Ultimato do Bacon

Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks – O Ultimato

Em 23 de Out de 2023 4 minutos de leitura
Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks (1)

Matt Murdock perdeu a paciência. Depois de ter sua vida destruída pelo Rei do Crime, ele finalmente entendeu que o vilão nunca irá deixar de persegui-lo. Tomado pela raiva e pelo ódio, o herói finalmente decide contra atacar e o objetivo é exterminar de vez o império criminoso de Fisk. Basicamente, essa é a trama da HQ Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks. Se tivéssemos “fechamentos” em HQs americanas de super-heróis eu consideraria esse um satisfatório “ato final” da rivalidade entre esses dois personagens.

Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks foi originalmente lançado nos EUA nas edições “Daredevil” #297-#300 em 1991. A saga chegou ao Brasil pela primeira vez em 1995 na HQ “Grandes Heróis Marvel” #47 da editora Abril e retornou em 2023 (pela primeira vez em formato americano) na edição 11 de “A Saga do Demolidor”.

Dica para o leitor: Pessoalmente não considero esse arco tão interessante se for lido de maneira isolada. Ele faz muito sentido se for apreciado após duas outras histórias: A Queda de Murdock de Frank Miller e Demolidor de Ann Nocenti

Quando lidos em conjunto, os três títulos são capazes de gerar uma história ainda mais poderosa e isso ajuda a justificar a ferocidade e alguns dos atos de Murdock na trama de Dan G. Chichester!

Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks (4)

Mary Tifóide tem papel importante na HQ Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks

A Trama da HQ Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks

Murdock passou pelo pior que a vida tem a oferecer: foi humilhado pelo Rei do Crime após ele descobrir sua identidade e com isso perdeu casa, teve sua licença para advogar cassada, perdeu amigos e chegou ao fundo do poço.. tendo inclusive deixado Nova York em dado momento.. Após essa avalanche de derrotas, o herói finalmente enxergou que Fisk nunca vai parar de persegui-lo e com isso ele toma a decisão de derrubar o Rei!

Estamos acostumados a ver o Demolidor sendo alvo de planos complexos e bem executados – infelizmente para o personagem isso é uma constante. O interessante é que dessa vez ele é o “arquiteto e executor” de um plano que daria inveja em qualquer vilão. Murdock usa a estratégia de Fisk e decide atacar utilizando-se do conhecimento que tem sobre seu nêmesis e ainda tem a sorte de um eventual envolvimento da SHIELD acabar dando ainda mais munição.

Tudo é bem pensado e podemos dizer que o Demolidor ataca em três frentes para desestabilizar Fisk: primeiro separando-o de Mary Tifóide, depois colocando o mesmo contra seus “sócios” em um novo empreendimento e por último levando o personagem para o tribunal. Não vou dar detalhes dos planos do personagem para não estragar a surpresa, mas é impressionante como Fisk aparece, pela primeira vez, desesperado, desestabilizado e completamente sem esperanças.

Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks (2)

A SHIELD quer derrubar os sócios secretos de Fisk na HQ Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks

Comentei no começo do texto que é muito importante ler obras anteriores para entender o radicalismo de Murdock. Ele vai a um lugar que normalmente não é reservado aos heróis pelos métodos pouco admiráveis e só somos capazes de compreender e ter empatia com suas ações se visualizarmos o quanto ele sofreu nas mãos do Rei.

Por isso repito:  A Queda de Murdock de Frank Miller, Demolidor de Ann Nocenti e Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks formam, juntos, uma história perfeita e muito poderosa sobre a rivalidade desses dois personagens.

Falando especificamente da trama de Dan G. Chichester, podemos dizer que ela tem um ritmo que vai crescendo nas suas quatro edições. Começa de forma mais cadenciada e explode em sequências de ação e confrontos físicos em seu final.

O autor toma cuidado de explicar tudo de forma bem clara para o leitor – assim conseguimos compreender exatamente o que Murdock está pensando. É interessante ver que ele deixa claro que o herói não se orgulha das decisões que está tomando, mas entende que é a única alternativa que restou.

A arte de Lee Weeks funciona muito bem no personagem e o clima sombrio da HQ se mantém – assim como em tramas anteriores. Vale destacar as expressões que Weeks coloca no rosto do Rei do Crime – elas ajudam a enxergarmos um personagem desesperado e prestes a surtar. Isso foi importante tendo em vista que não vemos Fisk nesse tipo de situação com muita frequência.

Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks (3)

Murdock salva uma importante personagem de uma bomba na HQ de Dan G. Chichester e Lee Weeks

Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks é uma HQ muito competente que se destaca por inverter os papéis: Murdock passa a ser o caçador enquanto o poderoso e inteligente Fisk passa a ser a caça. De maneira geral, a trama funciona muito bem e algumas ações extremas do herói (principalmente no que diz respeito a Mary Tifóide) nos fazem enxergar o quanto ele passou dos limites – mesmo que não existisse outra alternativa.

O único ponto incômodo pra mim fica por conta da participação da SHIELD na trama: pessoalmente acho que não precisava e não agregou muita coisa. Fury é subutilizado e aparece apenas para fornecer informações valiosas para o herói. Tirando esse ponto, me arrisco a dizer que temos uma trama que merece seu lugar entre as melhores já produzidas com Murdock e seu alter ego.

Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks é uma HQ indicada para os fãs já iniciados do herói pois lida com uma carga grande referente a tramas anteriores. Se você é parte da legião de fãs do personagem, mergulhe sem medo!

Quer ver um Demolidor diferente do habitual? Confira nossa matéria sobre o Demolidor de Mark Waid!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks Clicando na Capa Abaixo:

Demolidor A Queda do Rei do Crime (Últimos Ritos) de Dan G. Chichester e Lee Weeks Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Novos Mutantes

Novos Mutantes (2020) – O Ultimato

24 de Out de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade