O mundo dos Quadrinhos é povoado de versões alternativas, versões do futuro, clones e terras paralelas que muitas vezes descaracterizam e tornam nossos personagens piores. Porém existem aquelas versões alternativas que são, simplesmente, sensacionais! Separamos 7 versões alternativas que são tão boas (ou melhores!) que os personagens principais. Vamos lá?

Versões Alternativas Famosas de Personagens das HQ´s!

1- Homem Aranha 2099

7 Versões Alternativas de Personagens Clássicos 1

Homem-Aranha 2099 é uma versão alternativa do Teioso e foi o grande sucesso da Linha 2099 da Marvel: Inesquecível

Miguel O´Hara nasceu no ano de 2099 e sua história mostra o que seria o Aranha se ele surgisse em um futuro Hi Tech e dominado por corporações. Com pai irlândes e mãe mexicana, ele chegou a ter sua própria revista no Brasil – com 39 números. O personagem ganha poderes ao decidir se usar como cobaia para um teste. Sabotado por seu colega invejoso de trabalho ele tem seu DNA fundido ao de uma aranha. Suas teias são orgânicas, ele possui duas presas venenosas e dois ferrões nos antebraços. Bem mais poderoso que o original!

2- Batman do Futuro​

7 Versões Alternativas de Personagens Clássicos 2

Terry McGuiness assume o manto de Batman e tem Bruce Wayne como seu mentor em uma das versões alternativas mais famosas do Homem Morcego

Batman do futuro é um personagem que fez um caminho diferente: surgiu nos desenhos em 1999 e só depois foi aparecer nos quadrinhos – ganhando grande importância na saga “Fim dos Tempos” dos Novos 52 (onde Terry chegou a ser substituído por Tim Drake. Relaaaaxe, no Renascimento, tudo volta ao normal!). Terry, após perder seu pai, descobre o segredo de Bruce Wayne e, no começo sem aprovação, se torna o novo Batman. O traje que ele usa é mais tecnológico do que qualquer coisa que já vimos antes: força ampliada, habilidade de voo, camuflagem, garras. Está tudo lá para tornar a vida do novo Batman mais fácil do que a do seu antecessor!

3- Maestro Hulk​

7 Versões Alternativas de Personagens Clássicos 3

Futuros apocalípticos podem criar versões alternativas de Heróis que se tornam Vilões: Hulk Maestro é um exemplo

100 anos a frente na cronologia do Universo Marvel, a Terra é destruída por um ataque nuclear. A maior parte dos habitantes do planeta perecem e, se alimentando da radiação, nasce o Maestro – que é o próprio Hulk dotado da inteligência de Bruce Banner e a força do Hulk. Mais forte que o Hulk, ele não tarda a se tornar ditador nesse futuro distópico. Os heróis caem perante a sua força. Com suas forças “mantenedoras da paz” ele governa com mãos de ferro enquanto habita um palácio com todas as regalias imagináveis.

4- Superman Entre a Foice e o Martelo​

7 Versões Alternativas de Personagens Clássicos 4

Uma nave caída na antiga URSS e não no Kansas muda tudo em Superman Red Son e cria uma das versões alternativas mais famosas do Superman

A premissa da HQ de Red Son, escrita por Mark Millar, é extremamente criativa. O que aconteceria se o maior símbolo da América, e farol para os outros heróis, tivesse caído na antiga URSS durante a Guerra Fria? Essa ideia extremamente louca e interessante dá origem a um Superman soviético e a personagens que são verdadeiras sombras dos originais (o Batman e a Mulher Maravilha são profundamente alterados). Seria o local de nascimento determinante para o caráter do Último Filho de Krypton? A HQ responde a essa e outras questões que mostram o quanto um “homem voador” pode alterar o destino do planeta.

5- Aranha Escarlate

7 Versões Alternativas de Personagens Clássicos 5

Ben Reilly é uma versão alternativa de Peter Parker e foi protagonista de uma das sagas mais polêmicas da década de 90: Saga do Clone

O Teioso marca presença de novo na nossa lista! Dessa vez, seu clone Ben Reilly dá o ar da graça! Ben Reilly foi criado durante a polêmica Saga do Clone e assumiu o papel de Aranha Escarlate. Durante a saga, seu jeito descolado foi ganhando espaço e a própria história questionou em diversos momentos quem era o original: ele ou Peter Parker. Na saga original, ele é morto pelo Duende Verde e Peter é reconhecido como o verdadeiro Homem Aranha. Os dois se tratavam como irmãos e tinham uma relação próxima nessa 1ª aparição.

6-  Velho Logan​

7 Versões Alternativas de Personagens Clássicos 6

Futuro apocalíptico do Universo Marvel cria histórias fantásticas do Velho Logan

Os heróis estão mortos e os Estados Unidos foram divididos em 50 territórios entre os anos que separam o presente deste futuro tenebroso. Hulk agora é um vilão (olha o Maestro aí!) e domina boa parte do oeste dos EUA. E é lá que Logan mora com sua esposa e dois filhos. Por causa do gigante de jade e de um trauma passado, ele prometeu não usar mais as garras.  A coisa muda quando ele precisa de dinheiro para pagar um “tributo” – não pagar trará sofrimento para sua esposa e filhos. E a história se desenvolve a partir daí, com o antigo Wolverine aceitando levar uma carga misteriosa pelo Oeste desse cenário apocalíptico. Pense em uma mistura de Mad Max com filmes do Clint Eastwood que você vai ter uma boa noção do que é essa versão de um dos mutantes mais queridos da Casa das Ideias.

7- Superman Reino do Amanhã​

7 Versões Alternativas de Personagens Clássicos 7

Um Superman mais velho e recluso é um dos personagens principais do Reino do Amanhã e uma das versões alternativas mais famosas das HQ´s!

Mark Waid e Alex Ross trouxeram pra gente uma das sagas mais aclamadas de todos os tempos: O Reino do Amanhã. Nesse futuro pouco brilhante, o Superman se tornou um personagem recluso e até um pouco amargurado. E sem ele como guia e farol, as novas gerações se tornam mais violentas e perdidas. Em um momento de grande necessidade, o velho Kal El precisa sair de seu exílio para guiar a humanidade mais uma vez. Uma história cheia de reviravoltas e conflitos que fecha com chave de ouro a nossa lista!

Quer conhecer outras versões alternativas de personagens famosos? Confira nossas matéria sobre versões alternativas do Batman e versões alternativas do Justiceiro!


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista
Matéria publicada originalmente em 01 de abril de 2019. Atualizada em 06 de maio de 2020.

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: