A HQ Batman O Livro dos Mortos de Doug Moench é mais uma das incríveis histórias do Túnel do Tempo (Elseworlds no original) da DC Comics. Aqui somos apresentados a um Batman muito similar ao do universo regular mas com suas origens sendo ligeiramente modificadas. E essas modificações é que ditam o rumo da HQ.

Batman O Livro dos Mortos de Doug Moench contou com os desenhos de Barry Kitson e foi uma minissérie em duas edições lançadas nos EUA em 1999 (Batman: Book of the Dead no original). No Brasil a trama pode ser encontrada em “Batman: O LIvro dos Mortos” #1 – 2 (2000) da editora Abril.

.

Batman O Livro dos MortosMartha e Thomas Wayne são arqueólogos na HQ Batman O Livro dos Mortos de Doug Moench

.

A trama da HQ Batman O Livro dos Mortos

.

Todos sabemos que os pais de Bruce Wayne foram assassinados após uma ida ao cinema em um assalto randômico. Anos depois é a visão de um morcego invadindo a mansão que inspira o Cavaleiro das Trevas. A trama de Doug Moench muda detalhes relacionados a essa origem.

E esses detalhes fazem a trama ir por um caminho completamente diferente. É muito gratificante ler uma HQ que trabalha com sutilezas que geram diferenças narrativas grandes – é o verdadeiro efeito borboleta!

Na HQ Batman O Livro dos Mortos os pais de Bruce Wayne são arqueólogos e estão cada vez mais empolgados para desvendar os mistérios do antigo Egito e de suas pirâmides e esfinges. É esse mistério que faz com que os dois sejam mortos em um beco.

O pequeno Bruce é inspirado por um medalhão de morcego que encontra nas coisas dos pais. Esses detalhes diferentes fazem com que o personagem cresça querendo descobrir porque seus pais foram mortos. E esse é o fio condutor da trama.

.

Batman O Livro dos MortosO Deus Morcego do passado é figura recorrente na HQ Batman O Livro dos Mortos de Doug Moench

.

Doug Moench trabalha o tempo todo com duas linhas narrativas O Batman tentando desvendar o mistério da morte dos pais ao lado da jovem arqueóloga Sheila Ramsey no presente e um passado de 14.000 anos atrás onde vemos os Deuses Egípcios construindo as pirâmides.

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!

.

Logo ficamos sabendo da existência de um Deus Morcego e a história do passado se desenrola mostrando a tecnologia avançada desses Deuses e sua real intenção ao vir para o planeta Terra. Mesmo entre esses personagens temos tramas de mistério e traição que ajudam a explicar muito dos problemas que Bruce e Sheila enfrentam no futuro.

Batman O Livro dos Mortos de Doug Moench se utiliza da teoria dos “deuses astronautas” e até traça paralelos entre os egípcios, os maias e o fim do mundo. A HQ se desenvolve em um ritmo bem acelerado e de maneira bem uniforme e previsível. A parte mais interessante da obra é, sem dúvida, explorar a relação dos Deuses do passado e Moench parece saber bem disso e dá bastante espaço para essa trama se desenvolver – um grande acerto do autor!

.

Batman O Livro dos MortosSheila e Bruce buscam a verdade sobre o Egito na HQ Batman O Livro dos Mortos de Doug Moench

.

Batman O Livro dos Mortos de Doug Moench é uma das HQs mais brandas, em termos de mudanças, que já vi no selo Túnel do Tempo (exemplo de mudança pesada? Confira nossa matéria sobre Super Seven!) e isso não é ruim.

A sutileza do autor nos leva a ver um Batman envolvido profundamente com o Egito e ainda temos a oportunidade de ver a história de um Deus Morcego (a explicação para que ninguém saiba da existência desse Deus Egipcio é bem interessante). Uma HQ simples e de leitura rápida que vai cativar os leitores que adoram uma boa trama de universos paralelos!

Confira ainda nossa matéria sobre as melhores HQ`s da DC Comics e sobre grandes versões alternativas de personagens das HQs!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: