Ultimato do Bacon

Conheça Dementia 21 de Shintaro Kago

Em 7 de Abr de 2022 3 minutos de leitura
Conheça Dementia 21 de Shintaro Kago (4)

Se você está buscando uma leitura diferente e inusitada, a obra Dementia 21 de Shintaro Kago pode ser uma boa pedida. O mangá, que é composto de diversos capítulos independentes entre si, narra as desventuras de uma cuidadora de idosos que se depara com situações horripilantes (ou bizarras) no cumprimento do dever da sua profissão! Espere o inesperado nessas páginas de Shintaro kago.

Dementia 21 de Shintaro Kago, que se autodenomina como “o artista bizarro do mangá”, é uma obra que representa bem o gênero ero guro nansensu – que mistura o grotesco e o nonsense em situações que variam entre o terror e o bizarro e normalmente dialogam sobre situações sociais que são consideradas tabus. O mangá chegou ao Brasil pela editora Todavia em uma edição que traz 17 contos em 280 páginas.

Dica para o leitor: Quer conhecer mais mangas com temáticas fora do comum? Confira nossa lista de Mangás Inusitados e Bizarros que Você Precisa Conhecer!

Conheça Dementia 21 de Shintaro Kago (3)

A jovem Yukie Sakai enfrenta situações inusitadas no mangá Dementia 21 de Shintaro Kago

As tramas do Mangá Dementia 21 de Shintaro Kago

Os contos do mangá Dementia 21 são fechados e auto contidos e com exceção de uma ou outra referência, é possível dizer que o autor não estava realmente preocupado em criar um “universo coeso” nem nada do gênero. O que é ótimo porque cada história parte de seu próprio caminho para contar as desventuras bizarras e assustadoras que esperam pela protagonista.

Yukie Sakai é uma jovem cuidadora de idosos que se destaca por conseguir ótimas notas e avaliações de seus clientes que, de maneira geral, adoram a profissional. O bom desempenho começa a criar inveja em outras cuidadoras. Ayase também é uma cuidadora que trabalha na empresa Green Net e ela está cansada de ver Yukie levando sempre o primeiro prêmio enquanto ela fica em segundo lugar.

Ela decide então se aproveitar de um relacionamento extraconjugal que possui com um dos gestores da firma para poder minar os bons resultados da protagonista, seja com notas falsas ou com a alocação da rival em casos impossíveis. Podemos dizer que é esse pequeno background que “justifica” as histórias que frequentemente colocam Yukie Sakai em confronto com o absurdo.

Confira nossa lista de Melhores Mangás já publicados no Brasil!

Conheça Dementia 21 de Shintaro Kago (2)

Yukie Sakai enfrenta uma idosa “demoníaca” que odeia cuidadores no mangá  Dementia 21 de Shintaro Kago

As tramas propostas pelo mangaká Shintaro Kago podem ser encaradas ora como obras de humor ora como obras de terror. Particularmente, senti que as tramas eram tão bizarras e “fora da casinha” que não consegui sentir medo ou repulsa em nenhum momento (o que não é ruim, o absurdo e o tom de humor acabaram dominando mais minha relação com a obra).

As tramas trazem confrontos com idosos demoníacos, uso de pele enrugada de idoso para tráfico de itens, idosos que se multiplicam e deixam a cuidadora “louca” e outras peripécias.

A protagonista sempre toma o seu famoso “susto inicial” e mostra seu comprometimento com o trabalho resolvendo (ou tentando resolver) as situações que aparecem. Tem até dentadura tentando dominar o mundo e idosos isolados em quartos tecnológicos criando sociedades secretas!

Dentre as diversas tramas que se apresentam, temos uma que dialoga diretamente com os fãs de monstros gigantes japoneses: na história vemos Yukie Sakai tendo que cuidar de um antigo herói que está na velhice. O trabalho parece simples se não fosse o detalhe de termos um personagem gigantesco que não retorna ao tamanho real!

As tarefas simples, como dar banho no idoso, se tornam muito difíceis e tudo só piora quando antigos inimigos resolvem voltar para um último combate… Esse capítulo em especial mostra como Shintaro Kago consegue nos divertir com o absurdo!

É fã de mangás de terror? Conheça nossa lista com as melhores obras de Junji Ito!

Conheça Dementia 21 de Shintaro Kago (1)

Um mar de idosos quase afoga a protagonista em um dos contos do mangá Dementia 21 de Shintaro Kago

Dementia 21 de Shintaro Kago é aquele tipo de leitura que te deixa de boca aberta quando termina.. A obra é incrivelmente bizarro e honestamente nunca imaginei que ia ler um mangá sobre as desventuras surreais de uma cuidadora de idosos. O pior? É que eu realmente gostei da leitura e as situações inusitadas me fizeram ter uma sensação de “frescor” e um apego aos contos que, honestamente, não tenho tido mais com as leituras mainstream.

Se você está disposto a tentar algo diferente e a ideia de ler contos mais voltados para o absurdo te agrada, Dementia 21 de Shintaro Kago pode ser uma leitura muito interessante!

Compre Dementia 21 clicando na capa abaixo! 

Conheça Dementia 21 de Shintaro Kago Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Conheça O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher (1)

Conheça O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher

5 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade