Ultimato do Bacon

Conan O Bárbaro de Jason Aaron – O Ultimato

Em 23 de Fev de 2022 3 minutos de leitura
Conan O Bárbaro de Jason Aaron - O Ultimato (2)

Em 2019 a Marvel Comics anunciou uma novidade que movimentou o mercado. A criação máxima de Robert E. Howard estava retornando para casa. Restava saber quem seria o responsável pelas séries que marcariam o retorno do cimério. Conan O Bárbaro de Jason Aaron foi uma das séries mais esperadas pelos fãs.

Jason Aaron permaneceu no Conan durante 12 edições, entre 2019 e 2020, e sua história se chama “A Vida e a Morte de Conan” (The Life & Death of Conan no original). A história chegou ao Brasil pelas mãos da Panini Comics em formato mensal nas edições “Conan, O Bárbaro” (2019) #1 – #7.

Dica para o leitor: Conan O Bárbaro de Jason Aaron é uma história leve e permissiva que pode ser uma porta de entrada para novos leitores, apesar de fazer referência a outros eventos da vida do personagem (de forma bem periférica e nada que impacte realmente na trama). Se você é um leitor 100% novo, talvez o Conan de Kurt Busiek seja um material mais indicado!

Não deixe de conhecer também o grande clássico de Conan, a Hora do Dragão de Roy Thomas e Gil Kane!

Conan O Bárbaro de Jason Aaron - O Ultimato (3)

Jason Aaron passeia por diversos momentos da vida do cimério na HQ Conan O Bárbaro 

A trama da HQ Conan O Bárbaro de Jason Aaron

Antes de iniciar o review vale falar um pouco sobre a expectativa que foi criada no momento em que Aaron assumiu a HQ. Esperava que o autor, ainda com muito prestígio por conta de trabalhos anteriores como Escalpo e Thor Carniceiro dos Deuses e Bomba Divina, entregasse um grande épico que realmente marcasse o retorno de Conan a Marvel – trabalhos anteriores deixam claro que o autor tinha capacidade de sobra para conseguir esse feito. Infelizmente Aaron vai por um caminho diferente e até entrega uma boa história mas que acaba ficando muito abaixo do que eu esperava.

 A trama se inicia mostrando Conan duelando em uma arena de Zamora. O personagem é logo abordado por uma bela mulher que elogia muito as habilidades de combate do cimério. A mulher vai com Conan para os aposentos do personagem e se revela como sendo uma bruxa! Ela serve a Razazel e seu objetivo é despertar esse deus/demônio através do sangue do bárbaro. O personagem, obviamente, consegue se desvencilhar e acaba derrotando a vilã. Fim, certo?

Conan O Bárbaro de Jason Aaron - O Ultimato (4)

Conan luta ao lado dos pictos contra demônios serpentes na HQ Conan O Bárbaro de Jason Aaron

Errado. Aaron decide fazer dessa bruxa a grande ameaça de seu arco “A Vida e Morte de Conan”. É revelado que a personagem possui dois filhos e esses dois filhos acompanham, de perto, a vida do Cimério.

Seu objetivo é esperar que o personagem chegue no seu auge para derrotá-lo. É no auge que o sangue de Conan terá mais valor para o macabro Razazel.

A história da bruxa e seus filhos vai para o plano de fundo e a HQ se torna um grande apanhado de contos de Conan que se passam em diversos momentos de sua vida. Vemos o personagem atuando como pirata, rei, saqueador e outras funções.

Os contos são realmente muito bons e Aaron acerta a mão na cadência e ritmo das histórias que acabam mostrando a grande versatilidade do personagem de Robert E. Howard. Vale dizer que as artes deslumbrantes de Mahmud A. Asrar, Gerardo Zaffino e Garry Brown deixam a leitura ainda mais cativante e impressionante!

Conan O Bárbaro de Jason Aaron - O Ultimato (1)

Esad Ribic faz lindas capas para a HQ Conan O Bárbaro de Jason Aaron

Se os contos de Jason Aaron funcionam muito bem e cativam o leitor, o mesmo não pode ser dito do grande arco da bruxa e seus filhos. Em cada uma das edições o autor vai aumentando a expectativa pelo grande confronto que deveria marcar o fim da vida de Conan (segundo a própria história).

Quando o confronto chega, o que vemos é o famoso “mais do mesmo”. Mais um “monstrão” que quer matar o cimério e acaba não tendo sucesso. Aaron tenta criar ainda uma cena entre Conan e seu Deus Crom mas ela acaba não funcionando e sendo bem clichê…

Mesmo com um final frustrante e com um arco “macro” que não convence, Conan O Bárbaro de Jason Aaron se mantém uma boa leitura por conta dos excelentes contos que o autor traz (muito bem ilustrados por Mahmud A. Asrar, Gerardo Zaffino e Garry Brown).

Não são contos inovadores mas são histórias dotadas de um ritmo muito bem construído que conseguem fazer com que o leitor se divirta. Não é o retorno apoteótico que muitos esperavam (eu incluso) mas é uma boa leitura que mostra que o cimério ainda tem muitas boas aventuras para nos mostrar!

Avaliação: Bom!.

Confira o vídeo onde conversamos com o pessoal do canal Haterzasso sobre essa fase do Conan


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade