Ultimato do Bacon

O Apocalipse O Livro das Revelações de São João de Alfredo Castelli e Corrado Roi – O Ultimato

Em 10 de Jan de 2023 3 minutos de leitura
Apocalipse O Livro das Revelações de São João de Alfredo Castelli e Corrado Roi (2)

Um dos textos mais importantes e famosos da história da humanidade ganha uma complexa e desafiadora versão em quadrinhos na mão de dois mestres italianos. Apocalipse O Livro das Revelações de São João de Alfredo Castelli e Corrado Roi é uma obra ambiciosa e desafia o leitor –  que vai precisar estar atento a cada detalhe para captar a narrativa cheia de símbolos e referências que se apresenta.

Apocalipse O Livro das Revelações de São João de Alfredo Castelli e Corrado Roi foi originalmente publicado na Itália em 2019. A obra chegou ao Brasil em 2022 pelas mãos da editora Skrypt em uma bela edição de capa dura.

Dica para o leitor: Posso dizer, sem medo de exagerar, que essa é uma das leituras de HQs mais complexas que fiz na minha vida – não existem muitas camadas para dar a sensação de “conforto” para o leitor (e isso não é necessariamente ruim) e só temos a opção de “mergulhar de cabeça” na proposta da obra.

Os ótimos prefácios e textos da edição me ajudaram a entender muitas das referências e símbolos, mas ainda assim, a leitura é no mínimo desafiadora. Vale dizer que os próprios autores salientam que ela não substitui o material original e que muita coisa foi simplificada para a quadrinização.

Quer ser apresentado a grandes obras da editora italiana? Confira nossa lista de HQs da Bonelli que Você Precisa Conhecer

Apocalipse O Livro das Revelações de São João de Alfredo Castelli e Corrado Roi (3)

Cenas aterrorizantes se misturam a profecias obscuras na HQ Apocalipse O Livro das Revelações de São João de Alfredo Castelli e Corrado Roi

A trama da HQ Apocalipse O Livro das Revelações de São João de Alfredo Castelli e Corrado Roi

A HQ de Alfredo Castelli e Corrado Roi começa no ano de 95 D.C e tem a intenção de narrar e contar os mistérios que o livro do apocalipse traz. Ele fala do tormento sofrido por João – que era acometido por visões complexas e desconexas – que colocou em palavras tudo que vivenciou durante a escrita dos textos. Essa breve contextualização rapidamente dá espaço para a interpretação do conteúdo da escrita de João.

Nunca um prefácio e textos explicativos foram tão necessários! A leitura sem esse auxílio (ao menos para mim que conheço pouco do livro original) se torna um quebra-cabeças indecifrável.

As ilustrações trazem alguma ajuda na compreensão mas em algum ponto elas se tornam tão misteriosas quanto o próprio texto. Ao recorrer aos prefácios e escritas sobre as simbologias bíblicas (todos contidos na edição) a história se abre e as belas e macabras ilustrações começam a fazer mais sentido.

Apocalipse O Livro das Revelações de São João de Alfredo Castelli e Corrado Roi (4)

Imagens cheias de simbologia e significado aguardam o leitor na HQ Apocalipse O Livro das Revelações de São João de Alfredo Castelli e Corrado Roi

Independente da ajuda dos materiais adicionais da edição, a realidade é que a história contada na HQ de Alfredo Castelli e Corrado Roi passa longe de ser linear. Ela nos leva por uma jornada interpretativa onde o livro do apocalipse vai sendo apresentado e – vez ou outra – debatido por personagens de diferentes épocas que aparecem na HQ.

Esses próprios personagens comentam que alguns dos mistérios propostos por João permanecem sem uma interpretação concisa até os dias atuais (a origem do número 666, por exemplo, é um desses mistérios).

É preciso dizer que essa HQ é completamente diferente das obras “normais” que inundam as bancas/lojas/sites todos os meses. Ela realmente demanda um esforço e interesse do leitor que vai precisar mergulhar na simbologia e no assunto em si – pessoalmente eu acho que só arranhei a superfície da obra. Me parece que a leitura do texto bíblico original seria muito bem vinda para maior compreensão da HQ e do assunto como um todo.

Apocalipse O Livro das Revelações de São João de Alfredo Castelli e Corrado Roi (1)

Interpretações gráficas do texto original se intercalam com debates entre personagens na HQ Apocalipse O Livro das Revelações de São João

Apocalipse O Livro das Revelações de São João de Alfredo Castelli e Corrado Roi é uma leitura que vai agradar em cheio os leitores que buscam uma HQ com um tema espiritual e um formato desafiador. É inegável que o misterioso texto aliado às belas e macabras ilustrações são capazes de nos fazer refletir (e ter pesadelos).

As passagens e símbolos não são explicados nos mínimos detalhes e cabe a nós – com ajuda do material complementar da própria edição – mergulhar na simbologia para construir nossa própria interpretação da obra. Posso dizer com tranquilidade que quanto mais o leitor se dedica a estudar o tema mas a obra cresce e ganha novos ares (certeza de que ainda tenho algumas novas leituras pela frente!).

 A intenção não parece ser contar uma história com “início, meio e fim” e sim nos ajudar a mergulhar nos mistérios desse livro que ainda possui muito a revelar. O tipo de obra que você certamente não lerá uma vez só.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Apocalipse O Livro das Revelações de São João clicando na capa abaixo! .

Apocalipse O Livro das Revelações de São João de Alfredo Castelli e Corrado Roi Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena (3)

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena?

7 de Fev de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade