Ultimato do Bacon

Conheça o mangá Bakuman de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata

Em 16 de Ago de 2023 2 minutos de leitura

Engana-se quem pensa que os criadores de Death Note – Tsugumi Ohba e Takeshi Obata – só tiveram destaque e sucesso com a obra do caderno da morte. Bakuman começou a ser publicado em 2008 e durou até 2012, ganhando destaque pelo tom metalinguístico da obra.

Dica para o Leitor: Além de Bakuman, já falamos sobre outras obras dos autores, em uma matéria especial da dupla, que você pode clicar aqui para conferir.

A trama de Bakuman

Como as outras obras da dupla, Bakuman é escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata, contando a história de dois jovens que sonham em fazer sucesso no mundo dos mangás. Sobrinho de um falecido desenhista que só conseguiu ter uma única obra de sucesso, Mashiro passa o tempo rabiscando em seu caderno a imagem de sua paixão – a amiga de classe Miho Azuki.

Um dia, Akito Takagi, o melhor aluno da sala e que sonha em ser roteirista de mangá, encontra um desses rabiscos, e ameaça Mashiro a contar tudo se ele não desenhar seus roteiros. Mashiro acaba aceitando quando descobre que o sonho de Azuki é se tornar uma dubladora. O garoto faz uma promessa à sua amada: criar um mangá de sucesso, que vire um anime e seja dublado por Azuki. Mas, antes desse sonho se concretizar, os dois não poderão ficar juntos.

Conheça o mangá Bakuman de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata (2)

O roteiro de Tsugumi Ohba é um dos pontos mais fortes da obra. Os primeiros capítulos alternam situações de drama adolescente e romance de colégio, com informações sobre a história dos mangás e sobre os aspectos técnicos da criação de uma série.

A trama avança, e começa a mostrar, também, todas as dificuldades de se tornar um mangaká no Japão, de ter sua série serializada por uma revista famosa, e de sua obra virar um anime de sucesso.

Os concursos das revistas, o papel dos editores (seja papéis bons ou ruins), a grande carga de trabalho, a concorrência entre as obras dentro da revista para se manter publicada… isso tudo e muito mais dos bastidores da indústria é retratado durante a série.

Atrelado a isso,  o desenho de Takeshi Obata é simplesmente fantástico, alternando entre o realismo que conhecemos de seu traço (muito perceptível em obras com Death Note) com um toque mais shonen cartunesco, além de outros estilos variados dependendo das séries que os garotos criam no decorrer do mangá. 

Muitos acreditam que Bakuman pode ser um relato da vida de seus autores, ou pelo menos, algumas partes, devido a grande quantidade de referências que existem na obra.

Por ser um mangá de metalinguagem, diferente do que o público está acostumado, desvendando alguns segredos da indústria, além de expor as mais diversas dificuldades que os artistas enfrentam,  Bakuman surpreendeu as pessoas e alcançou elevados índices de popularidade no Japão, o que decretou o sucesso da dupla.

Compre Bakuman de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata Clicando na Capa Abaixo:

Conheça o mangá Bakuman de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata comprar


Créditos:
Texto: Breno Rafael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

As melhores obras do mestre do horror – Junji Ito

30 de Dez de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade