Ultimato do Bacon

Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas de Gustavo Borges e Eric Peleias – O Ultimato

Em 9 de Set de 2022 3 minutos de leitura
Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas (2)

Sabe aqueles filmes que vemos que imediatamente nos ativam memórias de infância? Um bom exemplo é o saudoso Stand by Me (Conta Comigo – 1986), baseado em uma obra de Stephen King, que era “figurinha carimbada” na Sessão da Tarde da Rede Globo.

A história conta as aventuras de um grupo de jovens amigos do Oregon que se envolvem em uma aventura que começa como uma brincadeira e vira um evento marcante. Mas porque estou falando disso? Porque Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas de Gustavo Borges e Eric Peleias é basicamente a versão nacional desse filme – só que em quadrinhos!

O que torna a coisa toda mais divertida (e gera identificação ainda maior) é que a história, obviamente, se passa no Brasil e o protagonista cresce na década de 90. Então as situações geram ainda mais identificação para mim (e acredito que para a maioria dos brasileiros) do que o filme supracitado.

Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas de Gustavo Borges e Eric Peleias é uma HQ que foi lançada de forma independente no Catarse (plataforma de financiamento coletivo) em 2019.

Dica para o leitor: A HQ tem uma história bem fechadinha mas possui continuações. Até agora foi lançado Como Fazer Amigos e Enfrentar Alienígenas e em breve teremos Como Fazer Amigos e Enfrentar Feiticeiros.

Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas (3)

Leo é o solitário protagonista da HQ Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas de Gustavo Borges e Eric Peleias

A Trama da HQ Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas de Gustavo Borges e Eric Peleias

Leo é um garoto normal crescendo na década de 90. Ele passa muito tempo na frente da televisão, não tem muitos amigos (nenhum pra ser honesto) e adora passar seu tempo sozinho vendo filmes e jogando videogame. Um dia sua rotina é interrompida quando seu desastrado pai resolve levá-lo para conhecer sua nova namorada e a filha dela.

As experiências anteriores de Leo com namoradas do pai e “irmãos” não foram lá muito boas e por isso ele não se sente muito empolgado para conhecer Olivia.

Quando chega na casa da nova namorada do pai ele se surpreende com uma garota agitada, animada e que vai – aos poucos – rompendo as barreiras que o jovem solitário tinha para fazer amizades.

Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas (1)

Leo conhece a casa da mãe de Olívia na HQ Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas de Gustavo Borges e Eric Peleias

Olivia é aficionada por fenômenos sobrenaturais e por mais que Leo só queira ficar quieto e sem encrencas, a jovem o convence a ir procurar um temível Dragão – e a brincadeira logo começa também a abordar fantasmas.

A narrativa de Gustavo Borges e Eric Peleias foca muito na interação entre os dois (muito bem construída por sinal) e deixa em aberto se eles estão realmente vendo fenômenos sobrenaturais ou se é tudo imaginação de criança.

Vale destacar que tudo é narrado pela ótica de Leo – e a visão que ele tem de seu pai e sua nova madrasta é simplesmente espetacular e arranca algumas risadas.

O bacana da leitura é a forma orgânica como duas crianças que acabaram de se conhecer vão criando laços e se abrindo para dividir experiências, visões e brincadeiras.

Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas (2)

Olívia e Leo caçam fenômenos sobrenaturais na HQ de Gustavo Borges e Eric Peleias

Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas de Gustavo Borges e Eric Peleias é uma HQ que consegue divertir o leitor e honestamente não vejo contra indicação. A história é fluida e o ritmo narrativo é perfeito em suas 72 páginas.

Acredito que os que viveram a década de 90 (como é o meu caso) vão ter uma outra conexão imediata com a obra e é impossível não se sentir nostálgico depois da leitura. Espero que os artistas produzam muitas continuações porque a incrível história de Leo e Olívia merece muito!

Quer conhecer outras grandes HQs brasileiras? Confira nossa lista de Melhores Quadrinhos Nacionais!

Avaliação: Excelente!

Compre Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas de Gustavo Borges e Eric Peleias clicando na capa abaixo! .

Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka - O Ultimato (2)

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka – O Ultimato

30 de Set de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade