A HQ americana da DC Comics chegou às bancas em 1990. Crepúsculo de Howard Chaykin e García-López é um Sci-fi que não tem absolutamente nada a ver com os super-heróis da editora. A HQ é densa, divertida e filosófica e deixa o leitor boquiaberto ao relatar um futuro no qual a imortalidade deu muito, mas muito, errado! 

A HQ Crepúsculo da DC Comics chegou ao Brasil em 2020 em um formato capa dura que reúne as três edições originais em mais de 160 páginas. Vale ressaltar que a história é fechada, não possui continuação e é um ótimo ponto de partida para quem quer começar a mergulhar em histórias Sci-fi.

.

Crepúsculo de Howard Chaykin e García-LópezCrepúsculo da DC Comics conta sua história pela ótica do velho Glint

.

A trama da HQ Crepúsculo de Howard Chaykin e García-López pela DC Comics

.

Muito se fala, merecidamente, do grande mestre do Sci-fi Moebius e de sua obra Incal, mas vale ressaltar que o traço de José Luis García-López na HQ Crepúsculo também é uma obra de arte, ainda que menos comentada, que merece ser vista pelos fãs do gênero.

A HQ da DC Comics não é tão complexa quanto a obra de Moebius mas fala sobre temas pouco comuns em HQ´s mainstream: imortalidade e seus prejuízos para humanidade, direto de andróides e animais pensantes e a ganância humana em sua forma mais pura.. Howard Chaykin mergulha fundo para fazer uma obra densa  mas, ainda sim, acessível ao grande público – ou pelo menos mais acessível que a maioria das grandes obras Sci-fi…

.

Crepúsculo Howard Chaykin e García-López (1990) - Baú de HQs 1

.

A HQ começa nos apresentando ao velho Glint, um cego que está perseguindo o gato que é os seus olhos (isso mesmo que você leu!) e acaba indo a um pedaço da casa para o qual não ia a muito tempo. A nostalgia toma conta de Glint que logo começa a relembrar o passado.

Esse grande flashback, que dura as três edições da obra, começa com o personagem retornando a uma guerra que está sendo travada na selva entre homens e animais. Fica claro que existem animais pensantes e que eles são discriminados pelos humanos. Esse começo de trama serve para introduzir Karel, ex-mulher de Glint, que será muito importante para a tal imortalidade que os humanos irão conquistar.

.

Crepúsculo de Howard Chaykin e García-LópezJosé Luis García-López entrega páginas de tirar o fôlego na HQ Crepúsculo da DC Comics

.

 A trama de Chaykin nos apresenta a muitos personagens marcantes mas alguns deles serão primordiais para a tal imortalidade – que é o grande fio condutor da trama. Em busca de uma raça imortal (e após uma reviravolta bizarra, mas sem spoilers!) Karel e Glint acabam, acidentalmente, conquistando a vida eterna para os seres humanos.

Karel vira uma espécie de Deusa e é adorada por todo universo enquanto Glint vira seu braço direito. Entra na trama o bem sucedido Tommy Futuro, um militar mesquinho que é um dos responsáveis pelo acidente que dá origem a Deus. Suas ações extremistas contra a personagem, movidas pela inveja e maldade, darão a tônica de boa parte da história.

Se você leu nossa breve sinopse acima e achou a história simples, posso dizer que você está enganado. No meio de tudo isso temos dramas e personagens (sempre com camadas muito profundas) aos montes: o caçador beberão John Starker que é apaixonado pela dróide de seu irmão mais novo que discrimina vidas não humanas, a feroz Brenda que é ex-mulher do intragável Tommy Futuro, o militar celibatário Wood que acredita que deve se guardar para a Deusa e muitas outras marcantes figuras.

O surreal é que esses personagens, aparentemente desconexos, vão tendo suas jornadas até chegar ao ápice da história no 3º volume (fique tranquilo: tudo foi compilado na edição da Panini Comics).

.

Crepúsculo de Howard Chaykin e García-LópezO caçador beberão John Starker é despertado pelo irmão em uma orgia com dróides

.

Além de ter uma história complexa que mexe com o nosso imaginário ao falar da imortalidade, a HQ Crepúsculo de Howard Chaykin e García-López acerta em cheio nas invenções tecnológicas e capricha na ação; Temos guerras de nave, armas surpreendentes, explosões aos montes e uma penca de tecnologias que parecem meio loucas – lembre-se do começo do texto quando dissemos que  Glint estava perseguindo o gato que é os seus olhos!

O nível da obra se mantém até um final surpreendente que vai amarrar as pontas e deixar o leitor pensando nos efeitos de viver para sempre… Ahh, atente-se também para a interpretação do autor e da obra acerca das “guerras santas” que eclodem pelo universo!

No fim, Crepúsculo de Howard Chaykin e García-López é uma tremenda HQ Sci-fi que vai acertar em cheio os fãs mais fervorosos de materiais do gênero ao mesmo tempo que tem um argumento menos complexo que pode ser uma tremenda porta de entrada para leitores que ainda não tiveram o prazer de mergulhar no gênero. Prepare-se para encarar dróides, animais inteligentes falantes, naves espaciais, Deuses e a própria imortalidade!

.
É fã de Sci-Fi? Confira nosso review sobre a HQ Projeto Manhattan de Jonathan Hickman!

.

Compre Crepúsculo de Howard Chaykin e García-López clicando na capa abaixo!

.

Crepúsculo de Howard Chaykin e García-López

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: