A HQ Drácula Uma Sinfonia de Pesadelos ao Luar de Jon J. Muth é bela e magnética releitura do conto de Bram Stoker. A obra se aproveita de toda mitologia criada pelo escritor para criar uma nova história que mantém os elementos clássicos mas cria uma trama diferente.  

Drácula Uma Sinfonia de Pesadelos ao Luar de Jon J. Muth foi originalmente lançado com o nome “Dracula: A Symphony In Moonlight And Nightmares” na HQ “Marvel Graphic Novel” #26 no ano de 1987. No Brasil a obra chegou pela editora Abril no ano de 1990 com o nome “Graphic Album” #1.

.

Drácula Uma Sinfonia de Pesadelos ao LuarOs belos painéis de Jon J. Muth são a verdadeira atração da HQ lançada pela editora Abril em  “Graphic Album” #1

.

A trama de  Drácula Uma Sinfonia de Pesadelos ao Luar de Jon J. Muth

.

A HQ de Jon J. Muth consta na nossa lista de Melhores HQ´s de Vampiro como um bônus! Isso porque a HQ possui um ponto muito forte e outro que é absolutamente comum. O roteiro da HQ pauta sua evolução toda em uma releitura da obra original. A questão é que Jon J. Muth não adiciona nada realmente novo e memorável a trama que acaba sendo uma espécie de reinvenção – muito bem executada, sem dúvidas, mas sem elementos novos e marcantes. O grande ganho, talvez, seja o ritmo que é mais intenso e ágil do que o livro de Bram Stoker.

A obra ganha espaço na memória do leitor por conta dos belos e magnéticos desenhos de J. Muth. A arte do autor, que vem na HQ em quadros que não são maculados por texto, faz com que nós leitores fiquemos parados admirando cada detalhe. Se o artista tivesse sido mais ousado no roteiro talvez tivéssemos uma obra incontestável.

.

Drácula Uma Sinfonia de Pesadelos ao LuarDrácula aparece como uma figura magnética na HQ de Jon J. Muth

.

A trama conta a história de uma embarcação que é destruída em rochedos próximos a uma pequena cidade. O navio estava sendo aterrorizado e os tripulantes simplesmente desapareceram. Em paralelo a isso somos apresentados às jovens Lucy e Mina, que vivem seu próprio “terror” particular. A jovem Lucy está preocupada com sua amiga que, noite após noite, apresenta um sonambulismo cada vez mais acentuado e parece estar “definhando”. 

.

Drácula Uma Sinfonia de Pesadelos ao Luar (1990) - O Ultimato 1

.

A preocupação de Lucy com sua amiga vai se acentuando até o momento em que a personagem encontra os destroços do navio – que carregava as bagagens de um certo Conde Drácula. A partir desse ponto temos o famoso vampiro cada vez mais presente e inicia-se uma corrida contra o tempo para salvar a jovem Mina.

.

Drácula Uma Sinfonia de Pesadelos ao LuarMina é enfeitiçada pelo conde na HQ Drácula Uma Sinfonia de Pesadelos ao Luar de Jon J. Muth

.

A trama da HQ passa longe de ser ruim mas também passa longe de ser inovadora ou de apresentar elementos marcantes e novos para a mitologia dos “chupa sangue”. A obra acerta mesmo é na arte e no formato que escolhe para os textos, que mais lembram um livro ilustrado do que uma HQ – desenhos de um lado, roteiro do outro.

Drácula Uma Sinfonia de Pesadelos ao Luar de Jon J. Muth, lançada em “Graphic Album” #1 da editora Abril, é uma boa história de vampiro que se destaca por apresentar uma arte que é simplesmente irresistível – cada painel merece (e muito!) ser admirado. Se você é fã de HQ´s de Vampiro ou terror, a obra vai te surpreender!

.

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Drácula Uma Sinfonia de Pesadelos ao Luar Drácula Uma Sinfonia de Pesadelos ao Luar Drácula Uma Sinfonia de Pesadelos ao Luar Drácula Uma Sinfonia de Pesadelos ao Luar

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: