Ultimato do Bacon

Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler – O Ultimato

Em 13 de Jan de 2023 3 minutos de leitura
Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler (2)

Quão cruel, confusa e caótica pode ser a modernização de uma cidade? A HQ Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler debate justamente esse tema usando a própria história de Porto Alegre. A mudança da cidade que começa em 1925 é o plano de fundo para a vida de Vitória, uma jovem que sonha em ser uma grande jornalista e escritora.

Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler é uma HQ brasileira que foi lançada em 2020 pela editora Veneta. A obra conta com 100 páginas coloridas que narram a história de Vitória e da transformação da cidade de Porto Alegre.

Existem pontas soltas que dão espaço para uma futura continuação (que esperamos ansiosamente que venha!) mas podemos dizer que a edição traz uma história completa e fechada.

Dica para o leitor: Quer conhecer outras grandes HQs nacionais? Confira nossa lista de Melhores HQs Brasileiras

Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler (3)

Vitória é uma jovem sonhadora que sonha em ser escritora na HQ Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler

A trama da HQ Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler

A narrativa começa em 1912 e nos apresenta a jovem Vitória. Ela é uma menina sonhadora que desde muito nova mostra que seus desejos e objetivos não podem ser podados pela sociedade e suas regras vigentes.

A jovem tem uma amizade com Frederica e Teo, dois irmãos bem afortunados que têm aula de reforço escolar de português com sua mãe. O tempo passa e as condições do próprio destino fazem com que a amizade dos três se perca.

A história avança para 1925 e encontramos um cenário completamente diferente: Vitória segue sendo uma jovem cheia de sonhos e energia e está noiva de Fabrício, um escultor que está buscando seu espaço na profissão, Teo está retornando da Europa após a Guerra (ele estudou arquitetura mas precisou de alistar durante o confronto e acabou ferido) e Frederica se tornou uma jovem socialite que não parece se importar com muita coisa.

Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler (4)

Cenários lindos esperam o leitor na HQ Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler

O caminho dos três amigos de infância volta a se cruzar quando a modernização da cidade começa e Teo acaba sendo um dos encarregados pelas obras e pelo próprio projeto – ser de uma família rica e ter estudado na Europa lhe conferiu um certo status.

O problema da tal modernização é que ela começa a destruir antigos becos e vielas da cidade e as pessoas que estão sendo desalojadas não estão recebendo um tratamento muito justo.

É por causa das negociações envolvendo demolições de casas e afins que Teo e Vitória se reencontram.  Ela vai acompanhada da avó para renegociar o valor de um imóvel que será demolido no beco do Rosário.

O encontro entre os dois faz com que os lados da história se cruzem e as conversas e debates entre os personagens fazem com que entendamos melhor os benefícios, malefícios e problemas da reforma que está sendo feita em Porto Alegre.

Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler (5)

Vitória trabalha consertando rádios na HQ Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler

A HQ de Ana Luiza Koehler é impecável em todos os sentidos. A forma como o tema modernização é trabalhado na HQ impressiona e todas as melhorias e problemas sociais que ela causa são apresentadas de forma simples, prática e bem coerente. As cores e o traço da artista são deslumbrantes e me peguei parando a leitura para apreciar as belas páginas em algumas oportunidades.

A narrativa dos três amigos – que serve como fio condutor para todo esse debate sobre classe social e reforma da cidade – também funciona muito bem. Os personagens são cativantes e fogem de alguns estereótipos clássicos que tendemos a ver em algumas histórias de temática similar.

Cada um dos personagens possui nuances, erros e acertos dentro de suas atitudes – nada de hiper simplificação e excesso de “preto e branco” na leitura. Apesar de termos uma obra bem convidativa para todos, a realidade é que muitas interpretações e julgamentos acerca das ações dos personagens devem ser feitas pelo próprio leitor.

Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler (1)

A geografia da cidade de Porto Alegre é explorada na HQ Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler

Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler é uma daquelas obras que exala brasilidade e que sabe falar de histórias cotidianas de forma interessante e com uma mensagem muito real. A HQ é – para todos os efeitos – impecável e a história da menina Vitória que cresceu durante a modernização de Porto Alegre merece muito algumas continuações.

Arte e roteiro estão em perfeita sintonia e se você possui interesses particulares por temas como arquitetura e urbanismo é capaz desta HQ te impressionar ainda mais do que me impressionou!

Uma ótima leitura que é capaz de informar, entreter e provocar debates que talvez não tenham passado pela cabeça do leitor. Simplesmente não tem contra indicação!

Avaliação: Excelente!

Compre Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler clicando na capa abaixo! .

Beco do Rosário de Ana Luiza Koehler Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

LJA Supergênese de Fabian Nicieza e Kevin Maguire - O Ultimato (2)

LJA Supergênese de Fabian Nicieza e Kevin Maguire – O Ultimato

27 de Mar de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade