Ultimato do Bacon

Conheça o mangá As Memórias De Vanitas de Jun Mochizuki

Em 30 de Ago de 2023 2 minutos de leitura
Conheça o mangá As Memórias De Vanitas de Jun Mochizuki (1)

Anunciado pouco tempo depois do término de Pandora Hearts, As Memórias De Vanitas é também escrito e ilustrado por Jun Mochizuki e segue em publicação desde 2015. A obra, que já tem um anime adaptando seu mangá, chegou ao Brasil apenas em 2023 pela Editora Panini.

Dica para o leitor: Conheça outros mangás shonen com a nossa lista caprichada de Shonens Essenciais

A trama de As Memórias De Vanitas

A história se passa na França, no final do século XIX. Após serem banidos da convivência social, muitos vampiros levam uma vida discreta, escondendo-se entre as pessoas “comuns”. Noé é um jovem vampiro que é convocado por seu mentor a visitar Paris para avaliar o chamado “Livro de Vanitas”.  O livro é um artefato amaldiçoado, criado pelo vampiro nascido sob a lua azul, Vanitas, que foi rejeitado por todos os outros, e jurou vingança contra sua espécie.

Um incidente na aeronave em que está vindo à capital faz com que Noé fatidicamente cruze o caminho com um rapaz humano que se apresenta como “um médico especializado em vampiros”, autointitulado Vanitas e herdeiro do Livro. Ele declara ter a intenção de curar os vampiros amaldiçoados para, assim, salvar a espécie vampira da extinção; paradoxalmente, o instrumento utilizado para o suposto tratamento é o “Livro de Vanitas”.

Conheça o mangá As Memórias De Vanitas de Jun Mochizuki (4)

A trama conta com algumas referências a obras literárias como Varney the Vampire e O Vampiro de Polidori. O enredo de mistério se une ao charme da capital Francesa, um dos principais pontos positivos do mangá, que faz com que o leitor, acostumado a ambientes japoneses, possa ler um mangá shonen que se situa na Europa.

A história é um shonen até padrão, com vampiros, batalhas, mistério, comédia… tudo que os fãs já estão acostumados. Nos primeiros volumes, o mangá demora a engatar, com situações genéricas e previsíveis.

Só um pouco mais pra frente que as reviravoltas começam, e o ponto de drama e tensão finalmente atinge o tom certo. Jun Mochizuki desenvolve seus personagens principais tão bem, com suas diferenças e objetivos, que o leitor fica querendo acompanhar suas jornadas.

Conheça o mangá As Memórias De Vanitas de Jun Mochizuki (2)

A arte é muito eficiente ao que propõe, com o estilo parecido de Pandora Hearts, detalhada em alguns momentos, e estilizada em outros. Ponto de destaque para os elementos da cidade parisiense muito bem representados. O leitor é imergido na Europa do  século XIX, o que faz com que a ambientação seja muito eficiente.

Com personagens bem aprofundados, e desenhos eficientes, em meio a um roteiro shounen genérico que faz o “feijão com arroz” bem feito, As Memórias De Vanitas pode também ser indicado aos fãs do gênero de vampiros. Com um começo morno, o mangá demora a engrenar, mas a espera para os fãs do gênero pode valer a pena.

Compre As Memórias De Vanitas Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Superman, Batman e Mulher-Maravilha em Capa da revista Heróis em Crise da DC Comics

Importante herói da DC irá em busca de redenção

12 de Jun de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade