Ultimato do Bacon

Conheça Dies Irae de Frank Tartarus e Rafael Rodrigues

Em 30 de Jan de 2022 3 minutos de leitura
cover-dies irae

Ao redor do planeta, antigos deuses caem do céu, ninguém sabe o porquê e nem de onde vieram. Será que a fé da humanidade no divino e em si mesma irá sobreviver? O que você faria no final dos tempos?

Com esses questionamentos em mente, você abre as portas da percepção e parte impactado para caminhar pelos acontecimentos dos últimos dias de nossa existência na terra, ou pelo menos de tudo como conhecemos até agora.

Dies Irae aborda o tema da inversão da idealização de um deus e a relação dos humanos com suas divindades é tratado em diversas obras da ficção mundial. Imaginar deuses criados à imagem e semelhança dos homens, nos faz encarar mais facilmente a ideia de um deus que não interfere em tantas tragédias mundiais e nos faz aceitar mais facilmente todos os horrores que testemunhados no nosso dia a dia.

Dies Irae 2

A Graphic Novel Dies Irae começa em um futuro próximo onde em um evento de proporções mundiais, deuses de diversas mitologias começam a cair dos céus sem aviso ou explicação. Como é de se esperar, a humanidade não estava preparada para testemunhar o “divino” tão de perto e o que se segue são episódios de epifania e alteração transitória da consciência que se espalham em diversas cidades do globo terrestre.

Passamos a acompanhar o “dia do juízo final”, mas não podemos afirmar imediatamente, quem está julgando e quem está na posição de réu. Divindades passam a provocar desastres e a raça humana começa a pôr em prática sua justiça. Contra os deuses e contra seus iguais.

Tudo isso contado em 104 páginas, recheadas de muito simbolismo, referências e uma arte que muitas das vezes nos tira o fôlego e que em outras, nos faz repensar sobre a confiança nas crenças e nas certezas entregues de forma pronta em tantas mitologias espalhadas pelo mundo.

Dies Irae 3

Com uma arte que dispensa elogios, Adan Marini, Thiago Danieli e Frank Tartarus nos fazem repensar mais uma vez a estética das histórias em quadros sequenciais e trazem um pouco de tudo que os leitores gostam, referências entremeadas na narrativa apontam para a relação entre a mídia e o condicionamento de massas, e a homenagem à diversas fases dos quadrinhos de heróis são facilmente identificadas nos desenhos. As cores de Luciana Lain trazem à tona sentimentos que são difíceis de expressar, conversando muito com momentos decisivos e mais calmos da história.

O roteiro escrito por Frank e Rafael Rodrigues, em alguns momentos traz tanta informação que acaba parecendo corrido. Caberia certamente em uma história com mais páginas ou em continuações para que toda a miríade de ideias que conseguimos ver nas entrelinhas, pudessem ser melhor exploradas e até mesmo explicadas. Mas de forma alguma a leitura se torna confusa ou prejudicada, seria apenas uma forma de nos fazer aprofundar ainda mais na ideia, nas teorias apresentadas.

Dies Irae 6

Uma das poucas certezas que você terá ao terminar esta obra em quadrinhos é a de que se você gosta de histórias que fogem à dualidade simples do maniqueísmo e está disposto a abandonar algumas ideias e ideais calcificados em sua mente, Dies Irae é um quadrinho que você deve ler e ter sua própria experiência com o tema.

A Graphic Novel foi publicada originalmente em 2014 no formato digital, no ano de 2016 ela foi lançada impressa, através da lei de incentivo cultural do Município de Caxias do Sul/RS. Sucesso na região e em eventos no sul do país, ela foi distribuída por intermédio do catarse em 2017. Seu formato inovador, impresso em paisagem/widescreen, no tamanho 25x17cm chamam a atenção e é um diferencial entre tantos lançamentos do mercado editorial.

Não deixo de conferir nossa matéria especial com As Melhores HQs Brasileiras clicando aqui! Conheça também a Editora Ultimato do Bacon clicando aqui!

Compre Dies Irae clicando na capa abaixo! 

Dies Irae Capa Comprar


Créditos:
Texto: Allan Azevedo – Dark Pages
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa (2)

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa – O Ultimato

4 de Jul de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade