Ultimato do Bacon

Ciência Maldita da Velha Cosmo – O Ultimato

Em 9 de Jun de 2023 3 minutos de leitura

Conheça o terror sustentável sobre pesquisa animal que mistura ficção e realidade em: Ciência Maldita da Velha Cosmo

Dos cantos ermos do underground e dos experimentos científicos e gastronômicos mais pitorescos do Brasil e do mundo surge Ciência Maldita, publicada em 2021 pela editora Pé de Cabra, P&B, 64 páginas. A autora é Kellen Carvalho ou, na forma que é conhecida no meio, Velha Cosmo.

Neste ano (2023), pela mesma editora, a quadrinista lançou Error: um trabalho mortal, e é criadora da revista Velha Cosmopalito, com tiras, charges e sátiras parodiando publicações femininas, já em seu sexto volume.

Qual a trama de Ciência Maldita da Velha Cosmo

Vânia é “uma mulher atormentada por um mundo de destruição, glândulas e fantasmas.” Formada em Filosofia, seu trabalho intitulado “Penso, logo estripo” não era aceito pela sociedade acadêmica. A principal característica da protagonista – e de suas teses – era a oposição aos filósofos mecanicistas*, ao especismo** e a utilização de animais como cabaias para experimentos.

UB Ciência Maldita da Velha Cosmo 2

Velha Cosmo é quem nos conta a história de Vânia, uma inusitada cientista

Quem nos conta a história de Vânia é a própria Velha Cosmo, enquanto apresenta uma receita de ovo rancheiro. Vânia tinha o costume de visitar diariamente o zoológico para estudos. Em casa, ela vê no noticiário que um funcionário do local com quem ela havia conversado naquele dia foi assassinado e teve os testículos retirados.

Na década de 1920, uma tia dela, Clô, apaixonou-se pelo Dr. Voronoff, médico russo que buscava rejuvenescer seres humanos transplantando órgãos sexuais de macacos – Clô foi uma das cobaias –. A inquietação e estresse de Vânia após ver a notícia do assassinato faz com que ela inicie um processo de autoconhecimento, indo atrás de sua tia num centro espírita e tendo experiências com ayahuasca, entre outras coisas muito loucas.

Ao mesmo tempo, vemos a estranha relação que ela tem com Carlo, seu esposo, literalmente um porco, puxa-saco e machista. O estudo independente dela desaparece e Carlo passa a ter comportamentos suspeitos. A nós, leitores, cabe a curiosidade se há ligação em todos esses eventos e se a ciência reconhecerá o trabalho de Vânia, nada obstante envolto de ayahuasca, muiraquitãs, fantasmas e assassinatos…

Vale a pena ler?

É uma história rápida, dispensando aprofundamentos. Não é aquele terror do tipo slasher, mas tem seus momentos mais extremos. Na linha dos subgêneros, Ciência Maldita se classifica como thriller científico. Evidentemente podemos enquadrá-lo, ainda, como um ótimo trash, de arte estranha, com toque psicodélico, e acontecimentos fora dos padrões.

UB Ciência Maldita da Velha Cosmo 3

Vânia vive com seu marido porco, literalmente, e buscará o respeito da comunidade científica

Essa é uma das principais características da HQ. Apesar de o fio da meada ser simples, os elementos e o universo criado por Velha são criativos e absurdos, mesmo dentro do underground. Mais incrível é o fato dela se basear em elementos e personagens reais da ciência, como no caso do Dr. Voronoff e seus transplantes de testículos. É para dar nó na cabeça!

Nessa linha, percebemos que a preocupação de Vânia com o bem-estar dos animais serve também como um alerta da própria autora. Será que não existe alma, como podemos supor a partir de algumas linhas filosóficas? Será que não existe senciência animal? Será que eles são inferiores ao ponto de poderem ser cobaias com sofrimentos terríveis? Ainda bem que frente aos interesses perversos da ciência maldita existem pessoas como Vânia.

Após tudo isso, Velha Cosmo questiona o leitor, na última página, se apreciamos um “ecoterror” ou um “terror sustentável”. Resta a impressão de que nenhum animal saiu ferido para a produção de Ciência Maldita, o quadrinho, mas estamos a anos-luz de sermos sustentáveis enquanto sociedade e colocarmos um fim no uso de cobaias.

*O mecanicismo é uma doutrina filosófica que entende a natureza como uma máquina, afastando conceitos como o da existência da alma. ** Especismo é a discriminação a determinada(s) espécie(s).

Gostou do texto? Leia outras matérias do David Horeglad (HQ Ano 1) para o UB!

BASQUETITO ALL-STARS (2023) – O ULTIMATO

JAIMINHO DE VOLTA A TANGAMANDÁPIO (2022) – O ULTIMATO

CONHEÇA O VELHO SACUDO DO CHICO FÉLIX

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Ciência Maldita da Velha Cosmo clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade