Ultimato do Bacon

As Melhores HQs para Conhecer Will Eisner

Em 6 de Jun de 2022 7 minutos de leitura
As Melhores HQs para Conhecer Will Eisner (3)

Se você é fã de histórias em quadrinhos, é natural que já tenha ouvido falar no nome Eisner – nem que seja pelo maior prêmio da indústria que homenageia o autor. Will Eisner nasceu em 1917 e nos deixou em 2005.

A obra do autor, que tem uma jornada que se mistura com a própria história dos quadrinhos nos EUA, é incrível e mostra uma versatilidade que é para poucos! Temos grandes histórias de super-heróis (na sua criação mais famosa: The Spirit), de conspirações internacionais, obras com pegadas fantasmagóricas, títulos que falam sobre o cotidiano, contos autobiográficos, narrativas de guerra e até uma HQ documental!

Nossa lista de Melhores HQs para Conhecer Will Eisner visa trazer algumas obras incríveis que foram lançadas no Brasil e mostram seu impressionante domínio narrativo ao mesmo tempo que mostram a versatilidade dessa lenda que podia escrever sobre qualquer tema!

Vamos lá?

Índice

Lista de Melhores HQs para Conhecer Will Eisner

The Spirit

As Melhores HQs para Conhecer Will Eisner (5)

É impossível começar uma lista de Melhores HQs para Conhecer Will Eisner sem falar de The Spirit

Criado em 1940, The Spirit se tornou rapidamente um fenômeno. O personagem fez Eisner ganhar os holofotes e deu ainda mais projeção para o seu nome. As histórias tinham em média 7 páginas e – distribuído para 20 jornais –  chegou a alcançar mais de 5 milhões de exemplares a cada publicação. Incrível!

As histórias narram as desventuras de Denny Colt, um homem que é dado como morto após ter contato uma estranha substância e ressurge da “morte” dias depois. Não querendo lidar com a burocracia de “voltar dos mortos”, ele cria a identidade de The Spirit – um vigilante que atua em Central City junto ao chefe de polícia Dolan.

Em suas aventuras ele tem a companhia do jovem (mesmo!) motorista de táxi Ébano e da filha do comissário (e sua namorada) Ellen. As histórias, em sua maioria, tem uma pegada noir forte e mostram o personagem em tramas que variam de tom e ora apresentam uma pegada mais cômica, ora apresentam uma pegada mais séria. Outra marca registrada do personagem são as femme fatales que povoam a revista podendo ser vilões ou companheiras do herói. A perigosa e magnética P’Gell talvez seja a mais famosa delas!

É impressionante como as tramas criadas por Eisner estavam à frente de seu tempo. Você consegue facilmente ler as histórias de 1946 e 1948 e se surpreender com a profundidade das narrativas (que apresentam diversas camadas de leitura) e com os enquadramentos e arte entregue pelo autor.

Quer ler The Spirit de Will Eisner em edições nacionais com certa facilidade de serem encontradas? Busque pelas publicações da Editora Abril de 1990 (são 16 números que compilam as histórias publicadas em 1946 e no início de 1947) e pela coleção da Devir de 1994 que traz diversas histórias icônicas do herói em preto e branco e em cores (foram 8 edições). Existem outras mas essas são as mais fáceis de serem encontradas e compilam excelentes tramas!

Quer ver outra interpretação do herói? Confira nossa matéria sobre The Spirit de Darwyn Cooke!

O Último Dia no Vietnã

As Melhores HQs para Conhecer Will Eisner (1)

Eisner retrata algumas guerras americanas nessa graphic novel que é uma das nossas favoritas

A HQ O Último Dia no Vietnã de Will Eisner conta com 06 contos curtos que se passam durante a guerra (não necessariamente no Vietnã). Publicada em 2001 no Brasil pela Devir, a obra é magnética por tratar os confrontos armados de uma forma bem diferente.. Não é a ação dos fronts de batalha que ganham as páginas dessa obra. Eisner está mais preocupado em explorar o psicológico dos soldados que enfrentam, dia após dia, situações estressantes.

“O Último Dia no Vietnã” é o conto de 28 páginas que dá nome a HQ e mostra um militar que leva um civil (aparentemente o próprio Eisner) para conhecer uma base no Vietnã. Esse militar, que parece super confiante em uma vitória americana, está empolgado para voltar para casa e aquele é seu último dia e sua última missão.

O que parecia simples se complica rapidamente com um ataque à base que está sendo visitada… Além do roteiro surpreendente, a HQ inova ao mostrar a trama sob a ótica do militar que acompanha a visita de forma que o tempo todo ele dialoga diretamente com o visitante (e com o leitor) o tempo todo. Para nós é a grande história dessa excelente publicação!

Quer saber mais? Confira nosso review completo sobre a HQ O Último Dia no Vietnã!

Trilogia Um Contrato com Deus

As Melhores HQs para Conhecer Will Eisner (0)

O cortiço da Avenida Dropsie 55 é o cenário da HQ Um Contrato com Deus e não poderia ficar de fora da nossa lista de Melhores HQs para Conhecer Will Eisner

A relação humana com o sagrado e a religião ganha os holofotes nesta linda, e histórica, graphic novel. A “Trilogia Um Contrato com Deus” é composta por “Um Contrato com Deus” (1978), “Força da Vida” (1983) e “Avenida Dropsie: A Vizinhança” (1995).

Cada uma das edições traz um foco diferente e mostra acontecimentos distintos que se passam no icônico cortiço da Avenida Dropsie. A primeira edição tem um conto emocionante sobre um judeu (Frimme Hersh) que faz tudo certo na vida e mesmo assim perde sua filha para uma doença.. Segundo o próprio Eisner, ele escreve sobre a dor de ter perdido a filha Alice para a leucemia nessa obra e existem paralelos para serem traçados entre o autor e seu protagonista.

Cada uma das histórias e edições que compõem a trilogia focam em um aspecto diferente dos moradores desse cortiço. Vemos histórias sobre redenção, traição, religião, busca pelo sucesso e muito mais. A última HQ, “Avenida Dropsie: A Vizinhança”, conta a história desse local que um dia foi um bairro nobre! 

Na nossa visão, essa trilogia é a grande obra de Eisner que versa sobre o cotidiano e sua visão (levemente pessimista) do mundo!

Quer saber mais sobre a trilogia? Confira nossas matérias completas sobre Um Contrato com Deus, Força da Vida e Avenida Dropsie: A Vizinhança

Ao Coração da Tempestade

As Melhores HQs para Conhecer Will Eisner (7)

Eisner revisita sua própria história em uma HQ icônica que fala sobre o preconceito enraizado nos EUA

Lançada originalmente em 1991, A HQ “Ao Coração da Tempestade” é uma obra autobiográfica que retrata os primeiros anos de Eisner com enfoque total em sua vida pessoal. Por mais que vejamos, em algumas poucas passagens, o nascimento de seu interesse pela arte é seguro dizer que nessa trama isso é completamente secundário.

A trama é um retrato de como era difícil prosperar e trabalhar em um cenário ainda tomado pelo preconceito e pela desconfiança. E mesmo assim sonhos como o do próprio Eisner conseguiram se tornar realidade!

Além das memórias do próprio quadrinista, a HQ também mostra a vida dos seus pais. A jornada dos dois é cativante e marcada por problemas que são causados ora pela inveja, ora pelo preconceito. Se você gosta de histórias cotidianas que foquem no mundo real, a graphic novel – que tem um ritmo e uma construção incríveis – vai agradar bastante!

Quer saber mais? Confira nosso review completo sobre a HQ Ao Coração da Tempestade

Um Sinal do Espaço (Vida em Outro Planeta)

As Melhores HQs para Conhecer Will Eisner (6)

Uma trama de espionagem que mostra em primeira mão a ganância do ser humano!

Lançado em 1983, “Um Sinal do Espaço” (lançado no Brasil pela primeira vez com o nome “Vida em Outro Planeta) é uma história que se passa na guerra fria e mostra – em primeira mão – a ganância do ser humano. A trama de Eisner começa no auge da guerra fria em uma pequena base nos EUA.

O Dr. Mark Argano recebe um sinal do espaço e, com a ajuda do Prof. Malley, eles descobrem que se trata de um sinal que repete números primos em sequência – uma indicação clara de que existe vida inteligente lá fora.

O Dr. Argano decide não comunicar o ocorrido à base de comando – sua ideia é descobrir uma forma de capitalizar em cima do tal sinal. Esse pequeno ato desencadeia uma série de eventos que trazem ações de espionagem, fanáticos religiosos, ditadores aproveitadores e uma conspiração que vai muito além do que o leitor pode imaginar.

Uma das graphic novels mais fantasiosas de Eisner, que não deixa de dar uma “alfinetada” no comportamento do ser humano como um todo. 

Ficou curioso? Saiba mais na nossa matéria completa sobre Um Sinal do Espaço!

O Edifício

As Melhores HQs para Conhecer Will Eisner (4)

A demolição de um edifício liga 4 fantasmas à Terra nessa incrível HQ de Will Eisner!

Publicada originalmente em 1987, “O Edifício” é mais uma obra que não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores HQs para conhecer Will Eisner. Ela mostra o autor retratando o cotidiano de uma forma bem diferente e aqui temos um edifício que está no centro de 4 tramas que se conectam de maneira bem diferente.

A narrativa faz questão de nos contar a história de vida de cada um dos 4 fantasmas e como essas jornadas se relacionam ao tal edifício. É interessante percebermos que em muitos casos as jornadas de vida desses seres sobrenaturais se cruzam e – de uma forma ou de outra – os fantasmas tem alguma conexão.

Além da narrativa e da ideia diferente, a HQ se destaca pelo seu belo final. O que os fantasmas estão fazendo parados no local onde o edifício existia é brilhantemente abordado nas últimas páginas da obra, que são capazes de nos deixar bem emotivos. Me arrisco a dizer que essa é uma das mais brilhantes histórias do autor que nos traz uma execução que é simplesmente impecável!

Saiba mais sobre a HQ O Edifício de Will Eisner na nossa matéria completa

Sundiata o Leão do Mali

As Melhores HQs para Conhecer Will Eisner (2)

Eisner adapta um conto africano nessa HQ que visa dialogar mais com o público infantil!

Nenhuma lista de melhores HQs para conhecer Will Eisner está completa sem trazer uma obra que mostra o autor e seu trabalho voltado (também!) para o público infantil.

O autor reconta a lenda africana de Sundiata nessa ótima graphic novel que traz um tom leve e uma leitura fácil e simples. Uma tremenda porta de entrada para novos leitores! 

Na HQ, somos apresentados ao maligno Sumanguru, um governante que só pensa em ampliar suas terras e seu poder. Unido ao espírito maligno da Pedra Cinzenta, ele conquista novos territórios, inclusive o Mali.

É ali que ele conhece o príncipe Sundiata, que nasceu coxo. A rivalidade entre o maligno Sumanguru e esse jovem príncipe é o motor dessa HQ que nos apresenta uma lenda africana cheia de lições de moral e reviravoltas!

Confira mais sobre Sundiata o Leão do Mali!

O Complô – A História Secreta dos Protocolos dos Sábios do Sião

Eisner faz um trabalho documental que fala sobre os Protocolos dos Sábios do Sião!

A HQ escolhida para fechar nossa lista mostra uma faceta completamente diferente de Will Eisner e vale dizer que ela foi uma das últimas obras que ele produziu e publicou antes de falecer.

Aqui vemos o autor mostrar a história de um documento chamado “os protocolos dos sábios do Sião” em uma HQ que é basicamente um documentário. O tal documento, que nunca teve sua existência comprovada, tem sua origem mostrada nessa obra que explica como ele foi utilizado para justificar o ódio disseminado contra os judeus através do século XX. 

“O Complô – A História Secreta dos Protocolos dos Sábios do Sião” foi publicado no Brasil em 2006 pela Quadrinhos na Cia.

A obra de Will Eisner é extremamente complexa e vasta. Separamos oito edições, ou graphic novels (como você preferir), que mostram facetas distintas do autor que conseguia dominar as páginas como ninguém. 

Existem muitas obras marcantes que não citamos aqui (como o Sonhador, por exemplo) porque nosso foco na lista de melhores HQs para conhecer Will Eisner foi mostrar trabalhos diferentes do autor! Certamente, uma dessas obras vai te agradar.

Quer conhecer mais obras de Eisner? Digite Will Eisner na barra de busca do Ultimato do Bacon e descubra mais obras incríveis desse autor!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Conheça a Academia dos Jovens Titãs de Tim Sheridan (2)

Conheça a Academia dos Jovens Titãs de Tim Sheridan

25 de Nov de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade