Ultimato do Bacon

Coringa: Um Sorriso de Matar (2020)

Em 3 de Dez de 2020 3 minutos de leitura
capa coringa um sorriso de matar

Coringa: Um Sorriso de Matar traz mais uma volta psicológica na mente perturbada do Coringa, agora sobre a batuta de Jeff Lemire com a arte incrível de Andrea Sorrentino.

Saiba mais sobre Coringa: Um Sorriso de Matar

Todo mundo conhece a história da Dra. Harleen Quinzel, uma renomada psicóloga que tentou usar sua expertise para curar o Coringa e acabou caindo em suas garras. Mas isso não é aviso o bastante para o Dr. Ben Arnell que está convencido de que não só é capaz de diagnosticar o Palhaço-Príncipe do Crime, mas também capaz de curá-lo.

Coringa: Um Sorriso de Matar (Joker: Killer Smile, 2020) acompanha Ben em suas sessões com o Coringa. Enquanto tenta penetrar a mente do vilão durante o dia, o psiquiatra precisa, durante a noite, manter seu trabalho longe de sua família.

Ben durante uma de suas sessões com o Coringa: quem analisa quem?

Aos poucos, como poderia se esperar de uma história envolvendo o Coringa, as coisas parecem caminhar de maneira diferente do planejado inicialmente. Afinal, quando se olha fixamente para o abismo, as vezes o abismo olha de volta para você.

Até agora, Coringa: Um Sorriso de Matar é uma das histórias mais breves do novo selo DC Black Label, e de certa forma, muito mais contida que a apocalíptica Batman: Último Cavaleiro da Terra (Batman: The Last Knight on Earth, 2019). O título também difere do violento Coringa (Joker, 2008) de Brian Azzarello e Lee Bermejo. Aqui, o Coringa não está atrás de recuperar seu território em uma guerra de gangues, mas sim envolvendo um descuidado psiquiatra em sua teia de jogos mentais.

A arte de Andrea Sorrentino combina de maneira magistral com o roteiro de Jeff Lemire, seu parceiro usual. Seus desenhos colaboram para compor a atmosfera louca e psicodélica do conto de insanidade, com direito a flashes de uma suposta “história infantil”. O que é real e o que é loucura quando se está lidando com a mente mais insana da DC Comics?

A edição brasileira também inclui o one-shot Batman: The Smile Killer (Batman: O Matador de Sorrisos). Continuando diretamente de onde Um Sorriso de Matar parou, aqui Batman segue em busca do desvairado Coringa, que continua espalhando sua teia de loucuras.

Assim como a trilogia de Coringa: Um Sorriso de Matar, aqui Lemire continua usando seu roteiro para confundir tanto os personagens quanto o leitor, com os acontecimentos intercalados entre flashbacks, um possível presente e talvez uma viagem de ácido? É difícil dizer. O autor parece ter estudado tanto a loucura do Coringa que talvez tenha adaptado bem demais para as páginas.

Vale a pena ler Um Sorriso de Matar

A batalha psicológica entre o Sr Sorriso e o Mr Careta, com a sanidade de Ben e do próprio Batman em jogo (e talvez a nossa) é uma das mais interessantes que eu já vi. Como eu já disse, aqui não temos a violência de Azzarello ou toda a ação da vindoura Guerra do Coringa de James Tynion IV.

O thriller psicológico criado por Lemire e a arte de Sorrentino são uma verdadeira obra de arte, e um combate entre Batman e Coringa como eu não me lembro de ter visto em tempos, nem mesmo na célebre Piada Mortal com a proposição do “dia ruim”. Um Sorriso de Matar com certeza vai prender o leitor que gosta desse tipo de abordagem.

Para aqueles que preferem outros tipos de abordagem, recomendamos que vejam nossa análise de Coringa/Arlequina: Sanidade Criminosa.

Definitivamente, se você é um fã do Palhaço-Príncipe do Crime, esta história simples e terrível é algo que não pode faltar em sua pilha de leitura.

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais sobre HQs!

 


Créditos:

Texto: João Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Texto publicado originalmente em 27 de março de 2020. Atualizado em 03 de dezembro de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade