Ultimato do Bacon

Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni – O Ultimato

Em 9 de Jun de 2022 3 minutos de leitura
Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni (2)

A jornada dos samurais no Japão feudal é o tema dessa excelente HQ da Bonelli Comics que traz duas magnéticas histórias sobre sobre vingança, redenção e honra! Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni possui a bela arte de Andrea Accardi que traz cenas memoráveis em duas histórias fechadas que possuem uma fluidez narrativa impressionante!

O fumetto Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni foi lançado originalmente em 2013 na Itália e chegou ao Brasil em 2019 em uma bela edição capa dura da Editora Panini. A edição, totalmente colorida, possui mais de 256 páginas e traz duas histórias completas e sem ligação (à exceção de um divertido velhinho que é muito mais do que aparenta).

Dica para o leitor: Quer conhecer mais HQs da famosa editora italiana? Então confira nossa lista de HQs da Bonelli que você precisa conhecer!

Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni (3)

Belas cenas de combate desenhadas por Andrea Accardi estão na HQ italiana Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni

As tramas da HQ Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni

Essa incrível HQ italiana lançada pela Panini Comics nos apresenta duas histórias que falam sobre honra, vingança e redenção. As duas possuem tramas completamente diferentes – e independentes – que trazem protagonistas que trilham caminhos (quase que) opostos.

Essa diversidade no roteiro é um dos pontos chave que faz com que a leitura seja surpreendente. A fluidez da narrativa também impressiona e a sensação é de que poderíamos ler mais 20 ou 30 contos como esses sem nenhum tipo de esforço!

A primeira história se chama “A Redenção do Samurai”. A trama acompanha o jovem samurai Tetsuo, que foi convocado para auxiliar no Seppuku (ritual onde o samurai tira a própria vida para resgatar sua honra) de seu mestre Jubei Shimada.

Decepcionado com seu mestre, ele é incumbido pelo Daimyo (nobre senhor feudal) de buscar e capturar o fugitivo com vida para que o ritual possa ser realizado.

Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni (1)

Tetsuo enfrenta seu mestre na HQ Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni

A história, que tinha tudo para seguir os clichês do gênero e promover um combate de “discípulo x aluno”, vai por outros caminhos e versa sobre justiça e a honra dos que deveriam proteger os fracos e oprimidos.

O que é ser um samurai? Recheada de ação, a trama ainda apresenta um simpático velhinho que faz toda a diferença na história – esse é, inclusive, o único personagem que volta no segundo conto da edição!

“As Flores do Massacre” é o segundo conto da HQ e traz uma história no melhor estilo Lady Snowblood de Kazuo Koike e Kazuo Kamimura! A trama mostra a filha de um samurai que decide buscar vingança após ver seu pai cometer Seppuku em protesto contra a corrupção que se instaurou na corte.

O problema é que o sacrifício de seu pai foi recebido com risos e deboches pelo Daimyo e outros integrantes da corte.

Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni (4)

Uma jovem decide seguir o caminho do meifumado na segunda história da HQ Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni

A jovem decide se vingar e seguir o caminho do meifumado (caminho do inferno, muito falado no lendário mangá Lobo Solitário de Kazuo Koike e Goseki Kojima) e conta com a ajuda do simpático velhinho da primeira história para começar a sua jornada.

A história que se segue é forte e bem sangrenta e vemos a bela e ingênua jovem se tornar uma assassina tão cruel e implacável quanto os homens que riram de seu pai.

O contraste entre os protagonistas dão muito o que pensar para os que quiserem refletir sobre os caminhos da vida.

Enquanto um, mesmo enfrentando injustiças, está comprometido com conceitos como honra e justiça, o outro busca apenas a vingança contra as ofensas que sofreu – não importando quantas pessoas precise ferir no caminho.

A questão não é “escolher” o melhor protagonista, mas perceber como os caminhos do roteiro impulsionam cada um dos personagens para seu próprio destino – que é abraçado corajosamente pelos dois.

As diferenças brutais entre as duas histórias – que de similares só possuem o tema mesmo  – são, para mim, os grandes benefícios dessa obra que retrata de forma completa um período tão famoso do Japão.

Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni (2)

Muita ação está presente nas duas histórias da HQ Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni

Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni é mais uma daquelas belas HQs que mostra a força e a diversidade das HQs da Bonelli. As duas tramas, que contam com a bela arte de Andrea Accardi, equilibram muito bem ação e construção dos personagens em um roteiro bem montado que proporciona uma leitura incrivelmente fluida.

e você gosta da temática samurai, posso dizer sem medo de errar que essa obra não deve em nada há os excelentes mangás do gênero.

Quer conhecer mais obras sobre samurais? Confira nossa lista de Melhores Mangás de Samurai!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni clicando na capa abaixo! .

Chanbara O Caminho do Samurai de Roberto Recchioni Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa (2)

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa – O Ultimato

4 de Jul de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade