Ultimato do Bacon

Batman Animated Series – Dicas de Streaming

Em 21 de Jan de 2022 6 minutos de leitura
BATMAN ANIMATED SERIES - DICA DE STREAMING (1)

Batman Animated Series foi um marco da animação norte-americana de super-heróis, trazendo novo fôlego para as aventuras do Cavaleiro das Trevas. Aproveitando a febre da Batmania, surgida a partir dos dois filmes do Homem-Morcego pelas mãos de Tim Burton, lá pelo final da década de 80 e início dos anos 90, a Warner aproveitou o momento para desenvolver um desenho animado épico.

Nossa dica de streaming tenta se aprofundar na escuridão de Gotham City para trazer até você um pouco do que se pode esperar dessa série animada tão relevante para a cultura pop. Você que já assistiu e é um saudoso bat-fã, acompanhe nossas impressões sobre uma das animações mais divertidas do Batman.

Índice

Nostalgia

Revendo a série, disponível na plataforma de streaming HBO Max, percebe-se o quanto ela envelheceu bem, com histórias fantásticas que transitam entre a aventura e o drama, dando o tom de vários episódios épicos como, por exemplo, “Duas-Caras”, “Perito em Formas Humanas”, “Um Favor Para o Coringa”, “Jornada do Demônio”, “Coração de Gelo”, “Cuidado com Fantasma Cinzento, “Alma de Silicone”, “Quase O Peguei” e “Louco Amor” – alguns dos 85 episódios que a série animada possui.

BATMAN ANIMATED SERIES - DICA DE STREAMING (1)

Abertura clássica do desenho animado: clima noir e ambientação em Art Déco

A série rapidamente recebeu grande aceitação do público devido a seu estilo visual e animação madura que, instantaneamente, fez dela uma febre mundial. Fãs de várias faixas etárias elogiaram o desenho animado, com seu tom cinematográfico e histórias bem elaboradas – seus enredos continham um forte senso urbano que explorava a cidade de Gotham.

Ela mesma, funcionando como se fosse um personagem, era apresentada como um lugar opressivo e hostil onde a corrupção reina suprema – Batman é, portanto, a solução dos grandes males que assolam a cidade, de cafetões e gangsters até uma galeria imensa de vilões loucos e abusivos.

Enorme Sucesso

Batman – A Série Animada tornou-se um dos programas mais assistidos nos EUA, criando uma legião de fãs que, até hoje, assistem ao desenho animado com bastante empolgação. E, no Brasil da década de 1990, não foi diferente quando começou a ser exibido no canal SBT e várias crianças paravam tudo o que estivessem fazendo para curtir aqueles vinte e dois minutos de ação e aventura.

BATMAN ANIMATED SERIES - DICA DE STREAMING (4)

Cards de abertura dos episódios de Batman Animated Series

O desenho animado também originou uma linha de brinquedos que fez a cabeça de muitas crianças e adultos que colecionavam (e ainda colecionam) aqueles action figures incríveis e bat-bugingangas fantásticas – o colecionismo, por sinal, continua em alta e a animação atraiu centenas de indivíduos loucos para adquirir a mais nova peça para ter em sua coleção.

Batman Animated Series foi pensado como uma série que explora todas as camadas do Homem-Morcego e seu elenco de apoio, o sucesso foi tão grande que o programa recebeu enorme aclamação dos fãs e público em geral, devido a temáticas maduras e uma ambientação visual que evocava o clima noir (técnica de pintura do pintor barroco Caravaggio, em que os tons de claro/escuro são ressaltados, noir significa “noite” em francês), rendendo vários prêmios Emmy como Melhor Programa de Animação. Alguns dos temas escolhidos pelos roteiristas – injustiças sociais, abandono, mendicância, vilania, violência e solidão – levavam o Homem-Morcego a enredos que ultrapassavam o mero entretenimento casual.

BATMAN ANIMATED SERIES - DICA DE STREAMING (7)

Eu sou a Noite!

A animação, de fato, ditou as regras de como uma boa animação deveria ser feita, com bons roteiros e personagens cativantes. Isto ajudou a estabelecer o modus operandi das animações da Warner/DC que vieram em seguida (Superman, Batman do Futuro e Liga da Justiça), lançando Bruce Timm, Paul Dini, Danny Elfman e toda equipe a patamares nunca antes vistos.

A Melhor Galeria de Vilões Já Vista

Quem veio primeiro? Batman ou seus inimigos? Há quem diga que o Cruzado Encapuzado não seria nada sem sua galeria de criminosos e loucos que assolam Gotham City. Isto faz sentido, pois no universo do Homem-Morcego grande parte de seu elenco de vilões são completamente insanos! E não medem esforços para tornar sua loucura vívida e torturante no coração da cidade.

BATMAN ANIMATED SERIES - DICA DE STREAMING (3)

A vasta galeria de vilões do Homem-Morcego: de médico e louco, todo mundo tem um pouco

Outros, no entanto, carregam uma veia dramática tão intensa em suas narrativas que fazem com que o espectador lamente as situações que perpassam a vida destes seres desgraçados. Logo no primeiro episódio, “Asas de Couro” (On Leather Wings), vemos o Morcego-Humano – vulgo Dr. Kirk Langstrom – um renomado cientista que se torna dependente químico de uma droga experimental para ampliar os sentidos humanos.

As motivações de cada personagem se tornam únicos, como é o caso do astuto e sombrio Ra’s Al Ghul (também conhecido como a Cabeça do Demônio), que possui um escopo narrativo tão forte e justificável que o coloca não apenas como mero vilão estereotipado, mas alguém que desenvolve meios para acabar com a tirania da humanidade e seu capitalismo desenfreado, que destrói os recursos naturais a seu bel-prazer.

Ou, ainda, as ações de personagens como o Sr. Frio e Cara-de-Barro, cada um com enorme poder destrutivo mas que, interiormente, possuem várias camadas humanas que nos fazem sentir pena dos mesmos.

BATMAN ANIMATED SERIES - DICA DE STREAMING (5)

Sr. Frio em Batman Animated Series

Menos afeição vai para o Coringa – talvez, o mais cruel dos vilões existentes, o mal puro em essência – que, mesmo em desenho animado, carrega uma maldade tão diabólica que arrepia qualquer pessoa. Dublado originalmente por Mark Hamill (nosso querido Luke Skywalker), o Coringa possui muito carisma e é um clássico personagem que transita entre a comédia e a tragédia de maneira natural, sendo louco o suficiente para elaborar ousados planos de destruição e caos em massa – não deixe de assistir o episódio “Os Peixes Risonhos”, uma obra-prima.

E, claro, a queridinha palhaça do crime Arlequina, personagem criada por Paul Dini exclusivamente para o desenho animado. A ex-namoradinha do Coringa teve várias participações significativas no decorrer da série animada e um dos episódios mais sensacionais, chamado “Louco Amor”, aborda o relacionamento tóxico e abusivo entre Coringa e Harley Quinn.

Inclusive, é aqui que se inicia uma parceria e amizade que duraria várias décadas com Hera Venenosa e que até hoje se destaca nos quadrinhos e outras animações atuais. Com o passar do tempo, Arlequina ganhou destaque e foi parar nas páginas dos quadrinhos – primeiro, no universo do desenho animado e, depois, em sua própria HQ, que narra suas desventuras em Gotham City.

A bela amizade colorida entre Arlequina e Hera Venenosa, parceiras de crime e muito mais do que os olhos podem ver

Poderia falar sobre todos os vilões de Gotham City, pois vários deles são interessantíssimos e possuem grandes histórias a serem contadas, inimigos complexos, loucos e cativantes o suficiente para fazer tremer de medo. Pinguim, Hera Venenosa, Bane, Chapeleiro Louco, Charada, Espantalho, Crocodilo, Ventríloquo, Dr. Hugo Strange, Baby-Doll e tantos outros que, durante os episódios, despejam uma carga dramática tão forte que faz o espectador, às vezes, duvidar se são vilões de fato ou seres humanos em busca de aceitação.

Amadurecimento

Outro ponto importante a ser visto em Batman Animated Series é o desenvolvimento e maturidade de alguns personagens, dentre eles, Dick Grayson e sua transição de Robin para Asa Noturna. Isto ocorre na terceira temporada, que também apresenta Tim Drake como o novo menino-prodígio, em ação na luta contra o crime com Batman e Batgirl (uma dica: quem quiser saber mais da transição de Grayson e a inserção de Drake no universo animado, é possível encontrar a HQ intitulada Batman – Anos Perdidos, lançado pela Editora Abril Jovem).

BATMAN ANIMATED SERIES - DICA DE STREAMING (6)

Dick Grayson abandona o manto de Robin para se tornar Asa Noturna, novo combatente do crime em Gotham City

O episódio “Você Arranha Minhas Costas” (You Scratched My Back) mostra Dick Grayson em ação com seu uniforme de Asa Noturna, rondando a cidade de Gotham e mostra o aparente atrito entre Bruce e Dick – quem acompanhou a jornada de Grayson na revista dos Novos Titãs, percebeu as referências logo de cara! E isto tem total fundamentação e relevância para o personagem, tanto que mais adiante, Asa Noturna se consolida como um dos heróis mais importantes da editora das lendas.

“Ele é um garoto-maravilha agora; um homem-maravilha, na verdade”, defende a Mulher-Gato durante um diálogo com Batman. De fato, o personagem tem um baita desenvolvimento e isso só mostra o poder da série em revelar que os personagens envelhecem tanto quanto seus fãs (mesmo que as editoras se recusem aceitar isso).

Vale a Pena Cada Episódio

Batman é um dos personagens mais queridos do mundo inteiro, fazendo o maior sucesso entre os fãs e mesmo que exista uma infinidade de outros personagens, o Homem-Morcego costuma ser o mais lembrado entre as pessoas. Com pouco mais de 80 anos de existência, Batman ainda detém uma presença muito forte na mídia – quadrinhos, games, action figures, filmes e desenhos animados, entre outros.

Cada um dos episódios possui um tom intimista no que tange os personagens e a própria cidade, ambos como um organismo vivo que define sua existência no mundo pop. Enfim, Batman Animated Series é uma série relevante, além de conter todos os elementos que garantem boa diversão e aventura. Assistam sem medo de se arrepender!

Não deixe de conferir nossas outras matéria do Cavaleiro das Trevas Clicando Aqui!


Créditos:
Texto: André ‘Brasuka” Roberto – @Comunicafic
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Conheça o Mangá Jovens Sagrados de Hikaru Nakamura (2)

Conheça o Mangá Jovens Sagrados de Hikaru Nakamura

18 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade