Ultimato do Bacon

El Sueñero de Enrique Breccia – O Ultimato

Em 14 de Jun de 2021 3 minutos de leitura

Prepare-se para embarcar em uma viagem no que há de melhor nos quadrinhos argentinos! El Sueñero de Enrique Breccia é uma daquelas histórias que possuem tantas camadas que muito provavelmente vai agradar leitores de gostos, idades e referências diferentes. O humor ácido da trama aliado a alta imprevisibilidade dos roteiros e a bela arte gera um resultado final único.

El Sueñero de Enrique Breccia foi originalmente lançado em capítulos de oito páginas nos anos 80 na Argentina (na revista Fierro) e ganhou uma continuação publicada 20 anos depois. Os capítulos originais – e a continuação – chegaram ao Brasil em 2021 em uma bela edição capa dura da Editora Trem Fantasma. Vale salientar que a edição ainda traz extras interessantes que ajudam o leitor a se situar no ambiente no qual a obra foi publicada.

Observação para os leitores: El Sueñero é uma obra de humor ácido que mistura mitologia e uma trama bem pensada para fazer críticas a sociais – a grande maioria direcionada ao ambiente da Argentina na década de 80. Se você não sabe nada sobre o período ditatorial argentino, você vai conseguir curtir a HQ tranquilamente – seja pela envolvente trama ou por captar que aquelas críticas se aplicam (de maneira geral) a diversos outros países e momentos. Se você conhece mais sobre a história dos nossos vizinhos, a HQ está recheada de referências e críticas que você vai entender profundamente.

El Sueñero de Enrique Breccia não tem contra indicação! =)

Ñato precisa salvar o futuro na HQ El Sueñero de Enrique BrecciaÑato precisa salvar o futuro na HQ El Sueñero de Enrique Breccia

.

A trama da HQ argentina El Sueñero de Enrique Breccia

A trama de Breccia começa nos apresentando um futuro distópico onde a humanidade padece de… tédio! O ano é 3.412 D.C e ficou conhecido como o “ano da peste sútil”. Após muito tempo, a humanidade encontrou a paz e até os guerreiros mais assíduos pela batalha, perderam o incentivo e a vontade de lutar. Parece bom certo?

Mas não é. Tão acostumada a guerra, a humanidade não sabia o que fazer com a paz e logo a “peste sútil” começou a dizimar a população – que não tinha forças para combater o ócio. Os sábios mais ilustres olharam para o passado e se inspiraram no Sirko Roman-Ho (você entendeu a referência, né?) para resolver o problema: eles decidem criar uma grande arena onde ferozes batalhas acontecerão! O problema? Ninguém mais tem ânimo de lutar.. e é aí que entra o protagonista: o mercenário chamado Ñato.

Ñato viaja pelo tempo para reunir os lutadores que o futuro precisa na HQ El Sueñero de Enrique Breccia

.
Banner Suenero UB

Ñato é convocado pelos sábios para viajar pelo tempo em busca de lutadores que possam ser atrações no Sirko que o futuro precisa para fugir do tédio. Primeira parada? Grécia antiga onde Ñato vai buscar o mitológico Minotauro. As viagens do protagonista levam ele aos mais variados lugares: Inglaterra vitoriana, mares infestados de piratas e terras povoadas por lobisomens e inimigos Gorilas.. Pode tudo em El Sueñero e nunca sabemos para onde Breccia nos levará em seguida. 

É importante falarmos sobre o protagonista. Em uma história onde temos uma premissa de “salvação do futuro” é normal que esperemos um tipo no estilo Indiana Jones e Han Solo, certo? Ñato não tem absolutamente nada a ver com esse arquétipo e vemos um personagem que é um tremendo “filho da mãe” – o próprio Breccia estabelece isso ao colocar o protagonista interagindo com Teseu (o que ele faz com o pobre herói grego é de doer).

Minotauro é a primeira presa de Ñato na HQ El Sueñero de Enrique Breccia

El Sueñero de Enrique Breccia é uma HQ que só melhora com o passar dos capítulos: os seres capturados passam a participar ativamente da história e fica claro que não existe uma “fórmula de caçada da semana”. Cada edição é diferente da anterior. O próprio autor comenta: 

“As circunstâncias que fizeram surgir El Sueñero são irrepetíveis…Desenhava o que escrevia, escrevia o que desenhava com um alto grau de improvisação”. 

A edição da Trem Fantasma é um verdadeiro presente aos fãs de Breccia e acaba sendo uma excelente porta de entrada para novos leitores que vão acompanhar nos extras o contexto no qual a obra se insere e poderão aproveitar ao máximo essa obra que tem tudo para agradar: desde a bela arte, passando por um roteiro muito acima da média e com um humor ácido bem afiado!

Avaliação: Excelente!

Quer conhecer outras obras trazidas pela Trem Fantasma? Confira nosso review sobre Mugiko de Gianfranco Manfredi, Sangue e Gelo de Tito Faraci e Morgan de Hugo Pratt.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade