Ultimato do Bacon

Dylan Dog Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago – O Ultimato

Em 20 de Out de 2023 4 minutos de leitura

O Investigador do Pesadelo é colocado novamente frente a frente com uma das personagens mais assustadoras que já apareceram em sua HQ: Mater Morbi. A entidade, também conhecida como a mãe das doenças, retorna em Dylan Dog Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago e seu objetivo é claro: levar o protagonista para o seu lado. Um mergulho no passado e no presente do detetive esperam pelo leitor nessa HQ!

A obra Dylan Dog Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago foi lançada em 2016 para comemorar os 30 anos de vida editorial do icônico personagem da Bonelli. Segundo os próprios autores a história funciona tanto para quem já conhece o personagem quanto para quem está tendo as primeiras experiências e só quer uma boa história fechada (meu caso). A HQ de 108 páginas tem uma arte impressionante (Gigi Cavenago entrega algo realmente marcante!) que faz a gente realmente mergulhar na proposta do roteiro. A obra já foi publicada no Brasil duas vezes pela Mythos em 2018 e 2019. 

Dica para o leitor: Li a HQ de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago sem conhecer muito de Dylan Dog. É nítido que existem sim situações que eu não compreendi bem, mas independente disso a obra funciona como uma leitura cativante e divertida – e valeria só pela deslumbrante arte. 

Se quiser ler alguns contos curtos para mergulhar nesse universo, recomendamos Dylan Dog Almanaque do Pesadelo 1.

Dylan Dog Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago (3)

O passado do Investigador do Pesadelo é abordado na HQ Dylan Dog de Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago 

A trama da HQ Dylan Dog de Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago

Uma das personagens mais assustadoras e marcantes do universo de Dylan Dog está de volta e o leitor vai descobrir que ela está ligada a um evento marcante e traumático do passado do herói. A obra mescla situações de presente e passado em uma narrativa assustadora que é brilhantemente ilustrada por Gigi Cavenago. 

Tudo funciona na obra: o clima soturno, a construção dos personagens e a própria proposta da história! E isso sendo dito por um leitor que entende pouco desse universo. Tenho certeza que “deixei passar” boa parte das referências durante a leitura e mesmo assim a narrativa funciona. Vale destacar que a edição possui um ótimo editorial que tem as referências a aventuras anteriores mapeadas, fala mais da antagonista e ainda estabelece o básico sobre Dylan para quem não o conhece. Ótima contextualização.

O passado de Dylan Dog em um navio antigo vai sendo mostrado e logo vemos que a versão criança do detetive está sofrendo com alguma doença que parece (ao menos aos olhos da mãe) ter origem sobrenatural. A determinação do pai em salvar o filho usando a ciência se mescla a um cenário assustador que parece saído de um horrível pesadelo.

Dylan Dog Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago (2)

Pesadelos assustadores perseguem o protagonista na HQ Dylan Dog de Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago

Esse cenário do passado dá lugar a um presente atormentado onde a assustadora Mater Morbi parece determinada a enlouquecer o protagonista. A trama se desenvolve nessas duas frentes e mostra que a vilã simplesmente não desiste. Por mais que o presente se desenvolva de forma interessante, é inegável que é na “trama do passado” que temos as situações mais interessantes e vemos até a vilã confrontar diretamente a mãe de Dylan Dog.

O roteiro de Roberto Recchioni é muito hábil e consegue envolver bem até o leitor (como é o meu caso) que não tem conhecimento prévio ou apego aos personagens.

Eles tem suas características muito bem construídas e é interessante perceber que Dylan cede o protagonismo para sua mãe e para a vilã – são elas os motores da trama e são as ações delas que acabam moldando o personagem.

Se o roteiro impressiona, o que dizer da arte? Cada página de Gigi Cavenago é – sem exagero – um espetáculo. Ele dá vida ao roteiro de Recchioni de uma forma impressionante e os momentos onde a mãe das doenças aparece são simplesmente marcantes e aterrorizantes. Prepare-se para se impressionar.

Dylan Dog Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago (1)

Lindas páginas esperam pelo leitor na HQ Dylan Dog de Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago

É inegável que algumas situações propostas ficaram confusas ou pouco claras para mim na leitura de Dylan Dog de Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago. Nunca a trama principal mas personagens coadjuvantes de pouca importância e situações periféricas de pouca influência me passaram aquela sensação de “não estar entendendo totalmente o que está acontecendo”.

Normal, afinal optei por mergulhar em uma trama fechada e aclamada de um personagem que tem mais de 30 anos de histórias prévias – um pouco mais de contextualização poderia ter ajudado mas isso passa muito longe de atrapalhar ou invalidar a leitura.

O trabalho de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago é tão impressionante que mesmo sendo “leigo” saio com a sensação de ter tido uma experiência incrível de leitura e já comecei minhas compras para poder mergulhar ainda mais no universo de Dylan Dog! Se o objetivo era entregar uma leitura instigante e marcante que nos compele a conhecer mais do personagem, só posso dizer que o objetivo foi alcançado com louvor!

Dylan Dog de Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago é uma leitura que nos imerge no horror e coloca duas mães em rota de colisão em um confronto bem escrito e brilhantemente ilustrado – daquelas edições que eventualmente revisitamos só para admirar a beleza da obra.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Dylan Dog Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago Clicando na Capa Abaixo:

Dylan Dog Mater Dolorosa de Roberto Recchioni e Gigi Cavenago Compra


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Novos Mutantes

Novos Mutantes (2020) – O Ultimato

24 de Out de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade