Ultimato do Bacon

Conheça O Único e Eterno de Kieron Gillen e Dan Mora

Em 20 de Jun de 2022 3 minutos de leitura
Conheça O Único e Eterno de Kieron Gillen e Dan Mora (4)

A lenda do Rei Arthur e o poder das histórias são o foco da série O Único e Eterno de Kieron Gillen e Dan Mora. A trama acompanha o ingênuo Duncan e sua avó (uma caçadora de monstros aposentada) em uma trama que fala sobre o retorno do Rei Arthur – que foi previsto na profecia que diz que ele vai voltar “no pior momento da Grã-Bretanha”.

O Único e Eterno de Kieron Gillen e Dan Mora começou a ser lançado em 2019 e segue sendo publicado até hoje! A editora Hyperion Comics se encarregou de trazer o material para o Brasil em encadernados que compilam 06 edições do material original.

Vale dizer que a história deixa “pontas” para seguir mas que os encadernados trazem arcos fechados que dão um “desfecho” minimamente satisfatório para a história que está sendo apresentada.

Dica para o leitor: Se você é fã de obras que tratam de lendas antigas e que falam sobre o poder que as próprias histórias tem, indicamos a leitura de O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross e O Homem Rabiscado de Serge Lehman e Frederik Peeters!

Conheça O Único e Eterno de Kieron Gillen e Dan Mora (2)

O retorno do Rei Arthur é abordado na HQ O Único e Eterno de Kieron Gillen e Dan Mora

A trama da HQ O Único e Eterno de Kieron Gillen e Dan Mora

Duncan é um homem desajeitado e “meio bobo” que foi criado por sua avó Bridgette – que vive em uma casa de repouso para idosos. Quando uma bainha antiga é encontrada e levada de um sítio arqueológico, a verdade sobre o passado de Bridgette começa a ser revelado – para o espanto de seu neto!

A trama que tem início fala sobre o retorno do Rei Arthur. Por mais que essa volta pareça boa em um primeiro momento, fica claro (pelas atitudes e pelo visual macabro) que o lendário Rei pode não ser exatamente do jeito que as histórias contam… Ao lado de seu neto, a caçadora de monstros aposentada precisa parar as engrenagens (e pessoas!) que querem ver Arthur no poder novamente.

Conheça O Único e Eterno de Kieron Gillen e Dan Mora (1)

O Rei Arthur aparece de maneira bem diferente na HQ O Único e Eterno de Kieron Gillen e Dan Mora

Sejamos justos: a premissa de O Único e Eterno é interessante demais! Uma obra de fantasia que fala sobre o retorno de um dos maiores reis da literatura? No papel de vilão? Já é o suficiente para prender nossa atenção. A questão é que Kieron Gillen consegue tornar essa trama ainda mais interessante por conta do universo de “regras mágicas” que ele cria.

Nada é por acaso e o que temos é um mar de referências que vão se encaixando conforme a história se desenvolve. Nomes, trajes, locais, tudo tem um propósito.

Os protagonistas, principalmente Duncan, são bem carismáticos e funcionam bem na trama proposta pelo autor. Algumas situações no começo da HQ me incomodaram pela velocidade com a qual Duncan (uma pessoa que nunca se deparou com magia antes) se adapta às loucuras que aparecem, mas a trama vai mostrando que isso não foi um erro de ritmo ou de adequação.

Bridgette também é uma personagem singular e é ela que acaba fazendo o papel de guia e “explicadora” da história – por mais que ela escolha esconder e omitir detalhes importantes. A dinâmica dos dois é bem interessante e funciona (em alguns momentos) como alívio cômico da obra.

Conheça O Único e Eterno de Kieron Gillen e Dan Mora (3)

O Rei ressuscitado possui um visual assustador na HQ O Único e Eterno de Kieron Gillen e Dan Mora

Além dos protagonistas, é preciso elogiar a representação do Rei Arthur. Cruel, implacável e com um visual assustador, o personagem rouba a cena quando aparece e se caracteriza como uma ameaça real para os protagonistas. A arte de Dan Mora se junta às cores de Tamra Bonvillain para criar o visual perfeito para a HQ. O roteiro é muito bom e a arte não fica atrás!

O Único e Eterno de Kieron Gillen e Dan Mora tem um ritmo alucinante com ação do começo ao final e muitos (muitos!) plot twists! Somando-se isso às ótimas referências e regras mágicas que povoam a HQ, temos uma obra que tem um ritmo de leitura ágil com muito conteúdo. É o tipo de obra que nos deixa ansiosos para saber o que vem depois. Só posso dizer para o leitor prestar muita atenção a tudo que aparece!

Uma ótima leitura que agrada em cheio os fãs de uma história mais veloz que mistura magia e muita ação em um mundo bem peculiar!

Compre O Único e Eterno clicando na capa abaixo! 

Conheça O Único e Eterno de Kieron Gillen e Dan Mora Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade