos dizer que diversas tentativas de fuga deram errado e mesmo assim os Rustemagic não deixaram de tentar e de ter esperança.

A leitura intercala a quadrinização de Kubert com alguns faxes trocados que se relacionam com os eventos mostrados e cabe a nós leitores compararmos as narrativas. Me parece que Kubert foi muito cuidadoso ao fazer a adaptação e os documentos se encaixam perfeitamente no que é mostrado. O que, infelizmente, é bem assustador.

Fax de Sarajevo por Joe Kubert (5)

Ervin Rustemagic e sua família se abrigam em um hotel na HQ Fax de Sarajevo por Joe Kubert

Fax de Sarajevo por Joe Kubert é uma HQ de guerra diferente do que estamos acostumados. A obra retrata o drama real de uma família em busca de segurança e é a inventividade e insistência de Ervin Rustemagic que fazem toda a diferença para que o desfecho seja positivo. Além de retratar muito bem o emocional dos protagonistas, a narrativa ainda consegue tecer duras críticas a atuação dos outros países e ao modus operandi cruel e desumano do exército invasor.

Se você fizer a leitura pensando que essa é só mais uma HQ de guerra, talvez ela não te impacte tanto e não pareça tão especial. Mas se você estiver disposto a mergulhar na história da família Rustemagic, a sua sensação vai mudar. As fotos, faxes e relatos de Kubert presentes na HQ tangibilizam o sofrimento retratado na obra e nos fazem refletir muito.. Impressionante do começo ao fim – seja como narrativa gráfica, seja como documento de registro de grandes atrocidades cometidas em guerra.

Avaliação: Impecável!

Compre Fax de Sarajevo por Joe Kubert Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade