Apesar de ser uma novidade, o Superman Chinês (chamado de Super-Man nas HQ´s) é parte da iniciativa do renascimento! Quando a iniciativa Rebirth (Renascimento) foi lançada pela DC Comics, a ideia era trazer de volta a sensação e noção de legado que sempre foi tão querida pelos fãs da editora. Óbvio que isso não é, de forma alguma, impeditivo para que a editora lançasse novos conceitos ou visse seus próprios conceitos de uma forma diferente.

Da mente do editor Jim Lee, surgiu a ideia de criar uma versão do Superman, um dos maiores heróis da Editora das Lendas, que fosse chinês. Para dar continuidade ao conceito, A DC Comics trouxe o roteirista Gene Luen Yang. O escritor, ganhador do Eisner com a HQ “Um americano chinês”,  topou o desafio e assim nasceu a HQ New Super-Man.

No Brasil, a Panini publicou a HQ do Superman Chinês no título “Novo Super-Man” em formato encadernado em quatro volumes que compilaram as edições originais New Super-Man and The Justice League of China #20 – #24 – toda a série.O autor Gene Luen Yang está no título desde sua edição 1 e seguiu nele até o fim.

Conheça o SuperMan Chinês 1

Kong Kenan é o SuperMan Chinês da DC Comics

A trama e o Surgimento do Superman Chinês

As histórias do Superman Chinês e de sua Liga da Justiça são incrivelmente leves – podendo facilmente servir de porta de entrada para crianças. Isso não quer dizer que elas são bobas ou dispensáveis – no vol.4 lançado pela Panini, por exemplo, eles abordam as diferenças entre a China e a Coréia do Norte (de forma leve, mas direta).

Uma das grandes sacadas da HQ é abordar conceitos chineses e usar isso para explicar ou moldar o caráter do herói, o que o torna substancialmente diferente do original e faz com que ele seja mais do que uma cópia com nacionalidade diferente. Ele não é vulnerável a magia, é a forma viva do Yin e Yang e é mais resistente a Kryptonita além de outras diferenças

Kong Kenan, antes de despertar seus poderes e se tornar o Superman Chinês (ou Super-Man), era um valentão que descontava a dor da morte da sua mãe em um acidente de avião em Lixxin Luo, filho do dono da aeronave. Após ser atacado pelo super vilão Blue Condor, seus poderes se manifestaram e ele ficou famoso, já que a ação foi televisionada.

Após o ocorrido, ele é abordado pelo Doutor Omen que se diz capaz de transformá-lo em um verdadeiro super-herói. Levado ao edifício do Ministério da Autoconfiança da China, Kenan foi colocado em uma pequena câmara que lhe deu os poderes do Superman americano. Logo descobrimos que a o governo chinês também criou um Bat-Man e uma Mulher-Maravilha que rapidamente se tornam parceiros nas aventuras de Kong Kenan.

Conheça o SuperMan Chinês 2

Superman Chinês (Super-Man) tem no Bat-Man e Mulher-Maravilha seu aliados e pilares da Liga da Justiça Chinesa

Todas as contrapartes chinesas são bem diferentes de seus originais americanos. Seja em personalidade, uniforme ou poderes, todos eles são mais do que meras cópias. Kong Kenan, o Superman Chinês, diferente do  original,  é impulsivo e guiado pelas suas emoções – o que faz com que ele nem sempre tome as melhores decisões. Bat-Man e Mulher-Maravilha servem como seus apoios e muitas vezes tentam direcioná-lo no caminho mais sensato. A dinâmica do grupo funciona e é sempre legal de ser vista. Outro fato interessante, é que o Super-Man (como é chamado o Superman chinês) conhece e é amigo de sua contraparte original – olhando para ele como uma espécie de guia.

Conheça o SuperMan Chinês 3

Momento em que Kenan, o Superman Chinês, conheçe o Superman Original

Apesar de leve e pouco complexo, a HQ Super-Man, onde vemos as aventuras do Superman Chinês e sua Liga da Justiça, escrito por Gene Luen Yang tem personalidade própria. Com histórias que não tem medo de mostrar as diferenças culturais e de incorporá-las aos seus personagens, ele sai da sombra da Liga da Justiça original para se tornar uma versão completamente independente.

Aliás, essas diferenças, seja pela abordagem cultural ou pelo próprio cenário chinês, dão um ar de novidade para histórias e ajudam a tirá-la do lugar comum e destacá-la ainda mais. Sempre uma leitura rápida e agradável que traz um novo olhar sobre os principais ícones da editora, sem contar que pode ser uma excelente porta de entrada para leitores mais novos.

Quer conhecer mais sagas interessantes dos Quadrinhos? Confira nossa matéria sobre as melhores mega sagas das HQ´s e os 16 melhores mangás já publicados no Brasil!

Conheça o SuperMan Chinês 4

Avaliação: Bom!


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista
Texto publicado originalmente em 21 de maio de 2019. Atualizado em 25 de abril de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!