Ultimato do Bacon

Conheça o mangá As Memórias De Vanitas de Jun Mochizuki

Em 30 de Ago de 2023 2 minutos de leitura
Conheça o mangá As Memórias De Vanitas de Jun Mochizuki (1)

Anunciado pouco tempo depois do término de Pandora Hearts, As Memórias De Vanitas é também escrito e ilustrado por Jun Mochizuki e segue em publicação desde 2015. A obra, que já tem um anime adaptando seu mangá, chegou ao Brasil apenas em 2023 pela Editora Panini.

Dica para o leitor: Conheça outros mangás shonen com a nossa lista caprichada de Shonens Essenciais

A trama de As Memórias De Vanitas

A história se passa na França, no final do século XIX. Após serem banidos da convivência social, muitos vampiros levam uma vida discreta, escondendo-se entre as pessoas “comuns”. Noé é um jovem vampiro que é convocado por seu mentor a visitar Paris para avaliar o chamado “Livro de Vanitas”.  O livro é um artefato amaldiçoado, criado pelo vampiro nascido sob a lua azul, Vanitas, que foi rejeitado por todos os outros, e jurou vingança contra sua espécie.

Um incidente na aeronave em que está vindo à capital faz com que Noé fatidicamente cruze o caminho com um rapaz humano que se apresenta como “um médico especializado em vampiros”, autointitulado Vanitas e herdeiro do Livro. Ele declara ter a intenção de curar os vampiros amaldiçoados para, assim, salvar a espécie vampira da extinção; paradoxalmente, o instrumento utilizado para o suposto tratamento é o “Livro de Vanitas”.

Conheça o mangá As Memórias De Vanitas de Jun Mochizuki (4)

A trama conta com algumas referências a obras literárias como Varney the Vampire e O Vampiro de Polidori. O enredo de mistério se une ao charme da capital Francesa, um dos principais pontos positivos do mangá, que faz com que o leitor, acostumado a ambientes japoneses, possa ler um mangá shonen que se situa na Europa.

A história é um shonen até padrão, com vampiros, batalhas, mistério, comédia… tudo que os fãs já estão acostumados. Nos primeiros volumes, o mangá demora a engatar, com situações genéricas e previsíveis.

Só um pouco mais pra frente que as reviravoltas começam, e o ponto de drama e tensão finalmente atinge o tom certo. Jun Mochizuki desenvolve seus personagens principais tão bem, com suas diferenças e objetivos, que o leitor fica querendo acompanhar suas jornadas.

Conheça o mangá As Memórias De Vanitas de Jun Mochizuki (2)

A arte é muito eficiente ao que propõe, com o estilo parecido de Pandora Hearts, detalhada em alguns momentos, e estilizada em outros. Ponto de destaque para os elementos da cidade parisiense muito bem representados. O leitor é imergido na Europa do  século XIX, o que faz com que a ambientação seja muito eficiente.

Com personagens bem aprofundados, e desenhos eficientes, em meio a um roteiro shounen genérico que faz o “feijão com arroz” bem feito, As Memórias De Vanitas pode também ser indicado aos fãs do gênero de vampiros. Com um começo morno, o mangá demora a engrenar, mas a espera para os fãs do gênero pode valer a pena.

Compre As Memórias De Vanitas Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

E se você fosse a única pessoa no mundo a se lembrar dos Beatles?

12 de Fev de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade