Ultimato do Bacon

Ao Coração da Tempestade de Will Eisner – O Ultimato

Em 4 de Abr de 2022 3 minutos de leitura
Ao Coração da Tempestade de Will Eisner - O Ultimato (2)

A infância e a história da família de Will Eisner ganham os holofotes na HQ que é uma das mais famosas do autor! Ao Coração da Tempestade é uma obra biográfica que mostra o jovem quadrinista indo para a guerra e refletindo sobre a sua vida no trem que está o levando para o quartel. A história versa sobre convenções sociais, medos e preconceitos.

Ao Coração da Tempestade de Will Eisner possui pouco mais de 200 páginas e foi originalmente lançado nos EUA em 1991 com o título To the Heart of the Storm. A obra chegou ao Brasil pela primeira vez dividida em duas edições da editora abril em 1996 e foi republicado algumas vezes na íntegra – inclusive em uma belíssima edição em capa cartão da editora Quadrinhos da Cia. em 2010. 

Dica para o leitor: para quem quer saber mais do começo da jornada de Will Eisner no mercado de quadrinhos, vale dizer que a obra O Sonhador tem uma narrativa biográfica que tem mais esse enfoque. As duas obras são ótimas para saber mais sobre o autor já que abordam sua vida de formas diferentes.

Quer conhecer outras obras de Eisner? Confira nossos reviews sobre Um Contrato com Deus, Último Dia no Vietnã, O Nome do Jogo, Assunto de Família e Um Sinal do Espaço!

Ao Coração da Tempestade de Will Eisner - O Ultimato (3)

A expressiva arte de Will Eisner salta das páginas na graphic novel Ao Coração da Tempestade

A trama da HQ Ao Coração da Tempestade de Will Eisner

A história começa em 1942 mostrando o jovem Will Eisner em um trem a caminho da guerra. O autor já havia começado sua jornada nos quadrinhos e seu mais famoso personagem, The Spirit, já havia sido criado em 1940.

A trama mostra o jovem recordando de sua vida pessoal e da vida de sua família enquanto vê algumas situações no trem que mostram que as coisas não mudaram tanto assim.

A trama, que é cheia de momentos marcantes, foca muito na vida do pequeno autor e nos desafios que ele e sua família enfrentam enquanto seu pai tenta trazer o sustento para casa.

Os melhores momentos da obra ocorrem quando vemos o protagonista tendo que lidar com o preconceito por ser judeu. Em uma passagem seu pai dá bons conselhos sobre como evitar confrontos e focar no principal: a sobrevivência.

Ao Coração da Tempestade de Will Eisner - O Ultimato (4)

Antes de ir para os EUA o pai do autor buscou trabalho como pintor em Viena

Além das memórias do próprio quadrinista, a HQ Ao Coração da Tempestade também mostra a vida dos seus pais. A jornada dos dois é cativante e marcada por problemas que são causados ora pela inveja, ora pelo preconceito.

Eisner não poupa detalhes quando conta a história dos dois e isso nos ajuda a entender um pouco das manias e “defeitos” que aparecem quando o autor compartilha suas memórias. É como se seu pai fosse muito sonhador e sua mãe extremamente pessimista.

A adolescência de Eisner também é marcante. Temos alguns relacionamentos que se destacam e dentre eles podemos citar sua amizade com Buck. Os dois garotos começam sua relação com uma briga no bairro e logo se tornam amigos inseparáveis. Infelizmente o preconceito de Buck acaba sendo mais forte do que a amizade dos dois e vemos alguns episódios onde o jovem se mostra cruel.

O quadrinista faz questão de abordar a vida familiar de seu amigo para mostrar que a crueldade tem relação direta com o ambiente que ele habitava. Um encontro dos dois, quando já são jovens adultos, mostra que algumas características ficam (infelizmente) entranhadas na nossa personalidade.

Ao Coração da Tempestade de Will Eisner - O Ultimato (5)

O jovem Eisner lida com o preconceito na HQ Ao Coração da Tempestade

A HQ Ao Coração da Tempestade de Will Eisner é uma obra autobiográfica que retrata os primeiros anos do autor com enfoque total em sua vida pessoal. Por mais que vejamos, em algumas poucas passagens, o nascimento de seu interesse pela arte é seguro dizer que nessa trama isso é completamente secundário.

A arte do autor e sua escrita nos dão um retrato de como era difícil prosperar e trabalhar em um cenário ainda tomado pelo preconceito e pela desconfiança. E mesmo assim sonhos como o do próprio Eisner conseguiram se tornar realidade!

Uma obra que serve para enaltecer o talento de Will Eisner e nos fazer admirar ainda mais sua resiliência por conta das dificuldades e percalços que enfrentou. Se você quer conhecer mais da vida do autor, essa obra é imperdível.

E se você apenas gosta de histórias cotidianas que foquem no mundo real, a HQ – que tem um ritmo e uma construção incríveis – também vai agradar bastante!

Avaliação: Excelente!

Compre Ao Coração da Tempestade de Will Eisner clicando na capa abaixo! .

Ao Coração da Tempestade de Will Eisner - O Ultimato (1)


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade