Quão cruel, confusa e caótica pode ser a modernização de uma cidade? A HQ Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler debate justamente esse tema usando a própria história de Porto Alegre. A mudança da cidade que começa em 1925 é o plano de fundo para a vida de Vitória, uma jovem que sonha em ser uma grande jornalista e escritora.
Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler é uma HQ brasileira que foi lançada em 2020 pela editora Veneta. A obra conta com 100 páginas coloridas que narram a história de Vitória e da transformação da cidade de Porto Alegre.
Existem pontas soltas que dão espaço para uma futura continuação (que esperamos ansiosamente que venha!) mas podemos dizer que a edição traz uma história completa e fechada.
Dica para o leitor: Quer conhecer outras grandes HQs nacionais? Confira nossa lista de Melhores HQs Brasileiras
Vitória é uma jovem sonhadora que sonha em ser escritora na HQ Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler
A trama da HQ Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler
A narrativa começa em 1912 e nos apresenta a jovem Vitória. Ela é uma menina sonhadora que desde muito nova mostra que seus desejos e objetivos não podem ser podados pela sociedade e suas regras vigentes.
A jovem tem uma amizade com Frederica e Teo, dois irmãos bem afortunados que têm aula de reforço escolar de português com sua mãe. O tempo passa e as condições do próprio destino fazem com que a amizade dos três se perca.
A história avança para 1925 e encontramos um cenário completamente diferente: Vitória segue sendo uma jovem cheia de sonhos e energia e está noiva de Fabrício, um escultor que está buscando seu espaço na profissão, Teo está retornando da Europa após a Guerra (ele estudou arquitetura mas precisou de alistar durante o confronto e acabou ferido) e Frederica se tornou uma jovem socialite que não parece se importar com muita coisa.
Cenários lindos esperam o leitor na HQ Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler
O caminho dos três amigos de infância volta a se cruzar quando a modernização da cidade começa e Teo acaba sendo um dos encarregados pelas obras e pelo próprio projeto – ser de uma família rica e ter estudado na Europa lhe conferiu um certo status.
O problema da tal modernização é que ela começa a destruir antigos becos e vielas da cidade e as pessoas que estão sendo desalojadas não estão recebendo um tratamento muito justo.
É por causa das negociações envolvendo demolições de casas e afins que Teo e Vitória se reencontram. Ela vai acompanhada da avó para renegociar o valor de um imóvel que será demolido no beco do Rosário.
O encontro entre os dois faz com que os lados da história se cruzem e as conversas e debates entre os personagens fazem com que entendamos melhor os benefícios, malefícios e problemas da reforma que está sendo feita em Porto Alegre.
Vitória trabalha consertando rádios na HQ Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler
A HQ de Ana Luiza Koehler é impecável em todos os sentidos. A forma como o tema modernização é trabalhado na HQ impressiona e todas as melhorias e problemas sociais que ela causa são apresentadas de forma simples, prática e bem coerente. As cores e o traço da artista são deslumbrantes e me peguei parando a leitura para apreciar as belas páginas em algumas oportunidades.
A narrativa dos três amigos – que serve como fio condutor para todo esse debate sobre classe social e reforma da cidade – também funciona muito bem. Os personagens são cativantes e fogem de alguns estereótipos clássicos que tendemos a ver em algumas histórias de temática similar.
Cada um dos personagens possui nuances, erros e acertos dentro de suas atitudes – nada de hiper simplificação e excesso de “preto e branco” na leitura. Apesar de termos uma obra bem convidativa para todos, a realidade é que muitas interpretações e julgamentos acerca das ações dos personagens devem ser feitas pelo próprio leitor.
A geografia da cidade de Porto Alegre é explorada na HQ Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler
Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler é uma daquelas obras que exala brasilidade e que sabe falar de histórias cotidianas de forma interessante e com uma mensagem muito real. A HQ é – para todos os efeitos – impecável e a história da menina Vitória que cresceu durante a modernização de Porto Alegre merece muito algumas continuações.
Arte e roteiro estão em perfeita sintonia e se você possui interesses particulares por temas como arquitetura e urbanismo é capaz desta HQ te impressionar ainda mais do que me impressionou!
Uma ótima leitura que é capaz de informar, entreter e provocar debates que talvez não tenham passado pela cabeça do leitor. Simplesmente não tem contra indicação!

Avaliação: Excelente!
Compre Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!