Cidade Invisível da Netflix é o folclore brasileiro sendo apresentado ao mundo.

Raphael Draccon e Carolina Munhóz já haviam nos entregado uma boa trama com O Escolhido (ultimato da primeira temporada aqui). Mas agora com Cidade Invisível, eles abrem as portas para toda sua imaginação fantástica que os tornaram famosos escritores.

.

Qual é a trama de Cidade Invisível

.

Cidade Invisível acompanha a vida de Eric (Marco Pigossi) sendo virada de cabeça para baixo depois da misteriosa morte de sua esposa. Ao retornar para o trabalho na polícia ambiental, ele precisa lidar com o misterioso caso de um boto cor de rosa que aparece morto na praia, o que acaba colocando-o em rota de colisão com toda uma sociedade que ele não imaginava existir.

.

Cidade Invisível (2021) - Dicas de Streaming 1O boto que dá inicio ao mistério da Cidade Invisível . O CG incomodou algumas pessoas.

.

O boto cor de rosa, para aqueles que não estão familiarizados com as lendas brasileiras, costuma se transformar em um homem para seduzir mulheres. Ao encontrar o corpo do animal, Eric se coloca entre o resgate do boto e o time de criaturas liderados por Inês (Alessandra Negrini), também conhecida como a Cuca. Sim, a Cuca.

Quando os trailers foram lançados, muitos reclamaram pela ausência da aparência cômica do jacaré associado a Cuca pelas adaptações do Sitio do Pica Pau Amarelo. E essa Cuca, baseada na lenda real, com certeza não deixa nada a dever. Mesmo sem a famigerada forma de jacaré, Alessandra Negrini mostra que a Cuca é uma força que deve ser temida.

A Cuca não está sozinha, e conforme mergulhamos na Cidade Invisível, somos apresentados a outras criaturas que vivem entre as pessoas, como humanos normais, escondendo seus poderes, como a Iara e o Saci.

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!

.

A morte misteriosa de sua esposa e o boto encontrado morto colocam Eric em um turbilhão de sentimentos que o fazem suspeitar de uma conexão entre eles, com sua investigação o levando cada vez mais para dentro daquilo que ele acreditava serem lendas, e como sabemos por outras séries semelhantes, ser o único que conhece um segredo coloca muitas dúvidas sobre a sanidade de uma pessoa.

Envolver um policial e criaturas sobrenaturais pode evocar em você a semelhança com Grimm, mas pelo menos aqui há a diferença de que as criaturas são retiradas do nosso próprio folclore.

.

Vamos falar dos personagens de Cidade Invisível

.

Embora as criaturas do folclore sejam o ponto alto da trama, eles também podem ser considerados o ponto fraco. A grande investigação de Eric toma grande parte do enredo de Cidade Invisível, e é através dela que vamos conhecer os personagens. Ao mesmo tempo, Inês/Cuca recebe grande destaque por agir de maneira ambígua durante os episódios, ao antagonizar o protagonista buscando proteger as criaturas mágicas.

.

Alessanda Negrini é a ameaçadora Cuca em Cidade InvisívelA Cuca pode não ser um jacaré em Cidade Invisível, mas ameaça da bruxa nunca foi tão real.

.

Ainda que cada episódio nos de uma pequena mostra das origens daqueles personagens, muitos deles acabam relegados demais ao segundo plano. O boto morto, eventualmente identificado como também o homem Manaus (Victor Sparapane) até recebe um pouco de contexto e é relevante para a trama, mas personagens como Isac (Wesley Guimarães), acabam não tendo tanto destaque quanto poderiam. Uma pena, uma vez que em suas poucas aparições ele rouba a cena com seu carisma.

Outro personagem que sofre com o pouco tempo de tela é Tutu (Jimmy London) que apesar de ser uma criatura fantástica, é relegado ao papel de um simples capanga, não tendo muito desenvolvimento além disso.

Mas é claro que em 7 episódios seria uma tarefa hercúlea colocar tantos personagens em foco, uma vez que além do núcleo mágico, Cidade Invisível precisa lidar com o mundo humano, como a filha de Eric, Luna (Manu Dieguez) por quem ele se torna o responsável e que sofre bastante pela perda da mãe.

.

Cidade Invisível (2021) - Dicas de Streaming 2

.

Porque assistir a Cidade Invisível

.

A série Cidade Invisível nos dá uma oportunidade única de viajar no imaginário do folclore brasileiro. Essa não é a primeira série brasileira da plataforma, mas a criminal O Mecanismo e a distópica 3% mergulham em temas diferentes. Mesmo O Escolhido, envolvendo sua cota de magia, não mostra esse lado poderoso do Brasil.

Além disso, apesar das reclamações esdruxulas daqueles que queriam uma Cuca jacaré, a personagem está fantástica. Suas aparições contribuem grandemente para o clima de suspense e um ligeiro terror na série.

Nós do Ultimato do Bacon sempre nos empolgamos com produções nacionais e fica aqui a nossa recomendação, acrescentando nossa voz aos que já estão aclamando esta série.

Fique ligado no Ultimato do Bacon todas as sextas-feiras para mais Dicas de Streaming!

 


Créditos:
Texto e Edição: João Maia
Imagens: Reprodução

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: