Ultimato do Bacon

Conheça Carniça e a Blindagem Mística de Shiko

Em 6 de Abr de 2022 3 minutos de leitura
Conheça Carniça e a Blindagem Mística de Shiko (1)

O sertão e o cangaço ganham uma nova interpretação nas mãos do famoso artista paraibano que cria uma história cheia de ação, reviravoltas e misticismo! Carniça e a Blindagem Mística de Shiko é uma daquelas HQ´s que impressiona pela arte e pelo roteiro que, vira e mexe, nos pega com seus plot twists!

Carniça e a Blindagem Mística de Shiko é uma série de HQ’s brasileiras que começou a ser publicada em 2020. Cada edição se aprofunda mais na vida de um grupo de cangaceiras que parte pelo sertão em busca de reparação e vingança. As edições, até aqui, possuem em torno de 48 páginas e apresentam apenas histórias completas e fechadas!

Quer conhecer outras obras de Shiko? Confira nossos reviews sobre as obras Lavagem, O Quinze e Três Buracos

Conheça Carniça e a Blindagem Mística de Shiko (2)

Muita ação e reviravoltas dão as caras nas páginas da HQ Carniça e a Blindagem Mística de Shiko

A trama da HQ Carniça e a Blindagem Mística de Shiko

Essa é uma daquelas histórias que temos que tomar muito cuidado para não falar demais e revelar reviravoltas importantes da trama. Podemos dizer, de antemão, que Carniça e a Blindagem Mística é uma leitura que te faz devorar animadamente as páginas da edição. O domínio narrativo de Shiko é impressionante e vemos o autor, em apenas 48 páginas, nos entregar plot twists que acabam ressignificando toda a trama.

A Parte 1 começa nos mostrando uma entrevista de arrepiar: Ruy Guerra, aparece entrevistando o Coronel José Rufino, famoso por ser um eficiente matador de cangaceiros. O papo entre os dois tem ares tensos e o Coronel parece ser aquele tipo de homem que pode se tornar perigoso em um “estalo”. O interessante é que a entrevista é REAL e Shiko reproduz na HQ esse encontro. Quem quiser conferir a entrevista original na íntegra, pode clicar aqui.

Essa breve introdução serve de aperitivo para nos ambientar. A trama gira mesmo em torno de um grupo de cangaceiras que andam pelo sertão tendo uma atuação bem diferente das suas contrapartes masculinas. A cangaceira Mazinha de Beata, que depois passa a ser chamada de  Carniça, é a protagonista da HQ e é através dela e de seu grupo que o autor aborda mais sobre a atuação das mulheres no cangaço.

Conheça Carniça e a Blindagem Mística de Shiko (4)

Coronel José Rufino aparece no começo da HQ Carniça e a Blindagem Mística de Shiko

A obra se desenrola contando a história de uma missão que o grupo de cangaceiras está desempenhando. O motivo da missão é um dos mistérios da obra e é através de flashbacks e de cenas de arrepiar que Shiko nos mostra a importância daquele confronto em particular. O autor se aprofunda no tema e mostra as dificuldades e mazelas que as mulheres cangaceiras enfrentavam no movimento.

Mazinha, a protagonista, é uma mulher extremamente forte que passa por provações absurdas até começar a trilhar o caminho da vingança com seu grupo de mulheres cangaceiras. A personagem é do tipo que fala pouco e resolve seus problemas na bala.

A personalidade de Carniça (nome que Mazinha passa a adotar) é magnética e seu jeitão faz com que seja impossível parar de ler a HQ antes do fim. O passado dela é o foco da parte 2 de Carniça e a Blindagem Mística de Shiko.

Conheça Carniça e a Blindagem Mística de Shiko (3)

Mazinha, ao centro, é a protagonista da HQ Carniça e a Blindagem Mística de Shiko

Carniça e a Blindagem Mística de Shiko é uma daquelas HQs nacionais que impressionam pela brasilidade que exala. A bela arte do autor se junta a um roteiro ágil e direto que mantém um ritmo frenético constante. E mesmo assim, no meio desse ritmo alucinado, Shiko consegue encontrar reviravoltas que tiram essa HQ do lugar comum e a tornam uma obra diferenciada.

O uso de acontecimentos reais, como o encontro de Ruy Guerra com o Coronel José Rufino, também abrilhantam a série e fazem com que a linha entre ficção e realidade fique menos óbvia e mais turva – e isso só torna a leitura mais rica e divertida.

Carniça e a Blindagem Mística de Shiko é uma série que dificilmente vai decepcionar o leitor. Se você busca uma boa história de ação cheia de reviravoltas, que mostre um pouco mais do nosso país no belo traço de um dos mais famosos quadrinistas brasileiros da atualidade, essa HQ é para você!

Quer conhecer mais quadrinhos nacionais excepcionais? Confira nossa lista com as Melhores HQs Brasileiras!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade